A Prefeitura de Maricá (RJ) participou, na terça-feira (21), de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, para discutir os avanços e desafios do modelo de Tarifa Zero, política de transporte público gratuito implantada há 11 anos no município.
Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
O encontro foi promovido pela Comissão de Desenvolvimento Urbano e reuniu representantes de governos, entidades e especialistas do setor. O objetivo foi debater os impactos econômicos, sociais e ambientais da gratuidade no transporte coletivo.
Representando Maricá, o presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT), Celso Haddad, apresentou dados sobre o funcionamento do sistema local, que conta com 158 ônibus distribuídos em 49 linhas, interligando todos os bairros da cidade. Segundo ele, são realizados cerca de 115 mil embarques diários, o que demonstra o alcance da política pública na mobilidade urbana.
Haddad destacou ainda que os benefícios vão além da mobilidade, gerando impacto direto na economia das famílias. Entre janeiro e agosto de 2025, a economia estimada à população — considerando o valor médio de passagens em municípios vizinhos, de R$ 5,21 — alcançou aproximadamente R$ 127,4 milhões.
A audiência contou também com a participação de Ivana Moura (Associação Brasileira dos Municípios), Maria Luiza Côrtes (Movimento Tarifa Zero RJ), Sebastião Melo (prefeito de Porto Alegre e 1º vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos), Matteus de Paula Freitas (Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano) e Thiago Trindade (Universidade de Brasília).
O debate, proposto pelo deputado Jilmar Tatto (PT-SP), reforçou a discussão sobre a Tarifa Zero como alternativa para ampliar o acesso ao transporte, promover inclusão social e incentivar a sustentabilidade nas cidades brasileiras.