O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promoveu, nos dias 22 e 23 de julho, uma ação educativa voltada para crianças da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. A iniciativa, desenvolvida em parceria com o projeto Experimente Cultura — patrocinado pela Prefeitura do Rio —, contou com a participação de cerca de 100 estudantes durante as colônias de férias do CIEP do Humaitá e do Colégio Bolívar, no Engenho de Dentro.
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A atividade teve como objetivo aproximar o público infantil dos conceitos de patrimônio cultural, memória e identidade. A programação incluiu uma conversa introdutória com os técnicos do Iphan Leandro Salgueirinho e Murilo Pinho, que explicaram o papel do Instituto e incentivaram os participantes a refletirem sobre seus patrimônios pessoais, por meio de desenhos e textos.
Um dos momentos mais marcantes da ação foi a utilização de óculos de realidade virtual, que permitiu às crianças “visitar” espaços históricos como a Biblioteca Nacional e o Real Gabinete Português de Leitura. A experiência imersiva buscou aliar tecnologia e educação patrimonial de forma lúdica e acessível.
De acordo com Murilo Pinho, o uso da realidade virtual despertou grande entusiasmo entre os alunos.
“As crianças se encantam desde o início. Assim que descobrem que vão usar a tecnologia, a empolgação toma conta. É uma euforia contagiante, tanto pela expectativa quanto pela experiência vivida”, comentou o técnico Murilo Pinho.
Para a superintendente do Iphan no Rio de Janeiro, Patricia Wanzeller, a abordagem voltada ao público infantil é estratégica.
“Quando as crianças se reconhecem como parte desse patrimônio, elas se tornam aliadas na preservação e na construção de uma sociedade mais consciente e comprometida com sua memória”, concluiu a superintendente.
A iniciativa também serviu como teste para a criação de um calendário de visitas a escolas durante o ano letivo. A proposta é incorporar a atividade à programação educativa do Iphan no Rio, com foco na ampliação do acesso à educação patrimonial por meio de metodologias participativas e do uso de novas tecnologias.