Rio enfrenta chuva forte com granizo e ventania; transtornos registrados em várias regiões
A tarde desta segunda-feira (16) foi marcada por chuvas fortes em diversas regiões do Rio de Janeiro, causando alagamentos e outros transtornos. Na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes, ambos na Zona Oeste, houve registro de granizo. Em Botafogo, na Zona Sul, a Rua Visconde de Silva ficou alagada. Já na Tijuca, Zona Norte, a interseção das ruas Professor Gabizo com Moraes e Silva enfrentou bolsões d’água.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
Segundo o sistema Alerta Rio, a estação meteorológica de Grota Funda, na Zona Oeste, registrou chuva forte entre 15h30 e 15h45. No mesmo período, bairros como Jardim Botânico e Botafogo também foram atingidos por chuvas intensas.
Além da chuva, rajadas de vento foram registradas no Aeroporto Santos Dumont, que alcançaram 83,3 km/h. No Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), houve tempestade com ventania às 16h, segundo a Climatempo. Apesar disso, a Infraero informou que as operações nos aeroportos seguem sem impactos.
Por volta das 16h05, a cidade entrou em Estágio 2, de atenção, devido à chuva moderada em duas estações de monitoramento. A previsão para o restante do dia indica mais pancadas de chuva, que podem variar de moderada a forte, acompanhadas de granizo, raios e rajadas de vento.
O cenário de tempestades ocorreu após um dia de forte calor. Pela manhã, o Rio de Janeiro entrou no Nível de Calor 2 (NC2), com temperaturas entre 36°C e 40°C durante pelo menos quatro horas consecutivas. Esse é o segundo nível em uma escala de cinco, indicando calor extremo, que pode durar até dois dias consecutivos.
As autoridades pedem atenção redobrada para áreas com histórico de alagamentos e recomendam evitar ruas e vias inundadas.