Rio de JaneiroTrânsito

RJ: Linha Vermelha é fechada para transporte de fígado destinado a transplante

Compartilhe

Uma das principais vias expressas do Rio de Janeiro, foi temporariamente fechada para permitir o transporte urgente de um fígado destinado a transplante. A medida foi adotada para garantir a rápida passagem de um veículo da Secretaria Municipal de Saúde, que carregava o órgão crucial para salvar a vida de uma mulher de 60 anos, moradora da Baixada Fluminense, internada no Hospital Silvestre, no Cosme Velho, Zona Sul do Rio.

clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

O fígado, doado por um homem de 55 anos de Vitória, Espírito Santo, chegou ao Rio de avião após o diagnóstico de morte encefálica do doador. A receptora aguardava o transplante há três meses, fazendo parte da longa fila de espera do sistema de saúde. Por se tratar de um órgão que precisa ser transplantado com urgência, o trajeto foi realizado em tempo recorde.

Normalmente, órgãos são transportados de helicóptero, mas devido à ausência de uma área de pouso na unidade hospitalar, o transporte foi feito de carro. O fígado chegou ao destino às 7h20, após o fechamento da Linha Vermelha nos dois sentidos, garantindo o cumprimento dos prazos necessários para o sucesso da operação.

A doação de órgãos é uma corrida contra o tempo, e toda a logística envolvida é pensada para preservar as condições ideais do órgão até a chegada ao receptor. Neste caso, o planejamento e a agilidade das equipes foram fundamentais para garantir a realização do transplante.


Compartilhe

Comments are closed.

Next Article:

0 %