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Rio antecipa licitação de ônibus e prevê renovação completa da frota até 2028

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A Prefeitura do Rio de Janeiro apresentou, nesta quarta-feira (28), os detalhes sobre a antecipação da nova licitação do sistema municipal de ônibus, inicialmente prevista para 2028. O processo será realizado em quatro fases, com início pela Zona Oeste, e prevê a substituição gradual dos operadores atuais por novos concessionários, ao final de cada etapa.

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A iniciativa integra o acordo judicial firmado em 30 de abril entre a Prefeitura, o Ministério Público Estadual e os quatro consórcios responsáveis pela operação das linhas de ônibus: Intersul, Internorte, Transcarioca e Santa Cruz.

Segundo o prefeito Eduardo Paes, a mudança representa um marco para a mobilidade urbana na cidade.

“Este é o ponto de virada mais importante da história da mobilidade na cidade do Rio, talvez até mais importante do que o próprio BRT. Estamos falando de um sistema que opera há 60, 70 anos de forma precária e que agora começa a ser transformado com transporte digno e decente. É uma mudança que não vai acontecer da noite para o dia, mas que já tem um cronograma definido e começará a ser percebida a partir do ano que vem.” afirmou o prefeito Eduardo Paes.

Cronograma das fases da licitação:
Fase 1: até abril de 2026 — Campo Grande e Santa Cruz.

Fase 2: novembro de 2025 a setembro de 2026 — Zona Oeste, Vila Isabel e Ilha do Governador.

Fase 3: abril de 2026 a abril de 2027 — Zona Oeste, Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Zona Norte.

Fase 4: novembro de 2026 a novembro de 2027 — Zona Oeste, Barra da Tijuca, Jacarepaguá e Zona Norte.

Fase final: setembro de 2027 a agosto de 2028 — Zona Sul e linhas de outras regiões com melhor desempenho operacional.

Na primeira fase, as mudanças devem impactar diretamente os bairros de Campo Grande e Santa Cruz. Em Campo Grande, a quantidade de ônibus interligando o bairro às demais regiões passará de 95 para cerca de 180 veículos. O atendimento local aumentará de 37 para aproximadamente 200 coletivos. Em Santa Cruz, a frota de linhas locais será ampliada de 67 para cerca de 330 ônibus.

A reorganização também estabelece uma nova divisão do sistema em 31 lotes — sendo 22 estruturais, que cobrem diversas regiões da cidade, e 9 locais, voltados para deslocamentos dentro de bairros ou entre bairros vizinhos.

“O BRT foi um caso emblemático de recuperação, mas hoje o sistema de ônibus regular tem um impacto ainda maior na vida da população, com mais de 2 milhões de passageiros por dia. A mudança que estamos promovendo no sistema é estrutural, muito mais ampla e seus efeitos serão percebidos progressivamente. É uma transformação que vai gerar impactos significativos na vida de quem depende do transporte coletivo na cidade.” afirmou a secretária Maína Celidonio.

Monitoramento da qualidade
O desempenho das empresas será monitorado trimestralmente pelo Índice de Qualidade do Transporte (IQT), que avalia sete critérios:

Atendimento ao plano operacional;

Cumprimento de faixas sem atraso;

Idade média da frota;

Regularidade;

Ocorrências disciplinares;

Disponibilidade de ar-condicionado;

Satisfação dos passageiros.

Operadoras com IQT inferior a 0,8 poderão perder o direito de exclusividade nas linhas, que poderão ser transferidas a novos operadores ou, eventualmente, geridas diretamente pela Prefeitura.

A nova licitação determina que todos os ônibus deverão ser novos, com ar-condicionado, piso baixo, rampa de acessibilidade, três portas (uma para embarque frontal e duas para desembarque) e tecnologia sustentável. Ao fim dos contratos, esses veículos passarão a ser considerados bens públicos.

Além disso, recursos oriundos de glosas aplicadas sobre os subsídios — que somam mais de R$ 100 milhões — serão utilizados para a compra de novos ônibus com as especificações exigidas, reforçando a frota atual e permanecendo no sistema após o término das concessões.

Desde o primeiro acordo judicial, celebrado em maio de 2022, o sistema passou por uma reorganização que incluiu o pagamento de subsídios por quilômetro rodado, implantação de tecnologia para monitoramento e aplicação de glosas.

Entre as melhorias já implementadas estão:

Inclusão de 1.000 novos ônibus;

Ativação ou reativação de 200 linhas, sendo 65 noturnas;

Retomada de atendimento em mais de 800 pontos de ônibus, principalmente em áreas periféricas;

Aumento de viagens planejadas em dias úteis de 19.162 para 24.537;

Expansão da quilometragem programada de 821.790 km para 1.054.451 km por dia útil.

A Prefeitura reforça que as mudanças buscam garantir maior eficiência, ampliar a cobertura do transporte público e melhorar a qualidade do serviço oferecido aos mais de dois milhões de passageiros que utilizam o sistema diariamente.


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