TransporteRio de Janeiro

Prefeitura do Rio anuncia novo adiamento na implantação do Jaé

Compartilhe

A prefeitura do Rio de Janeiro adiou, pela quarta vez, a implementação do Jaé, o novo sistema de bilhetagem eletrônica que substituirá o Riocard nos transportes municipais.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

A mudança, inicialmente prevista para 1º de fevereiro, foi adiada devido à falta de tempo para cadastrar todos os usuários e às instabilidades no sistema registradas nesta quarta-feira (8).

O Jaé será o único cartão aceito nos ônibus municipais, BRTs, vans regulamentadas e VLT. Entretanto, a integração com modais estaduais — como metrô, trens e barcas — segue indefinida, uma vez que esses serviços continuarão operando exclusivamente com o Riocard.

Washington Reis, secretário estadual de Transportes, declarou que a integração entre os sistemas estadual e municipal não será possível no prazo estipulado. Segundo ele, o estado está em processo de licitação para uma bilhetagem integrada, mas a transição completa ainda levará tempo:

“Terá que adiar esse prazo. Nessa data será impossível começar essa operação. Estamos licitando a bilhetagem do estado, que será 100% integrada.” Declarou o secretário

O lançamento do Jaé também enfrenta críticas de usuários que relatam dificuldades na obtenção do cartão. A aposentada Isabel Moulin, de 65 anos, contou que tentou adquirir o bilhete pela internet, mas o valor não foi debitado. Ao se dirigir a uma loja física em Botafogo, voltou para casa sem o cartão:

“Foi no início de dezembro. Esperei passar as festas de fim de ano. E, um mês depois, a recepcionista informou que teria que aguardar pelo menos 20 dias úteis. Havia umas 20 pessoas na fila na mesma situação que eu. Cadastrou e não recebeu os cartões.”

O atraso ocorre em meio a rumores de que a empresa responsável pelo Jaé estaria sendo negociada para outro grupo especializado em bilhetagem eletrônica. A informação, no entanto, não foi confirmada oficialmente.

Enquanto isso, quem já adquiriu o cartão Jaé pode continuar utilizando-o nos modais onde ele é aceito. A expectativa é que a prefeitura apresente um novo cronograma e medidas para resolver os problemas de integração e logística do sistema.


Compartilhe

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Article:

0 %