O Flamengo obteve junto à Conmebol a anulação da expulsão do atacante Gonzalo Plata, ocorrida após segundo cartão amarelo na vitória por 2 a 1 sobre o Estudiantes, no Maracanã, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Libertadores. Com a decisão, o jogador equatoriano está liberado para a partida de volta, marcada para a próxima quinta-feira (25), em La Plata, às 21h30 (de Brasília).
✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
Na manhã desta sexta-feira (19), a entidade havia confirmado a suspensão automática de Plata. No entanto, após recurso apresentado pelo Flamengo, a Conmebol enviou ofício ao clube no início da tarde comunicando a reversão da punição.
O lance que originou a expulsão ocorreu aos 36 minutos do segundo tempo, quando Plata recebeu falta de Facundo Rodríguez. Ambos os atletas caíram após dividida, mas o árbitro Andrés Rojas entendeu como infração do atacante rubro-negro e aplicou o segundo cartão amarelo.
Ainda nesta sexta-feira, a Conmebol divulgou o áudio da cabine do VAR, reconhecendo que a decisão do árbitro foi equivocada. O vídeo-assistente, entretanto, não poderia interferir, uma vez que o protocolo só permite revisão em lances de gol, pênalti, cartão vermelho direto ou erro de identidade.
Em nota oficial, “O Clube de Regatas do Flamengo informa que a CONMEBOL, por meio de ofício enviado no início da tarde desta sexta-feira (19), retirou a punição aplicada ao atacante Gonzalo Plata em decorrência do segundo cartão amarelo, e consequente expulsão, recebido na partida contra o Estudiantes, realizada na última quinta-feira (18), pela CONMEBOL Libertadores. Com a medida, o atleta encontra-se apto para atuar normalmente no jogo de volta, marcado para a próxima quinta-feira (25), na Argentina.”
Com a liberação, Plata volta a estar à disposição do técnico Filipe Luís para o confronto decisivo na Argentina na próxima quinta-feira.