Câmara do Rio aprova armamento da Guarda Municipal em segunda votação

abril 16, 2025

Compartilhe

A Câmara Municipal do Rio aprovou, nesta terça-feira (15), em segunda discussão, a proposta de emenda à Lei Orgânica que autoriza o uso de armas de fogo por agentes da Guarda Municipal. O texto foi aprovado por 43 votos favoráveis e 7 contrários. A nova legislação modifica a Lei Orgânica do Município, marco jurídico fundamental da cidade, e não depende de sanção do prefeito Eduardo Paes (PSD) para entrar em vigor.

De acordo com o substitutivo apresentado pelo vereador Dr. Gilberto (Solidariedade), os guardas deverão passar por treinamento específico para o uso de armamento letal. O projeto também prevê o uso de equipamentos não letais como forma de evitar agressões.

Com a alteração, a Guarda Municipal passa a ter permissão para exercer ações de segurança pública, incluindo o policiamento ostensivo, preventivo e comunitário, respeitando as competências dos demais órgãos de segurança.

Apesar da aprovação da emenda à Lei Orgânica, a aplicação prática da medida depende da votação de um Projeto de Lei Complementar que regulamentará o uso das armas por parte da corporação. A intenção da Câmara é concluir essa etapa até o recesso parlamentar de julho.

Projeto do Executivo está em tramitação

Paralelamente, segue em análise na Câmara o Projeto de Lei Complementar nº 13/2025, enviado pelo prefeito Eduardo Paes em março. A proposta original previa a transformação da Guarda Municipal em uma nova estrutura, denominada Força de Segurança Municipal, com a criação de um grupo de elite — a Força de Segurança Armada — composto por guardas concursados e agentes temporários, com contratos de até seis anos.

A previsão da Prefeitura era formar 600 agentes armados por semestre, com a primeira turma concluindo o treinamento entre o final de 2025 e o início de 2026. O objetivo era alcançar o total de 4.200 agentes atuando armados até o final de 2028, com parte dessas vagas ocupadas por contratados temporários. No entanto, esse modelo enfrenta resistência no Legislativo.

Divergências e debate

Um dos pontos mais polêmicos do projeto é justamente a contratação de agentes temporários. Diversos vereadores consideram essa medida inconstitucional e defendem a ampliação do efetivo por meio de concursos públicos.

Outro ponto controverso é a limitação do uso de armas apenas durante o horário de serviço, com a exigência de que o armamento seja acautelado ao fim do expediente. Alguns parlamentares argumentam que isso exporia os agentes a riscos, especialmente no trajeto de casa para o trabalho e vice-versa.

Há ainda discussões em torno da implementação do uso de câmeras corporais por guardas armados — proposta defendida por setores mais à esquerda da Câmara, mas não prevista no texto original do Executivo. Outra ala da Casa defende que toda a Guarda Municipal seja armada, e não apenas um grupamento específico.

A expectativa é que os debates se intensifiquem após o feriado, com apresentação de novas emendas ao projeto do Executivo.

Histórico e contexto

A proposta aprovada nesta terça-feira é um substitutivo a um projeto de emenda à Lei Orgânica apresentado em 2018, que chegou a entrar em pauta 23 vezes sem ser votado. A primeira votação do texto atual ocorreu em 1º de abril, quando também foi aprovado por 43 votos a 7, com uma abstenção.

O avanço da proposta na Câmara ocorre após o prefeito Eduardo Paes retirar um projeto anterior, que previa a criação de uma nova Força de Segurança Municipal, autônoma em relação à Guarda Municipal — proposta que enfrentou críticas entre os vereadores, especialmente pelo modelo de contratação temporária.

A regulamentação final da proposta aprovada dependerá agora do consenso entre Legislativo e Executivo sobre o modelo de estrutura e operação da Guarda Municipal armada.


Compartilhe
Itaboraí amplia vacinação contra a dengue para jovens de até 18 anos

Itaboraí amplia vacinação contra a dengue para jovens de até 18 anos

junho 27, 2025

Compartilhe A partir de 30 de junho, crianças e adolescentes entre 10 e 18 anos serão incluídos na estratégia de imunização.  ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou a ampliação da

São Gonçalo: HCCOR atinge marco de mil cirurgias cardíacas

São Gonçalo: HCCOR atinge marco de mil cirurgias cardíacas

junho 27, 2025

Compartilhe O Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), localizado no bairro Lagoinha, em São Gonçalo, atingiu no último dia 18 a marca de mil cirurgias cardíacas realizadas desde sua inauguração, em dezembro de 2022. O marco foi alcançado com a cirurgia de revascularização do miocárdio (ponte de safena) realizada no motorista de aplicativo Alexander

Fluminense empata e garante vaga nas oitavas do Mundial de Clubes

Fluminense empata e garante vaga nas oitavas do Mundial de Clubes

junho 25, 2025

Compartilhe O Fluminense está classificado para as oitavas de final do Mundial de Clubes da FIFA. A equipe carioca empatou sem gols com o Mamelodi Sundowns, nesta quarta-feira (25), no Hard Rock Stadium, em Miami, pela última rodada da fase de grupos. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e

Niterói decreta luto oficial de três dias pela morte de Juliana Marins, vítima de acidente na Indonésia

Niterói decreta luto oficial de três dias pela morte de Juliana Marins, vítima de acidente na Indonésia

junho 25, 2025

Compartilhe A Prefeitura de Niterói decretou luto oficial de três dias em memória da jovem Juliana Marins, de 26 anos, natural da cidade, que faleceu após sofrer uma queda durante uma trilha no Monte Rinjani, na Indonésia. A medida foi anunciada pelo prefeito Rodrigo Neves e publicada no Diário Oficial do Município nesta terça-feira (24).

Acidente complica trânsito na BR-101 em Itaboraí nesta quarta (25)

Acidente complica trânsito na BR-101 em Itaboraí nesta quarta (25)

junho 25, 2025

Compartilhe Um acidente envolvendo uma carreta interditou a faixa da direita da BR-101, sentido Rio de Janeiro, na altura do KM 293, em Itaboraí. O trânsito ficou lento entre os KMs 291 e 293, segundo a concessionária Arteris Fluminense. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias

Flamengo fica no empate com LAFC e enfrentará o Bayern nas oitavas

Flamengo fica no empate com LAFC e enfrentará o Bayern nas oitavas

junho 25, 2025

Compartilhe Já classificado para as oitavas de final e com a liderança do Grupo D garantida, o Flamengo empatou por 1 a 1 com o Los Angeles FC, na noite desta terça-feira (24), no Camping World Stadium, em Orlando, na Flórida, em partida válida pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo

São Gonçalo: Suspeito é detido por populares após tentativa de assalto a barbearia

São Gonçalo: Suspeito é detido por populares após tentativa de assalto a barbearia

junho 24, 2025

Compartilhe Um homem foi detido por populares após uma tentativa frustrada de assalto a uma barbearia, na tarde desta terça-feira (24), no bairro de Alcântara, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! Segundo relatos

Saquarema: Ventos fortes derrubam estrutura do circuito SWL Brasil de surfe

Saquarema: Ventos fortes derrubam estrutura do circuito SWL Brasil de surfe

junho 24, 2025

Compartilhe As fortes rajadas de vento que atingiram Saquarema nesta terça-feira (24) causaram transtornos na Praia de Itaúna, onde está sendo realizado o circuito SWL Brasil de surfe. De acordo com a organização do evento, a ventania derrubou o portão principal de acesso à praia. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias

Morte de Juliana Marins gera comoção e repercussão nas redes sociais

Morte de Juliana Marins gera comoção e repercussão nas redes sociais

junho 24, 2025

CompartilheA morte da brasileira Juliana Marins, que estava desaparecida após cair em uma trilha na Indonésia, gerou ampla repercussão nas redes sociais e comoção entre internautas no Brasil e no exterior. O corpo da turista foi localizado sem vida nesta terça-feira (24), após dias de buscas pelas autoridades locais. ✅ Clique aqui para seguir o canal

São Gonçalo: Operação contra monopólio ilegal de internet

São Gonçalo: Operação contra monopólio ilegal de internet

junho 24, 2025

CompartilheA Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou, na manhã desta terça-feira (24), uma operação contra provedores clandestinos de internet supostamente ligados ao crime organizado. A ação, denominada “Operação Cabo de Guerra”, registrou confronto armado no bairro Jardim Catarina, em São Gonçalo. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e

Anterior Próximos