Baixada FluminenseNova FriburgoSegurança Pública

Governo do Estado reforça segurança e infraestrutura em Nova Friburgo

Compartilhe

A Região Serrana do Rio de Janeiro foi contemplada, nesta segunda-feira (14), com novas ações do Governo do Estado voltadas à segurança pública e infraestrutura urbana. Durante agenda em Nova Friburgo, o governador Cláudio Castro entregou oito viaturas operacionais à Polícia Militar e inaugurou obras de urbanização e controle de enchentes no município.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

As viaturas semiblindadas, do modelo Duster, serão destinadas às cidades atendidas pelo 11º Batalhão da PM: Nova Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Cantagalo, Macuco, Trajano de Moraes e Santa Maria Madalena. Em junho, a mesma região já havia recebido outras seis viaturas do modelo picape.

Segundo o governo estadual, a entrega faz parte do processo de modernização da frota da PM, que deve receber até o fim do semestre 758 novos veículos. Desde 2022, foram adquiridas 1.714 viaturas. Para 2025, estão previstas a entrega de 470 motocicletas e um helicóptero blindado.

Infraestrutura urbana e prevenção de enchentes

Também foi inaugurada a urbanização da Rua Caruaru, no bairro Jardim Califórnia. O espaço passou a contar com parque fluvial, área infantil, quadra poliesportiva, mobiliário urbano e paisagismo.

Outra frente de trabalho envolveu obras de drenagem, pavimentação e controle de inundações. O investimento, de R$ 40,4 milhões, foi aplicado em intervenções como dragagem de cerca de 2 km de leitos de rios, limpeza, ampliação de seções de escoamento e reforço nas margens para evitar erosões.

O município também segue recebendo ações do programa Limpa Rio. Desde outubro de 2023, mais de 6 km de rios e canais foram desassoreados, com a retirada de aproximadamente 53 mil m³ de sedimentos.

As intervenções foram realizadas no Rio Bengalas, nos bairros Centro e Duas Pedras. Atualmente, nove frentes de trabalho manuais continuam atuando em pontos diversos, incluindo o Córrego Catarcione. Estão em andamento estudos para ampliar as ações com o projeto Limpa Rio Margens.


Compartilhe

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Article:

0 %