enelPolicial

Enel alerta para furto de energia em municípios do Rio

Compartilhe

Dados divulgados pela Enel Distribuição Rio revelam um cenário preocupante em relação ao furto de energia elétrica no estado do Rio de Janeiro. No primeiro trimestre de 2025, Duque de Caxias e São Gonçalo lideraram o ranking de perdas, com índices de 34,35% e 31,53%, respectivamente. As perdas são atribuídas, principalmente, às ligações clandestinas conhecidas como “gatos”.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Além dessas duas cidades, outras regiões também apresentaram altos índices de furto de energia no período: Araruama (22,36%), Cabo Frio (21,47%), Angra dos Reis (18,51%), Niterói (17,95%), Campos dos Goytacazes (14,76%) e Macaé (8,22%).

Segundo a Enel, somente nessas oito cidades, a quantidade de energia furtada nos três primeiros meses do ano seria suficiente para abastecer aproximadamente 870 mil unidades consumidoras durante um ano — o equivalente ao número de clientes residenciais de cidades como Niterói, São Gonçalo, Campos e Macaé juntas.

A Enel aponta que 59% dessas perdas vêm de áreas de risco, onde os técnicos não podem entrar para fiscalizações, manutenções e nem reparos emergenciais. Entre 2004 e 2024, o número de unidades em zonas “proibidas” saltou 541%, criando verdadeiros redutos intocáveis para os “gatos” prosperarem.

 
Para conter a farra, a distribuidora intensificou as operações: foram 50,7 mil inspeções, 68 boletins de ocorrência e 42 prisões em flagrante de janeiro a março. Mas, como destacou o diretor de Redes da Enel Rio, José Luis Salas, “existem áreas onde simplesmente não conseguimos atuar — e o gato continua correndo solto”.


Compartilhe

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Article:

0 %