A Cedae realizará, nesta quinta-feira (16), a manutenção anual do Sistema Imunana-Laranjal, responsável pelo fornecimento de água a mais de 2 milhões de moradores da região leste da Baía de Guanabara. O serviço ocorrerá entre 4h e 22h, interrompendo temporariamente a captação de água bruta e a produção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal.
✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
O sistema abastece São Gonçalo, Niterói, parte de Itaboraí e Maricá, além da Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. A ação preventiva tem como objetivo reduzir riscos de falhas operacionais e garantir a continuidade do fornecimento ao longo do ano.
A operação vai mobilizar cerca de 200 profissionais da companhia, que executarão mais de 40 serviços, incluindo limpeza e revisão de reservatórios, filtros e canais, além de reparos em tubulações e modernização de equipamentos. Também serão realizadas inspeções de segurança e ajustes em sistemas automatizados.
A Águas do Rio informou que o abastecimento será normalizado gradativamente após a conclusão dos serviços, podendo levar até 72 horas — ou mais — em áreas elevadas ou pontas de rede. A empresa recomenda que a população economize água e adiante tarefas não essenciais que exijam grande consumo.
Durante o período, equipes estarão em campo para intervenções complementares, como a substituição de válvulas, modernização de sistemas de bombeamento e melhorias em estruturas estratégicas, como o Marques Maneta (que atende 18 bairros de São Gonçalo) e o Ipiíba, responsável por reforçar o abastecimento de Inoã e Itaipuaçu, em Maricá.
Já a Águas de Niterói afirmou estar adotando medidas para minimizar os impactos na cidade e orienta o uso consciente da água até a normalização completa da operação.
A Cedae realiza manutenções preventivas anuais em seus sistemas de distribuição. O Sistema Guandu, por exemplo, passou por serviços em maio deste ano, sem nova data prevista para intervenção.