Câmara do Rio aprova armamento da Guarda Municipal em segunda votação

abril 16, 2025

Compartilhe

A Câmara Municipal do Rio aprovou, nesta terça-feira (15), em segunda discussão, a proposta de emenda à Lei Orgânica que autoriza o uso de armas de fogo por agentes da Guarda Municipal. O texto foi aprovado por 43 votos favoráveis e 7 contrários. A nova legislação modifica a Lei Orgânica do Município, marco jurídico fundamental da cidade, e não depende de sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD) para entrar em vigor.

De acordo com o substitutivo apresentado pelo vereador Dr. Gilberto (Solidariedade), os guardas deverão passar por treinamento específico para o uso de armamento letal. O projeto também prevê o uso de equipamentos não letais como forma de evitar agressões.

Com a alteração, a Guarda Municipal passa a ter permissão para exercer ações de segurança pública, incluindo o policiamento ostensivo, preventivo e comunitário, respeitando as competências dos demais órgãos de segurança.

Apesar da aprovação da emenda à Lei Orgânica, a aplicação prática da medida depende da votação de um Projeto de Lei Complementar que regulamentará o uso das armas por parte da corporação. A intenção da Câmara é concluir essa etapa até o recesso parlamentar de julho.

Projeto do Executivo está em tramitação

Paralelamente, segue em análise na Câmara o Projeto de Lei Complementar nº 13/2025, enviado pelo prefeito Eduardo Paes em março. A proposta original previa a transformação da Guarda Municipal em uma nova estrutura, denominada Força de Segurança Municipal, com a criação de um grupo de elite — a Força de Segurança Armada — composto por guardas concursados e agentes temporários, com contratos de até seis anos.

A previsão da Prefeitura era formar 600 agentes armados por semestre, com a primeira turma concluindo o treinamento entre o final de 2025 e o início de 2026. O objetivo era alcançar o total de 4.200 agentes atuando armados até o final de 2028, com parte dessas vagas ocupadas por contratados temporários. No entanto, esse modelo enfrenta resistência no Legislativo.

Divergências e debate

Um dos pontos mais polêmicos do projeto é justamente a contratação de agentes temporários. Diversos vereadores consideram essa medida inconstitucional e defendem a ampliação do efetivo por meio de concursos públicos.

Outro ponto controverso é a limitação do uso de armas apenas durante o horário de serviço, com a exigência de que o armamento seja acautelado ao fim do expediente. Alguns parlamentares argumentam que isso exporia os agentes a riscos, especialmente no trajeto de casa para o trabalho e vice-versa.

Há ainda discussões em torno da implementação do uso de câmeras corporais por guardas armados — proposta defendida por setores mais à esquerda da Câmara, mas não prevista no texto original do Executivo. Outra ala da Casa defende que toda a Guarda Municipal seja armada, e não apenas um grupamento específico.

A expectativa é que os debates se intensifiquem após o feriado, com apresentação de novas emendas ao projeto do Executivo.

Histórico e contexto

A proposta aprovada nesta terça-feira é um substitutivo a um projeto de emenda à Lei Orgânica apresentado em 2018, que chegou a entrar em pauta 23 vezes sem ser votado. A primeira votação do texto atual ocorreu em 1º de abril, quando também foi aprovado por 43 votos a 7, com uma abstenção.

O avanço da proposta na Câmara ocorre após o prefeito Eduardo Paes retirar um projeto anterior, que previa a criação de uma nova Força de Segurança Municipal, autônoma em relação à Guarda Municipal — proposta que enfrentou críticas entre os vereadores, especialmente pelo modelo de contratação temporária.

A regulamentação final da proposta aprovada dependerá agora do consenso entre Legislativo e Executivo sobre o modelo de estrutura e operação da Guarda Municipal armada.


Compartilhe
RJ: OAB-RJ denuncia violação de sigilo entre investigado e advogado

RJ: OAB-RJ denuncia violação de sigilo entre investigado e advogado

julho 2, 2024

Compartilhe A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ) criticou duramente a ação da Polícia Federal (PF) ao incluir em um inquérito um diálogo protegido pelo sigilo entre um empresário e seu advogado. Segundo a entidade, o episódio configura uma “aberração jurídica”. O diálogo, registrado durante uma investigação sobre tráfico internacional de

Após dias de chuva e frio, as temperaturas voltam a subir no Rio

Após dias de chuva e frio, as temperaturas voltam a subir no Rio

julho 2, 2024

Compartilhe Após uma sequência de dias chuvosos e frios, o Rio de Janeiro a temperatura volta a estabilizar. Nesta terça-feira, os termômetros registram temperaturas entre 15°C e 26°C, conforme informações do Climatempo. A previsão indica que o dia será ensolarado, com a presença de nevoeiro ao amanhecer. À tarde, no entanto, o céu deve ficar

Moradores do Méier sofrem com falta de água há uma semana

Moradores do Méier sofrem com falta de água há uma semana

julho 1, 2024

Compartilhe Residências e comércios das ruas Aquidabã e Maranhão, no Méier, Zona Norte do Rio, estão sem abastecimento de água desde o dia 24 de junho. Até a tarde desta segunda-feira (1), a situação permanecia sem solução, gerando transtornos e indignação entre os moradores. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do

Ressaca no Leblon: Ondas invadem o calçadão da orla

Ressaca no Leblon: Ondas invadem o calçadão da orla

julho 1, 2024

Compartilhe A Marinha do Brasil emitiu um alerta válido até terça-feira para o risco de ondas de até 3 metros no litoral do estado do Rio de Janeiro. A segunda-feira amanheceu deserta na Praia do Leblon, sem atletas, surfistas ou visitantes. Em vez disso, o ritmo da madrugada foi ditado pelas equipes da Comlurb, que

RJ: Obras de de modernização do Píer do Caju são concluídas

RJ: Obras de de modernização do Píer do Caju são concluídas

junho 30, 2024

Compartilhe As obras de reforma e modernização do píer do Caju, localizada na Rua Circular da Quinta do Caju, na Zona Portuária foram finalizadas. Com um investimento total de R$ 4 milhões, a revitalização incluiu a demolição e reconstrução completa da laje, vigas e pilares do píer. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info

Tiroteio em avenida da Zona Norte deixa dois feridos

Tiroteio em avenida da Zona Norte deixa dois feridos

junho 29, 2024

Compartilhe Um tiroteio na Avenida Professor Manoel de Abreu, no Maracanã, Zona Norte do Rio de Janeiro, deixou um casal ferido na noite desta sexta-feira (28). Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp: O caso ocorreu por volta das 22h, quando um segundo veículo emparelhou com o carro

Ítalo Ferreira vence Yago Dora e é campeão em Saquarema

Ítalo Ferreira vence Yago Dora e é campeão em Saquarema

junho 28, 2024

Compartilhe Em uma final eletrizante, Ítalo Ferreira conquistou a vitória sobre Yago Dora e sagrou-se campeão da etapa de Saquarema do Circuito Mundial de Surfe (WSL). Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp: Com este triunfo, o potiguar assumiu a quarta posição no ranking mundial, enquanto Yago Dora

Protesto de mototaxistas interdita Avenida Niemeyer no Vidigal

Protesto de mototaxistas interdita Avenida Niemeyer no Vidigal

junho 27, 2024

Compartilhe Na tarde desta quinta-feira, uma manifestação de mototaxistas bloqueou completamente a Avenida Niemeyer, na altura da comunidade do Vidigal. A CET-Rio e a Polícia Militar foram acionadas para acompanhar e monitorar o protesto, que teve início por volta das 14h. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

Justiça garante retorno dos ônibus “Laranjinhas” em Itaboraí

Justiça garante retorno dos ônibus “Laranjinhas” em Itaboraí

junho 27, 2024

Compartilhe Os ônibus gratuitos conhecidos como “Laranjinhas”, oferecidos pela Prefeitura de Itaboraí, voltarão a circular na próxima semana com ar-condicionado, após decisão judicial favorável. O Deputado Estadual Guilherme Delaroli (PL) comemorou a decisão no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quinta-feira. Com a extinção do processo judicial, não cabe

Detran-RJ passa a emitir novo modelo da carteira de identidade nacional

Detran-RJ passa a emitir novo modelo da carteira de identidade nacional

junho 27, 2024

Compartilhe A partir da próxima segunda-feira (02/07), o Detran.RJ começará a emitir o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) para cidadãos de todas as idades. Desenvolvido com o objetivo de dificultar fraudes, o novo documento utiliza o CPF como único número de identificação e adota codificação internacional semelhante à utilizada em passaportes, conhecida