A Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio) realizará, neste sábado (15), uma operação teste que implantará uma ciclofaixa temporária conectando o Centro do Rio à Zona Sul. A iniciativa, prevista para funcionar das 8h às 16h, aproveitará o feriado da Proclamação da República para avaliar a circulação de ciclistas no trecho.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
Ao todo, serão implantados cerca de dez quilômetros de ciclofaixa temporária, integrando-se aos 7,3 quilômetros de ciclovias já existentes entre as regiões. O percurso permitirá o deslocamento contínuo entre a Praça Mauá e a orla do Leblon. A nova estrutura ocupará uma faixa próxima ao canteiro central da pista da orla, em direção aos prédios. Serão 2,7 quilômetros de ciclofaixa no Centro e 7 quilômetros na Zona Sul.
O trajeto terá início na Praça Mauá e seguirá pela Avenida Rio Branco até a Rua Nilo Peçanha. A partir daí, os ciclistas utilizarão a ciclovia já existente no Aterro do Flamengo, Enseada de Botafogo e Avenida Princesa Isabel. Em seguida, a ciclofaixa volta a ser implantada na Avenida Atlântica, passando pela Rua Francisco Otaviano e pela Avenida Vieira Souto, até o fim da Avenida Delfim Moreira, no Leblon. O espaço será exclusivo para bicicletas tradicionais e elétricas.
Segundo o presidente da CET-Rio, Luiz Eduardo Oliveira, o objetivo da operação é ampliar as opções de mobilidade ativa, conectar áreas de lazer e garantir condições mais seguras para ciclistas e pedestres. Além das praias na Zona Sul, o trecho inicial da Praça Mauá também deverá atrair quem deseja aproveitar o circuito cultural, que inclui o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio.
“O objetivo é expandir o espaço de utilização de bicicletas, conectar as áreas de lazer da cidade e estabelecer condições seguras para ciclistas e pedestres.” destaca Luíz Eduardo Oliveira, presidente da CET-Rio.
A operação contará com 1.700 cones, 440 bombonas e 150 gradis, além do apoio de agentes da CET-Rio, da Guarda Municipal e das subprefeituras do Centro e da Zona Sul. Eles atuarão em pontos estratégicos para orientar motoristas e ciclistas durante o teste.
Caso aprovada, a proposta será aplicada apenas aos domingos e feriados. Oliveira afirma que ainda não há previsão para implantação definitiva e que novos testes devem ser feitos em outras regiões da cidade, considerando a agenda de eventos e a necessidade de adaptação.
— Ainda não há previsão de implantar de forma definitiva a proposta. Outros testes em outras regiões serão realizados. O desafio é conciliar com a já enorme agenda de eventos da cidade — diz Oliveira. — O comportamento em domingos e feriados permite que o teste ocorra sem grandes impactos. O contexto vai gerar um período de adaptação, mas entendemos ser adequado. Equipes da CET-Rio estarão por todo o trecho medindo esses impactos e realizando ajustes quando necessário.
A CET-Rio informou também que o estacionamento será proibido nos dias de área de lazer na orla de Ipanema e Leblon.
A divulgação da iniciativa nas redes sociais gerou opiniões divididas. Enquanto alguns elogiaram o projeto, outros cobraram ações semelhantes na Zona Norte. O presidente da CET-Rio afirmou que a região será estudada e destacou que há previsão de implantação de 50 quilômetros de novas ciclovias e ciclofaixas na cidade.