Área histórica de Petrópolis pode ser reduzida; Entenda

novembro 25, 2025

Compartilhe

O futuro de parte da área protegida como patrimônio histórico em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, será definido nesta terça-feira pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A proposta em análise trata da revisão do tombamento do bem cultural “Avenida Koeler: Conjunto Urbano-Paisagístico”, que pode resultar na redução de 38% da área atualmente protegida.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

O encontro, que ocorre na sede do Iphan, em Brasília, prevê a leitura do parecer técnico, seguida de debate e votação. Caso a proposta seja aprovada, seguirá para homologação da ministra da Cultura, Margareth Menezes. Grupos locais temem que a mudança abra espaço para novos empreendimentos imobiliários e provoque impactos na dinâmica urbana da cidade histórica.

Mobilização e críticas

Um abaixo-assinado contrário à revisão somava 2.290 assinaturas até a noite de segunda-feira. O documento, criado pelo grupo SOS Petrópolis Urgente, argumenta que a medida pode estimular a especulação imobiliária e comprometer o patrimônio cultural e o entorno do centro histórico.

A proposta de “rerratificação” do tombamento vem sendo discutida ao longo do ano em reuniões presenciais e virtuais promovidas pelo Iphan. Para a advogada Myriam Borh, autora da petição e ex-presidente da Associação de Moradores do Centro Histórico, o processo precisa de maior participação popular. Ela afirma que poucas pessoas tiveram acesso às explicações técnicas e defende a suspensão temporária da análise.

Em carta enviada na segunda-feira ao presidente do Iphan e aos conselheiros, entidades locais — entre elas a AMA Centro Histórico e a Associação Amigos de Petrópolis — classificaram a alteração como um “precedente gravíssimo” e pediram a retirada do tema da pauta.

O que muda na proposta

O Iphan afirma que não haverá retirada de proteção no núcleo histórico central, onde se concentra a maior parte dos imóveis tombados. Pelo contrário, a área de proteção seria ampliada nesse trecho. As reduções se concentram no entorno dos rios e afluentes da cidade, que deixariam de ter a faixa de cem metros a partir de cada margem incluída no perímetro protegido.

Segundo parecer técnico anexado ao processo, a área tombada passaria de 11,89 km² para 7,35 km².

O artista plástico Luiz Áquila, que viveu por décadas em Petrópolis, critica a proposta e alerta para os riscos de flexibilização das regras de preservação. Ele destaca que o adensamento urbano pode gerar aumento de tráfego, pressão sobre infraestrutura e perda da qualidade urbana.

— Uma liberalização do tombamento é algo muito perigoso, porque Petrópolis, pelo menos o núcleo central da cidade, conseguiu escapar das garras da especulação imobiliária. A preservação não é de monumentos. É não deixar surgir um prédio de dez andares porque ele vai aumentar a quantidade de automóveis nas ruas e a pressão sobre a cidade. É preciso preservar a qualidade urbana.

Divergências sobre novos empreendimentos

Para o vereador Thiago Damaceno, presidente da comissão de urbanismo da Câmara de Petrópolis, a revisão é necessária, sobretudo em áreas próximas aos rios que, segundo ele, já sofreram grandes transformações ao longo dos anos. Ele defende que possíveis empreendimentos sejam avaliados individualmente, com base em estudos de impacto viário e de vizinhança.

— Tem uma série de áreas a partir das margens dos rios que foram tombadas dentro de uma visão pautada principalmente no Plano Koeler lá de trás, mas que são trechos que sofreram muitas modificações. Não tem mais justificativa para um tombamento hoje — acredita o vereador.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha se posicionou contra a rerratificação. Em carta enviada ao Iphan, a entidade pediu a manutenção integral das áreas originalmente protegidas, alertando para riscos de agravamento de problemas de mobilidade e drenagem urbana.

— A cidade precisa ser pensada como um todo. Não se pode sair adensando locais que estão sujeitos a ampliar o problema de mobilidade urbana, o problema de drenagem — diz Rafaela Facchetti, diretora do comitê.

Posição do Iphan

Em resposta às críticas, o Iphan afirma que a revisão busca “estabelece diretrizes mais claras e específicas sobre suas delimitações, promovendo uma abordagem integrada de preservação” e que “amplia a área tombada no núcleo histórico da cidade, incorpora toda a Vila Operária do Alto da Serra e passa a proteger novos elementos do complexo fabril de Cascatinha”.


Compartilhe
STJ determina liberdade do rapper Oruam

STJ determina liberdade do rapper Oruam

setembro 26, 2025

CompartilheO ministro Joel Ilan Paciornik, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou nesta sexta-feira (26) a revogação da prisão preventiva do rapper Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, conhecido como Oruam, de 25 anos. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! Na decisão, o

Maricá: População terá acesso a serviços gratuitos em ação de inclusão

Maricá: População terá acesso a serviços gratuitos em ação de inclusão

setembro 26, 2025

CompartilheA Secretaria da Pessoa com Deficiência e Inclusão de Maricá promove, neste sábado (27), uma ação social no CAIC Elomir Silva, em São José de Imbassaí, das 8h às 12h, com serviços gratuitos para a população. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Saquarema promove festival gratuito de blues e rock para fortalecer turismo e cultura

Saquarema promove festival gratuito de blues e rock para fortalecer turismo e cultura

setembro 26, 2025

CompartilheO município de Saquarema realiza, entre os dias 26 e 28 de setembro, o Saquá Blues Rock Festival, evento gratuito que transforma o centro da cidade em palco para atrações musicais de blues e rock. A iniciativa integra a estratégia da prefeitura de diversificar a agenda cultural e fomentar o turismo durante todo o ano,

São Gonçalo realizará leilão de veículos em outubro

São Gonçalo realizará leilão de veículos em outubro

setembro 26, 2025

CompartilheA Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo promoverá, no dia 7 de outubro, um leilão de veículos apreendidos ou removidos no município. O pregão será realizado de forma online, a partir das 10h, e estará aberto ao público interessado. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do

Niterói é reconhecida internacionalmente por avanços na segurança pública

Niterói é reconhecida internacionalmente por avanços na segurança pública

setembro 26, 2025

CompartilheNiterói foi destacada no “The Global Safety Report 2025”, elaborado pela Gallup, como uma das cidades mais seguras do Brasil e um exemplo internacional em políticas de segurança pública. O estudo, que analisou dados de 144 países, destacou a cidade pelo uso de tecnologia, investimentos e programas sociais que contribuíram para a redução da criminalidade.

Câmara do Rio aprova leis para incentivar turismo e diversificar experiências na cidade

Câmara do Rio aprova leis para incentivar turismo e diversificar experiências na cidade

setembro 26, 2025

CompartilheO turismo segue como um dos principais motores da economia carioca. No primeiro semestre de 2025, o setor movimentou R$ 14,5 bilhões e atraiu quase 7 milhões de visitantes, de acordo com dados do Observatório do Turismo. Desse total, 82,5% eram brasileiros e 17,5% estrangeiros. A arrecadação municipal com o Imposto Sobre Serviços (ISS) chegou

PF apreende meia tonelada de cocaína em carga de café no Porto do Rio

PF apreende meia tonelada de cocaína em carga de café no Porto do Rio

setembro 26, 2025

CompartilheA Polícia Federal apreendeu, na tarde desta quinta-feira, aproximadamente meia tonelada de cocaína durante fiscalização de rotina no Porto do Rio de Janeiro. A droga estava escondida em uma carga de exportação de sacas de café, com destino ao mercado internacional. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber

Rio prepara concessão de arenas olímpicas e Museu Olímpico à iniciativa privada

Rio prepara concessão de arenas olímpicas e Museu Olímpico à iniciativa privada

setembro 26, 2025

CompartilheNove anos após os Jogos de 2016, a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou a intenção de conceder à iniciativa privada a administração de três equipamentos esportivos localizados na Barra da Tijuca, além do recém-inaugurado Museu Olímpico. A proposta prevê que a empresa vencedora também realize melhorias no velódromo, em troca da possibilidade de explorar

O perigo escondido nas praias do interior o Rio de Janeiro

O perigo escondido nas praias do interior o Rio de Janeiro

setembro 25, 2025

CompartilheCosta Verde, Região dos Lagos e outras áreas litorâneas do estado do Rio encantam turistas com suas praias paradisíacas, mas escondem perigos como correntezas traiçoeiras, criminalidade crescente e poluição ambiental – riscos que exigem atenção redobrada. As praias do interior do Estado do Rio de Janeiro são conhecidas pela beleza natural e pelo grande fluxo

Operação policial na Vila Kennedy causa interdições na Avenida Brasil e suspensão de serviços públicos

Operação policial na Vila Kennedy causa interdições na Avenida Brasil e suspensão de serviços públicos

setembro 24, 2025

CompartilheA Polícia Militar realizou, na manhã desta quarta-feira (24), uma operação na comunidade da Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. De acordo com informações divulgadas pela corporação, a ação contou com equipes do 14º BPM (Bangu), do Comando de Operações Especiais (COE) e da Subsecretaria de Inteligência (SSI), em caráter considerado “emergencial”.

Anterior Próximos

Deixe um comentário