PolíciaRio de JaneiroSegurança

Delegado Maurício Demétrio é demitido da Polícia Civil do RJ após condenação por corrupção

Compartilhe

O delegado Maurício Demétrio, preso desde 2021 sob suspeita de envolvimento em esquemas de corrupção, foi oficialmente demitido da Polícia Civil do Rio de Janeiro. A decisão, assinada pelo governador Cláudio Castro na última sexta-feira (13), foi publicada nesta segunda-feira (16) no Diário Oficial do Estado.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Em janeiro deste ano, a Justiça já havia determinado a perda da função pública de Demétrio. A sentença, proferida pelo juiz Bruno Monteiro Rulière, da 1ª Vara Especializada em Organização Criminosa do Rio, condenou o ex-delegado a 9 anos, 7 meses e 6 dias de prisão em regime fechado por obstrução de justiça. Além disso, ele foi multado em R$ 367.120 e teve negado o direito de recorrer em liberdade.

Segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), Demétrio utilizava a estrutura da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM) para cobrar propinas de comerciantes na Rua Teresa, em Petrópolis, um dos principais polos de comércio da região serrana. A investigação da Corregedoria da Polícia Civil confirmou as irregularidades, resultando no relatório que recomendou sua demissão.

A sentença de janeiro também determinava que: 

Cumprimento da pena em regime fechado;

Perda do cargo de delegado e de qualquer outra função pública;

Imediata demissão.

Maurício Demétrio serviu à Polícia Civil do Rio por mais de 20 anos, com passagens por delegacias especializadas, como as de Meio Ambiente (DPMA), Consumidor (Decon), Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e a própria DRCPIM, onde ocorreram os crimes investigados.

Com a demissão publicada, encerra-se a trajetória do delegado que acumulou acusações graves e protagonizou um dos escândalos mais marcantes na Polícia Civil do Rio nos últimos anos.


Compartilhe

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Article:

0 %