A cidade do Rio de Janeiro iniciou, nesta quinta-feira (3), as primeiras mudanças no trânsito em preparação para a reunião da Cúpula do Brics, que reunirá delegações internacionais e autoridades nos próximos dias. As medidas visam garantir a segurança e facilitar a mobilidade das comitivas oficiais.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
Na orla de Copacabana, militares já reforçam o patrulhamento, e a Rua Francisco Otaviano foi interditada, permanecendo fechada até o término do evento. A interdição da Praia de Copacabana está prevista para começar às 22h desta sexta-feira (4).
Aterro do Flamengo e vias expressas com bloqueios
O Aterro do Flamengo será totalmente interditado das 12h do dia 5 de julho até as 23h59 do dia 7, no trecho entre o Monumento a Estácio de Sá e o Trevo dos Estudantes, próximo ao Aeroporto Santos Dumont. O bloqueio é necessário para o deslocamento das comitivas oficiais. Ônibus e veículos particulares serão desviados para a Praia do Flamengo.
Além disso, a Prefeitura orienta que a população evite circular por áreas de grande impacto, como Copacabana, Aterro do Flamengo, Glória, Centro e principais vias expressas, especialmente nos dias 6 e 7 de julho, quando é esperado o maior volume de circulação.
Em Copacabana, o tráfego será desviado pelas ruas Barata Ribeiro e Avenida Nossa Senhora de Copacabana. As áreas de lazer da orla da Zona Sul e do Aterro do Flamengo também estarão suspensas nos dias 6 e 7 de julho, mesmo com o feriado, para facilitar o escoamento do trânsito.
Por questões de segurança, o acesso à Praia do Flamengo estará totalmente restrito entre os dias 5 e 7. Já no dia 4, o acesso será permitido apenas com restrições. Será proibido portar bicicletas, patinetes, objetos cortantes, vidros, guarda-sóis e hastes de bandeiras.
Feiras suspensas temporariamente
A Prefeitura do Rio também anunciou a suspensão de algumas feiras durante o período da Cúpula:
Feira noturna de Copacabana (Av. Atlântica): suspensa de 3 a 7 de julho
Feira do Lido (Praça do Lido): não funcionará nos dias 5 e 6
Feira móvel da Praça Cardeal Arcoverde: suspensa em 5 de julho
Feiras da Rua Rainha Elizabeth e Praça Serzedelo Correia: não funcionarão em 6 de julho
As alterações fazem parte do plano de segurança e logística montado pela Prefeitura do Rio em conjunto com órgãos federais e forças de segurança, visando garantir o bom andamento da Cúpula.