Câmara do Rio aprova armamento da Guarda Municipal em segunda votação

abril 16, 2025

Compartilhe

A Câmara Municipal do Rio aprovou, nesta terça-feira (15), em segunda discussão, a proposta de emenda à Lei Orgânica que autoriza o uso de armas de fogo por agentes da Guarda Municipal. O texto foi aprovado por 43 votos favoráveis e 7 contrários. A nova legislação modifica a Lei Orgânica do Município, marco jurídico fundamental da cidade, e não depende de sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD) para entrar em vigor.

De acordo com o substitutivo apresentado pelo vereador Dr. Gilberto (Solidariedade), os guardas deverão passar por treinamento específico para o uso de armamento letal. O projeto também prevê o uso de equipamentos não letais como forma de evitar agressões.

Com a alteração, a Guarda Municipal passa a ter permissão para exercer ações de segurança pública, incluindo o policiamento ostensivo, preventivo e comunitário, respeitando as competências dos demais órgãos de segurança.

Apesar da aprovação da emenda à Lei Orgânica, a aplicação prática da medida depende da votação de um Projeto de Lei Complementar que regulamentará o uso das armas por parte da corporação. A intenção da Câmara é concluir essa etapa até o recesso parlamentar de julho.

Projeto do Executivo está em tramitação

Paralelamente, segue em análise na Câmara o Projeto de Lei Complementar nº 13/2025, enviado pelo prefeito Eduardo Paes em março. A proposta original previa a transformação da Guarda Municipal em uma nova estrutura, denominada Força de Segurança Municipal, com a criação de um grupo de elite — a Força de Segurança Armada — composto por guardas concursados e agentes temporários, com contratos de até seis anos.

A previsão da Prefeitura era formar 600 agentes armados por semestre, com a primeira turma concluindo o treinamento entre o final de 2025 e o início de 2026. O objetivo era alcançar o total de 4.200 agentes atuando armados até o final de 2028, com parte dessas vagas ocupadas por contratados temporários. No entanto, esse modelo enfrenta resistência no Legislativo.

Divergências e debate

Um dos pontos mais polêmicos do projeto é justamente a contratação de agentes temporários. Diversos vereadores consideram essa medida inconstitucional e defendem a ampliação do efetivo por meio de concursos públicos.

Outro ponto controverso é a limitação do uso de armas apenas durante o horário de serviço, com a exigência de que o armamento seja acautelado ao fim do expediente. Alguns parlamentares argumentam que isso exporia os agentes a riscos, especialmente no trajeto de casa para o trabalho e vice-versa.

Há ainda discussões em torno da implementação do uso de câmeras corporais por guardas armados — proposta defendida por setores mais à esquerda da Câmara, mas não prevista no texto original do Executivo. Outra ala da Casa defende que toda a Guarda Municipal seja armada, e não apenas um grupamento específico.

A expectativa é que os debates se intensifiquem após o feriado, com apresentação de novas emendas ao projeto do Executivo.

Histórico e contexto

A proposta aprovada nesta terça-feira é um substitutivo a um projeto de emenda à Lei Orgânica apresentado em 2018, que chegou a entrar em pauta 23 vezes sem ser votado. A primeira votação do texto atual ocorreu em 1º de abril, quando também foi aprovado por 43 votos a 7, com uma abstenção.

O avanço da proposta na Câmara ocorre após o prefeito Eduardo Paes retirar um projeto anterior, que previa a criação de uma nova Força de Segurança Municipal, autônoma em relação à Guarda Municipal — proposta que enfrentou críticas entre os vereadores, especialmente pelo modelo de contratação temporária.

A regulamentação final da proposta aprovada dependerá agora do consenso entre Legislativo e Executivo sobre o modelo de estrutura e operação da Guarda Municipal armada.


Compartilhe
Nova Iguaçu amplia acesso à leitura com livros gratuitos

Nova Iguaçu amplia acesso à leitura com livros gratuitos

julho 25, 2025

Compartilhe A cidade de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, vem intensificando as ações de incentivo à leitura com a instalação de totens para retirada e doação gratuita de livros em diversos pontos do município. A iniciativa faz parte do projeto “Livros para Voar”, promovido pela Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (FENIG), por meio

Velório de Preta Gil terá cortejo e ruas fechadas no Centro do Rio

Velório de Preta Gil terá cortejo e ruas fechadas no Centro do Rio

julho 25, 2025

Compartilhe O velório da cantora Preta Gil será realizado nesta sexta-feira (25), das 9h às 13h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com acesso aberto ao público. A cerimônia conta com um esquema especial de trânsito e segurança montado pela Prefeitura do Rio. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do

Rio registra queda nos roubos de veículos em 2025

Rio registra queda nos roubos de veículos em 2025

julho 24, 2025

Compartilhe O Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou, nesta semana, dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) que apontam uma redução de 15,2% nos roubos de veículos no mês de junho de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram registradas 1.896 ocorrências contra 2.237 em junho de 2024. No acumulado

Polícia Civil investiga morte de adolescente em São João de Meriti

Polícia Civil investiga morte de adolescente em São João de Meriti

julho 24, 2025

Compartilhe A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga as circunstâncias da morte de Lucas Thompson da Silva, de 13 anos, ocorrida na noite desta quarta-feira (23), na região da Vila Tiradentes, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as

Polícia Civil faz operação contra suspeitos de atentado a Vinicius Drumond

Polícia Civil faz operação contra suspeitos de atentado a Vinicius Drumond

julho 24, 2025

Compartilhe A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta quinta-feira (24), uma operação para prender os suspeitos de envolvimento no atentado contra Vinicius Drumond, ocorrido no dia 11 de julho na Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital. Segundo as investigações, Drumond seria um dos integrantes da nova cúpula do jogo do bicho no

Líder de facção criminosa do Maranhão é preso em São Gonçalo

Líder de facção criminosa do Maranhão é preso em São Gonçalo

julho 24, 2025

Compartilhe A Polícia Civil prendeu, nesta quinta-feira (24), um dos principais líderes de uma organização criminosa com atuação no Maranhão. O suspeito foi localizado no bairro Mutuapira, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A operação foi conduzida por agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), em parceria com a Polícia

Ônibus pega fogo e interdita via no Leblon

Ônibus pega fogo e interdita via no Leblon

julho 24, 2025

Compartilhe Um ônibus pegou fogo na manhã desta quarta-feira (24), na Rua San Martin, no bairro do Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 9h45, com equipes do quartel da Gávea mobilizadas para combater as chamas. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio”

Gripe aviária é confirmada em galinhas-d’Angola no BioParque do Rio

Gripe aviária é confirmada em galinhas-d’Angola no BioParque do Rio

julho 23, 2025

Compartilhe Exames realizados pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, confirmaram a presença do vírus da Influenza Aviária (H5N1) nas quatro galinhas-d’Angola que morreram no BioParque do Rio de Janeiro na última semana. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias

Maricá: Incubadora de Robótica abre 550 vagas remanescentes para cursos gratuitos

Maricá: Incubadora de Robótica abre 550 vagas remanescentes para cursos gratuitos

julho 23, 2025

CompartilheA Incubadora de Robótica de Maricá abriu 550 vagas remanescentes para cursos gratuitos nas áreas de tecnologia, inovação e criatividade. As matrículas presenciais poderão ser realizadas nos dias 24 e 25 de julho, das 9h às 18h30, nos polos do Centro e de Inoã. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do

Homem é preso por importação ilegal de acessórios de fuzil na Zona Norte do Rio

Homem é preso por importação ilegal de acessórios de fuzil na Zona Norte do Rio

julho 23, 2025

Compartilhe A Polícia Federal prendeu, na tarde desta terça-feira (22), um homem em flagrante por importação ilegal de acessórios para fuzil. A ação ocorreu no bairro de Bonsucesso, na Zona Norte do Rio de Janeiro, após o suspeito retirar encomendas em uma agência dos Correios. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias

Anterior Próximos