Área histórica de Petrópolis pode ser reduzida; Entenda

novembro 25, 2025

Compartilhe

O futuro de parte da área protegida como patrimônio histórico em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, será definido nesta terça-feira pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A proposta em análise trata da revisão do tombamento do bem cultural “Avenida Koeler: Conjunto Urbano-Paisagístico”, que pode resultar na redução de 38% da área atualmente protegida.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

O encontro, que ocorre na sede do Iphan, em Brasília, prevê a leitura do parecer técnico, seguida de debate e votação. Caso a proposta seja aprovada, seguirá para homologação da ministra da Cultura, Margareth Menezes. Grupos locais temem que a mudança abra espaço para novos empreendimentos imobiliários e provoque impactos na dinâmica urbana da cidade histórica.

Mobilização e críticas

Um abaixo-assinado contrário à revisão somava 2.290 assinaturas até a noite de segunda-feira. O documento, criado pelo grupo SOS Petrópolis Urgente, argumenta que a medida pode estimular a especulação imobiliária e comprometer o patrimônio cultural e o entorno do centro histórico.

A proposta de “rerratificação” do tombamento vem sendo discutida ao longo do ano em reuniões presenciais e virtuais promovidas pelo Iphan. Para a advogada Myriam Borh, autora da petição e ex-presidente da Associação de Moradores do Centro Histórico, o processo precisa de maior participação popular. Ela afirma que poucas pessoas tiveram acesso às explicações técnicas e defende a suspensão temporária da análise.

Em carta enviada na segunda-feira ao presidente do Iphan e aos conselheiros, entidades locais — entre elas a AMA Centro Histórico e a Associação Amigos de Petrópolis — classificaram a alteração como um “precedente gravíssimo” e pediram a retirada do tema da pauta.

O que muda na proposta

O Iphan afirma que não haverá retirada de proteção no núcleo histórico central, onde se concentra a maior parte dos imóveis tombados. Pelo contrário, a área de proteção seria ampliada nesse trecho. As reduções se concentram no entorno dos rios e afluentes da cidade, que deixariam de ter a faixa de cem metros a partir de cada margem incluída no perímetro protegido.

Segundo parecer técnico anexado ao processo, a área tombada passaria de 11,89 km² para 7,35 km².

O artista plástico Luiz Áquila, que viveu por décadas em Petrópolis, critica a proposta e alerta para os riscos de flexibilização das regras de preservação. Ele destaca que o adensamento urbano pode gerar aumento de tráfego, pressão sobre infraestrutura e perda da qualidade urbana.

— Uma liberalização do tombamento é algo muito perigoso, porque Petrópolis, pelo menos o núcleo central da cidade, conseguiu escapar das garras da especulação imobiliária. A preservação não é de monumentos. É não deixar surgir um prédio de dez andares porque ele vai aumentar a quantidade de automóveis nas ruas e a pressão sobre a cidade. É preciso preservar a qualidade urbana.

Divergências sobre novos empreendimentos

Para o vereador Thiago Damaceno, presidente da comissão de urbanismo da Câmara de Petrópolis, a revisão é necessária, sobretudo em áreas próximas aos rios que, segundo ele, já sofreram grandes transformações ao longo dos anos. Ele defende que possíveis empreendimentos sejam avaliados individualmente, com base em estudos de impacto viário e de vizinhança.

— Tem uma série de áreas a partir das margens dos rios que foram tombadas dentro de uma visão pautada principalmente no Plano Koeler lá de trás, mas que são trechos que sofreram muitas modificações. Não tem mais justificativa para um tombamento hoje — acredita o vereador.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piabanha se posicionou contra a rerratificação. Em carta enviada ao Iphan, a entidade pediu a manutenção integral das áreas originalmente protegidas, alertando para riscos de agravamento de problemas de mobilidade e drenagem urbana.

— A cidade precisa ser pensada como um todo. Não se pode sair adensando locais que estão sujeitos a ampliar o problema de mobilidade urbana, o problema de drenagem — diz Rafaela Facchetti, diretora do comitê.

Posição do Iphan

Em resposta às críticas, o Iphan afirma que a revisão busca “estabelece diretrizes mais claras e específicas sobre suas delimitações, promovendo uma abordagem integrada de preservação” e que “amplia a área tombada no núcleo histórico da cidade, incorpora toda a Vila Operária do Alto da Serra e passa a proteger novos elementos do complexo fabril de Cascatinha”.


Compartilhe
São Gonçalo: Avenida Presidente Kennedy recebe pavimentação do Projeto MUVI

São Gonçalo: Avenida Presidente Kennedy recebe pavimentação do Projeto MUVI

julho 11, 2025

CompartilheUm trecho da Avenida Presidente Kennedy, localizado entre a Rua Monteiro Lobato e a Avenida São Miguel, no bairro Estrela do Norte, em São Gonçalo, foi pavimentado nesta quarta-feira (9). A intervenção integra o trecho 4 do Projeto Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI). ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio”

Rio: Influenciadora é presa por maus-tratos e golpes em vendas online

Rio: Influenciadora é presa por maus-tratos e golpes em vendas online

julho 10, 2025

Compartilhe A influenciadora Gabriele Santos Silva foi presa em flagrante nesta quinta-feira (10) durante uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro, em parceria com o Procon-RJ, que apura crimes contra o consumidor relacionados à venda fraudulenta de tênis por meio de um site de e-commerce. A prisão ocorreu em Vila Velha, no Espírito

Governador Cláudio Castro nomeia Priscila Sakalem como secretária de Transporte

Governador Cláudio Castro nomeia Priscila Sakalem como secretária de Transporte

julho 10, 2025

Compartilhe O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, nomeou nesta quinta-feira (10/07) a advogada Priscila Sakalem como nova titular da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram). A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado. Ela assume o cargo anteriormente ocupado por Washington Reis. ✅ Clique aqui para seguir

Firjan manifesta preocupação com tarifas dos EUA

Firjan manifesta preocupação com tarifas dos EUA

julho 10, 2025

Compartilhe A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) expressou preocupação com a recente decisão do governo dos Estados Unidos de impor uma tarifa de 50% sobre todas as importações brasileiras, a partir de 1º de agosto. A medida se soma às tarifas já aplicadas em março deste ano, que estabeleceram alíquotas

Seis presos em operação da Polícia Civil na Baixada

Seis presos em operação da Polícia Civil na Baixada

julho 10, 2025

CompartilheA Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro realizou, nesta quinta-feira (10), uma operação em Mesquita, na Baixada Fluminense, com o objetivo de combater a expansão territorial de uma das principais facções criminosas do estado. A ação foi coordenada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e contou com o apoio de outras delegacias

MetrôRio abre inscrições para Programa de Estágio 2025

MetrôRio abre inscrições para Programa de Estágio 2025

julho 10, 2025

CompartilheO MetrôRio está com inscrições abertas para seu Programa de Estágio 2025, oferecendo 13 vagas para estudantes de cursos técnicos e de graduação. A iniciativa busca atrair novos talentos que desejam iniciar a trajetória profissional ainda no próximo ano. Os interessados devem se inscrever até o dia 27 de julho. ✅ Clique aqui para seguir o

Rio: MPRJ suspende exigência do cartão Jaé para idosos no transporte

Rio: MPRJ suspende exigência do cartão Jaé para idosos no transporte

julho 9, 2025

CompartilheA Justiça do Rio de Janeiro suspendeu, a pedido do Ministério Público do Estado (MPRJ), a obrigatoriedade do uso do cartão Jaé por pessoas idosas no transporte público municipal. A decisão foi concedida durante o plantão judiciário da capital e determina que a Prefeitura do Rio só poderá exigir o novo bilhete eletrônico quando todos

Polícia Civil desmantela esquema de falsa portabilidade de crédito

Polícia Civil desmantela esquema de falsa portabilidade de crédito

julho 9, 2025

CompartilheA Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, na manhã desta quarta-feira (9), a Operação Falsa Portabilidade, que tem como alvo um esquema de fraudes em empréstimos consignados. Até o momento, sete pessoas foram presas, incluindo Julia Garcia Domingues, filha do cantor Mr. Catra, falecido em 2018. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info

Nova Iguaçu amplia vacinação contra meningite com nova dose aos 12 meses

Nova Iguaçu amplia vacinação contra meningite com nova dose aos 12 meses

julho 9, 2025

CompartilheA Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou a vacinação contra a meningite nas unidades de saúde da cidade. A partir deste mês, crianças de 12 meses passam a receber a vacina meningocócica ACWY, em conformidade com a nova diretriz do Ministério da Saúde. ✅ Clique aqui para seguir o canal

São Gonçalo: Guarda Municipal impede furto de cabos no Centro e prende dois suspeitos

São Gonçalo: Guarda Municipal impede furto de cabos no Centro e prende dois suspeitos

julho 9, 2025

CompartilheDois homens foram presos na madrugada desta terça-feira (8) por tentativa de furto de cabos na Rua Dr. Feliciano Sodré, no Centro de São Gonçalo. A ação foi realizada por agentes da Guarda Municipal com apoio da Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG), vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Transportes. ✅ Clique aqui para

Anterior Próximos

Deixe um comentário