Área histórica de Petrópolis pode ser reduzida; Entenda

novembro 25, 2025

Compartilhe

O futuro de parte da área protegida como patrimônio histórico em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, será definido nesta terça-feira pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A proposta em análise trata da revisão do tombamento do bem cultural “Avenida Koeler: Conjunto Urbano-Paisagístico”, que pode resultar na redução de 38% da área atualmente protegida.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

O encontro, que ocorre na sede do Iphan, em Brasília, prevê a leitura do parecer técnico, seguida de debate e votação. Caso a proposta seja aprovada, seguirá para homologação da ministra da Cultura, Margareth Menezes. Grupos locais temem que a mudança abra espaço para novos empreendimentos imobiliários e provoque impactos na dinâmica urbana da cidade histórica.

Mobilização e críticas

Um abaixo-assinado contrário à revisão somava 2.290 assinaturas até a noite de segunda-feira. O documento, criado pelo grupo SOS Petrópolis Urgente, argumenta que a medida pode estimular a especulação imobiliária e comprometer o patrimônio cultural e o entorno do centro histórico.

A proposta de “rerratificação” do tombamento vem sendo discutida ao longo do ano em reuniões presenciais e virtuais promovidas pelo Iphan. Para a advogada Myriam Borh, autora da petição e ex-presidente da Associação de Moradores do Centro Histórico, o processo precisa de maior participação popular. Ela afirma que poucas pessoas tiveram acesso às explicações técnicas e defende a suspensão temporária da análise.

Em carta enviada na segunda-feira ao presidente do Iphan e aos conselheiros, entidades locais — entre elas a AMA Centro Histórico e a Associação Amigos de Petrópolis — classificaram a alteração como um “precedente gravíssimo” e pediram a retirada do tema da pauta.

O que muda na proposta

O Iphan afirma que não haverá retirada de proteção no núcleo histórico central, onde se concentra a maior parte dos imóveis tombados. Pelo contrário, a área de proteção seria ampliada nesse trecho. As reduções se concentram no entorno dos rios e afluentes da cidade, que deixariam de ter a faixa de cem metros a partir de cada margem incluída no perímetro protegido.

Segundo parecer técnico anexado ao processo, a área tombada passaria de 11,89 km² para 7,35 km².

O artista plástico Luiz Áquila, que viveu por décadas em Petrópolis, critica a proposta e alerta para os riscos de flexibilização das regras de preservação. Ele destaca que o adensamento urbano pode gerar aumento de tráfego, pressão sobre infraestrutura e perda da qualidade urbana.

— Uma liberalização do tombamento é algo muito perigoso, porque Petrópolis, pelo menos o núcleo central da cidade, conseguiu escapar das garras da especulação imobiliária. A preservação não é de monumentos. É não deixar surgir um prédio de dez andares porque ele vai aumentar a quantidade de automóveis nas ruas e a pressão sobre a cidade. É preciso preservar a qualidade urbana.

Divergências sobre novos empreendimentos

Para o vereador Thiago Damaceno, presidente da comissão de urbanismo da Câmara de Petrópolis, a revisão é necessária, sobretudo em áreas próximas aos rios que, segundo ele, já sofreram grandes transformações ao longo dos anos. Ele defende que possíveis empreendimentos sejam avaliados individualmente, com base em estudos de impacto viário e de vizinhança.

— Tem uma série de áreas a partir das margens dos rios que foram tombadas dentro de uma visão pautada principalmente no Plano Koeler lá de trás, mas que são trechos que sofreram muitas modificações. Não tem mais justificativa para um tombamento hoje — acredita o vereador.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha se posicionou contra a rerratificação. Em carta enviada ao Iphan, a entidade pediu a manutenção integral das áreas originalmente protegidas, alertando para riscos de agravamento de problemas de mobilidade e drenagem urbana.

— A cidade precisa ser pensada como um todo. Não se pode sair adensando locais que estão sujeitos a ampliar o problema de mobilidade urbana, o problema de drenagem — diz Rafaela Facchetti, diretora do comitê.

Posição do Iphan

Em resposta às críticas, o Iphan afirma que a revisão busca “estabelece diretrizes mais claras e específicas sobre suas delimitações, promovendo uma abordagem integrada de preservação” e que “amplia a área tombada no núcleo histórico da cidade, incorpora toda a Vila Operária do Alto da Serra e passa a proteger novos elementos do complexo fabril de Cascatinha”.


Compartilhe
Terminal Gentileza tem caso de agressão entre passageiro e motorista

Terminal Gentileza tem caso de agressão entre passageiro e motorista

novembro 10, 2025

CompartilheUm passageiro de 33 anos foi detido na manhã deste domingo (9) após agredir um motorista de ônibus de 60 anos com socos, tapas e pontapés no Terminal Intermodal Gentileza, na Zona Portuária do Rio de Janeiro. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no

Enem 2025 no Rio tem aumento de inscritos e maioria feminina

Enem 2025 no Rio tem aumento de inscritos e maioria feminina

novembro 10, 2025

CompartilheO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 teve início neste domingo (9) e continuará no próximo dia 16. No estado do Rio de Janeiro, 329.001 pessoas tiveram a inscrição confirmada, entre elas 68.075 estudantes concluintes do ensino médio da rede pública. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio”

Festival em Petrópolis termina com prisões e apreensão de 20 celulares

Festival em Petrópolis termina com prisões e apreensão de 20 celulares

novembro 9, 2025

CompartilheTrês homens foram presos em flagrante, na noite de sexta-feira (7), suspeitos de envolvimento em furtos de celulares durante o festival Rock The Mountain, realizado em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. A ação foi conduzida por agentes da 106ª DP (Itaipava), em parceria com a equipe de segurança do evento. Ao todo,

Feira Literária de Saquarema reúne grandes autores e destaca meio ambiente e saberes ancestrais

Feira Literária de Saquarema reúne grandes autores e destaca meio ambiente e saberes ancestrais

novembro 8, 2025

CompartilheEm sintonia com o período da COP30, a quarta edição da Feira Literária Internacional de Saquarema (FLIS) reforça a literatura voltada para educação sustentável e para o respeito às diversidades. O evento acontece de 11 a 20 de novembro, no Campo de Aviação, e traz uma lista de convidados de peso, entre eles Itamar Vieira

Niterói registra queda histórica nos roubos de veículos e de rua em outubro

Niterói registra queda histórica nos roubos de veículos e de rua em outubro

novembro 8, 2025

CompartilheNiterói encerrou outubro com números inéditos na segurança pública. Segundo a análise do Observatório de Segurança de Niterói (OspNit), baseada na prévia do Instituto Estadual de Segurança Pública (ISP), o município alcançou a maior redução de roubos de rua já registrada para o mês: queda de 41% em relação a outubro de 2024. Clique aqui

Niterói celebra 452 anos com shows gratuitos e programação em vários bairros

Niterói celebra 452 anos com shows gratuitos e programação em vários bairros

novembro 8, 2025

CompartilheNiterói celebra 452 anos com uma programação extensa ao longo de novembro, reunindo shows gratuitos, atividades esportivas e ações culturais em diferentes regiões da cidade. As comemorações começam com o projeto Vivo na Praia, que leva apresentações à Praia de Icaraí nos dias 15 e 16 de novembro, com shows de Maria Gadú e da

Jeep vai produzir novo modelo em fábrica no Rio de Janeiro a partir de 2026

Jeep vai produzir novo modelo em fábrica no Rio de Janeiro a partir de 2026

novembro 8, 2025

CompartilheO Jeep Avenger, novo SUV de entrada da marca, será fabricado no Estado do Rio de Janeiro. A produção começa no próximo ano no Polo Automotivo de Porto Real, no Sul Fluminense — a mesma planta onde hoje são montados veículos da Citroën. A operação faz parte de um pacote de investimentos de aproximadamente R$

Fiscalização flagra irregularidades em ônibus no Centro de São Gonçalo

Fiscalização flagra irregularidades em ônibus no Centro de São Gonçalo

novembro 7, 2025

CompartilheA Prefeitura de São Gonçalo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes, realizou nesta quinta-feira (6) uma operação de fiscalização em ônibus municipais no Centro da cidade. A ação ocorreu em um ponto do trecho 3 do Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI), nas proximidades do Clube Tamoio, com o objetivo de garantir a

Ciclone extratropical se aproxima do Rio — o que pode acontecer nas próximas horas

Ciclone extratropical se aproxima do Rio — o que pode acontecer nas próximas horas

novembro 7, 2025

CompartilheO fim de semana será marcado pela passagem de uma frente fria e de um ciclone extratropical próximo ao litoral da Região Sudeste. No Rio de Janeiro, o Centro de Operações e Resiliência (COR-Rio) alerta para ventos moderados a muito fortes, com rajadas que podem atingir entre 50 km/h e 100 km/h, entre 18h de

Após apuração do MP, Jaé volta atrás e suspende taxa em recargas de vale-transporte

Após apuração do MP, Jaé volta atrás e suspende taxa em recargas de vale-transporte

novembro 7, 2025

CompartilheA empresa CBD Bilhetagem Digital, conhecida pelo nome fantasia Jaé, suspendeu temporariamente a cobrança de uma taxa de 4% aplicada a empresas que realizam recargas de vale-transporte no Rio de Janeiro. A medida ocorre após a abertura de um inquérito civil pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª

Anterior Próximos

Deixe um comentário