O Governo do Estado do Rio de Janeiro iniciou, nesta terça-feira (28), a Operação Contenção, que reúne cerca de 2,5 mil policiais civis e militares nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da capital. A ação conjunta tem como objetivo conter a expansão territorial do Comando Vermelho e prender lideranças criminosas com atuação no Rio e em outros estados.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
De acordo com a Polícia, logo nas primeiras horas da operação, dois homens foram presos e um fuzil foi apreendido na Rua Uranos, em Olaria. Agentes informaram ainda que criminosos lançaram explosivos por meio de drones em áreas ocupadas pelas forças de segurança.
O balanço parcial aponta 25 pessoas presas, quatro suspeitos mortos — sendo dois da Bahia e um do Espírito Santo —, além da apreensão de 10 fuzis, 2 pistolas e 9 motocicletas. Um policial do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi ferido de raspão, e três civis ficaram baleados: um homem em situação de rua, uma mulher dentro de uma academia e outro homem em um ferro-velho.
Por medidas de segurança, 28 escolas no Complexo do Alemão e 17 na Penha suspenderam as atividades, assim como cinco unidades de saúde. O Rio Ônibus informou que 12 linhas foram desviadas em função da operação.
A ação é resultado de mais de um ano de investigação conduzida pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), com apoio do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). A estrutura mobilizada inclui helicópteros, 32 veículos blindados, drones e equipamentos de demolição.
“Estamos atuando com força máxima e de forma integrada para reafirmar que quem manda é o Estado. Os verdadeiros donos desses territórios são os cidadãos de bem”, afirmou o governador Cláudio Castro.