Na manhã desta sexta-feira (30), a Prefeitura de Niterói apresentou o projeto de requalificação da Alameda São Boaventura, na Zona Norte da cidade. O anúncio ocorreu durante o encerramento do programa Prefeitura Móvel, realizado entre os dias 26 e 30 de maio, no Horto do Fonseca.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
De acordo com o secretário municipal de Mobilidade, Transporte e Infraestrutura, Renato Barandier, o projeto prevê a reforma completa da via, com foco na padronização das calçadas, melhoria da acessibilidade, reorganização do trânsito e intervenções na arborização.
“Estamos falando de uma requalicação de porta a porta, dos dois lados da avenida, mantendo o canal aberto para que
obras possam ser feitas, e garantindo segurança para pedestres e ciclistas”, disse Barandier
O prefeito Rodrigo Neves também participou do evento e armou que a obra terá um custo estimado de R$ 200 milhões. Segundo ele, o projeto será integrado ao futuro Terminal de Integração do Caramujo, com o objetivo de reduzir
o número de ônibus provenientes de outros municípios, como São Gonçalo, Itaboraí e Maricá, que circulam por Niterói.
“Essa é uma obra grande. Terá transtornos, mas o resultado valerá a pena”, armou Neves.
A proposta também inclui a construção de uma ciclovia contínua de aproximadamente três quilômetros de extensão, que ligará o Hospital Getulinho ao Ponto Cem Réis. Segundo informações da prefeitura, a estrutura da ciclovia será implantada sobre trechos do canal da Alameda, sem a necessidade de tampá-lo, e contará com a instalação de guarda-corpos para garantir a segurança dos usuários.
O projeto faz parte das ações de revitalização urbana e de incentivo à mobilidade ativa no município.