PolicialRio de JaneiroSegurança Pública

PM realiza operação no complexo de israel após denúncias de fechamento de Igrejas

Compartilhe

A Polícia Militar iniciou uma grande operação nas comunidades do Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio na manhã desta segunda-feira (8). A ação, que conta com a participação de agentes do 16º BPM (Olaria), além do apoio do Grupamento Especializado de Salvamento e Ações de Resgate (GESAR) e do Comando de Operações Especiais (COE), visa combater o crime organizado e as disputas territoriais na região.

clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

As comunidades de Cinco Bocas, Cidade Alta, Pica-Pau, Parada de Lucas e Vigário Geral estão sendo alvo da operação policial, que também é uma resposta a denúncias de fechamento de igrejas católicas locais. Informações apontam que o traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Alvinho ou Peixão, teria proibido a realização de missas, casamentos e batizados em igrejas das comunidades de Brás de Pina e Parada de Lucas. Antes dessa proibição, Peixão já havia vetado o funcionamento de terreiros de matrizes africanas na região.

Peixão está atualmente foragido, com pelo menos nove mandados de prisão em aberto por diversos crimes. De acordo com a corporação, a operação pretende restaurar a ordem e garantir a liberdade de culto nas comunidades afetadas.

No último fim de semana, diversas celebrações religiosas, incluindo missas, festas juninas e homilias, foram canceladas devido às restrições impostas pelos criminosos. Entre as igrejas afetadas estão as paróquias de Santa Edwiges e de Santa Cecília, em Brás de Pina, e Nossa Senhora da Conceição e Justino, em Parada de Lucas.

Durante a operação, os policiais encontraram fossos instalados pelos criminosos para dificultar o avanço das forças de segurança. As armadilhas, vistas de cima, apresentam uma padronização e tamanho uniformes, demonstrando um planejamento detalhado por parte dos criminosos.

A PM continua a operação nas comunidades com o objetivo de desmantelar o crime organizado e restabelecer a segurança e a liberdade religiosa na região.


Compartilhe

Comments are closed.

Next Article:

0 %