A cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, vem intensificando as ações de incentivo à leitura com a instalação de totens para retirada e doação gratuita de livros em diversos pontos do município. A iniciativa faz parte do projeto “Livros para Voar”, promovido pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
Por meio da ação, moradores de todas as idades têm acesso a obras paradidáticas — como romances, poesias, biografias e publicações voltadas à identidade local — de forma simples e gratuita. Em 2024, já foram distribuídos 1.601 exemplares.
Entre os livros disponíveis estão títulos como DNA Nordestino de Nova Iguaçu e DNA Iguaçuano, que reúnem textos de alunos da rede municipal e autores locais. Para a estudante de técnica de enfermagem Rayane Farinha, de 28 anos, o projeto representa uma oportunidade de ampliar o conhecimento e se conectar com a cultura da cidade.
“Gosto de leituras atuais e antigas, tenho o costume de ler os tópicos dos livros e mergulhar nas páginas mais interessantes. Hoje eu escolhi esses livros para conhecer um pouco mais da cultura e história de Nova Iguaçu. O livro é parte da minha rotina e eu busco conhecimento. A leitura é essencial, pois a comunicação é a base de tudo. Quem sabe um dia eu não serei autora?”, afirmou.
Os livros são doados pela população e, antes de serem disponibilizados nos totens, passam por triagem, higienização e catalogação na sede da FENIG. A diretora técnica da instituição, Flávia Soares, explica que há 10 pontos de coleta ativos, mas a meta é dobrar esse número até o fim do ano.
“Os livros depois de doados e colocados nos coletores, vão para a FENIG, onde são higienizados, etiquetados e catalogados. Eles ficam à disposição da população. Ele deve ser entregue em bom estado para que outras pessoas possam ler. Temos dez pontos coletores, mas nossa meta é dobrar o número de caixas para 20 totens”, garantiu a diretora técnica da FENIG, Flávia Soares.
Além dos totens fixos, a fundação planeja uma nova etapa do projeto: a criação de uma van itinerante para levar os livros a bairros mais afastados. A proposta, segundo o presidente da FENIG, Miguel Ribeiro, é alcançar o maior número possível de pessoas.
“Vamos fazer com que esses livros cheguem até as pessoas, para que todos tenham acesso à leitura. Queremos atingir crianças, adolescentes, adultos e idosos. Esse projeto vai entrar em vigor ainda esse ano. O cidadão vai ter o hábito de ler, ter o prazer e conhecer um livro com mais frequência”, afirmou Miguel.
Pontos de coleta de livros em Nova Iguaçu:
FENIG – Rua Governador Portela, 812 (Centro)
TopShopping
Prefeitura de Nova Iguaçu
Igreja Santo Antônio da Prata
Igreja São Miguel Arcanjo (Miguel Couto)
OAB Nova Iguaçu
Casa de Cultura
Casa do Professor
Cefet-NI
Loja Caçula Nova Iguaçu