Estado do RioTecnologia

Golpistas usam Inteligência Artificial para simular famosos ofertando produtos; saiba como identificar

Compartilhe

Com o avanço da Inteligência Artificial, tecnologia que permite a simulação de voz e até mesmo de imagens somente através de computação, entre outros recursos, os casos de golpes vem aumentando. Agora, criminosos estão pegando imagens de famosos em entrevistas ou mesmo de suas redes sociais para simular que eles estão recomendando um produto ou serviço.

Além de utilizarem famosos, eles impulsionam as publicações, o que acaba parecendo que realmente é algo comercial, mas as promessas de produtos a preços muito baixos já acendem os alertas.

Para identificar se um vídeo é dublado por inteligência artificial (IA), você pode observar alguns sinais presentes no próprio vídeo em questão, como:

  1. Qualidade da voz:
    • Uniformidade: As vozes geradas por IA podem parecer muito uniformes e sem variações naturais na entonação e no ritmo.
    • Pronúncia: Pode haver pronúncias estranhas ou pouco naturais de certas palavras, especialmente em nomes próprios e termos técnicos.
    • Emoção: A expressão emocional pode parecer limitada ou mecânica, sem a riqueza de nuances presentes na fala humana.
  2. Sincronização labial:
    • As tecnologias de dublagem por IA podem ter dificuldades em sincronizar perfeitamente a voz com os movimentos labiais dos personagens no vídeo.

A outra vai mais da intuição e de desconfiar de ofertas mirabolantes e com preços muito abaixo, como de celulares que custam na faixa de R$ 1.300 por menos de R$ 100. É aquele velho ditado brasileiro: “quando a esmola é demais, o santo desconfia.”


Compartilhe

You may also like

Comments are closed.