Casos de metanol no Rio aumentam e alerta à população é reforçado

outubro 8, 2025

Compartilhe

O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira (8), que subiu para cinco o número de casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado do Rio de Janeiro. Os registros envolvem moradores de Cabo Frio (2 casos), São Pedro da Aldeia (1), Cantagalo (1) e Volta Redonda (1). Todos os pacientes estão sendo acompanhados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS/SES-RJ). A suspeita registrada anteriormente em Niterói foi descartada após análise laboratorial.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

O metanol é um álcool de uso industrial, encontrado em solventes e combustíveis, e altamente tóxico quando ingerido. No organismo, ele se transforma em substâncias que podem causar danos graves ao fígado, medula, cérebro e nervo óptico, com risco de cegueira, coma e morte, além de possíveis complicações pulmonares e renais.

O Ministério da Saúde orienta que pessoas que apresentem visão turva, dor abdominal ou sintomas semelhantes à gastrite após o consumo de bebidas alcoólicas procurem atendimento médico imediato.

Na última segunda-feira (6), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) iniciou a aquisição de kits de tratamento para intoxicação por metanol e recebeu a primeira remessa de etanol farmacêutico enviada pelo ministério, para agilizar o atendimento dos casos suspeitos.

Em todo o país, foram notificadas 259 ocorrências de intoxicação relacionadas ao consumo de bebidas adulteradas — 24 confirmadas, 235 em investigação e 145 descartadas. O boletim nacional também aponta cinco mortes em São Paulo.

A SES-RJ informou que todas as medidas de vigilância estão sendo adotadas e reforçou o alerta à população para evitar o consumo de bebidas de procedência desconhecida.


Compartilhe

How To Love Yourself, Even When No One Else Seems To

outubro 18, 2019

CompartilheWhoever said “It’s not about the destination. It’s the journey” never flew on a long haul flight. Those flights can be painful, tiresome, jet-lagging, and not to mention absolutely boring despite whatever Disney movie is playing above you on the TV screen. As someone who has flown from Europe to the USA countless times, I’ve

Anterior