Duas das cinco embarcações da Barcas Rio foram interditadas na manhã desta terça-feira (14) após uma vistoria realizada pela Marinha do Brasil. As embarcações Gávea 1, que opera no trajeto Ilha do Governador–Praça XV, e Corcovado, que atende a rota Praça XV–Niterói, apresentaram vazamento de óleo e condições inadequadas para operação segura.
✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
Durante a inspeção, foram identificadas outras irregularidades, como manutenção insuficiente, ar-condicionado inoperante, falta de acessibilidade para cadeirantes, ausência de equipamentos de primeiros socorros, banheiros em más condições, bebedouros sem água e coletes salva-vidas em estado de degradação. Com a interdição, apenas três embarcações permanecem em operação.
A vistoria contou com a presença da Secretaria Estadual de Transportes, da Agetransp e de representantes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). A ação teve início às 8h, no Terminal do Cocotá, na Ilha do Governador.
O deputado Marcelo Dino (União), responsável por solicitar a inspeção, anunciou que também pedirá um estudo técnico para ampliar os horários da linha da Ilha do Governador, que enfrenta problemas de superlotação. Além disso, ele solicitará uma auditoria financeira para analisar o faturamento e os subsídios recebidos pela Barcas Rio, que atualmente recebe cerca de R$ 2 milhões mensais da Prefeitura do Rio para operar a linha Praça XV–Niterói.