Comitê de Chuvas RJ garante apoio logístico, auxílio humanitário e ações preventivas para minimizar impacto dos temporais

março 24, 2024

Compartilhe

Tecnologia, trabalho de integração e inteligência contribuem para pronta resposta em todos os municípios atingidos

Atenção integral aos municípios fluminenses, com trabalho integrado e de inteligência. Assim o Governo do Estado atua com uma força-tarefa, envolvendo diferentes secretarias e órgãos estaduais, para atender as cidades afetadas pelas fortes chuvas das últimas 48 horas. Com um efetivo de mais de 2 mil militares do Corpo de Bombeiros por dia, e 440 viaturas, foram resgatadas mais de 90 pessoas com vida em cerca de 100 ocorrências. Também foram mobilizados 730 equipamentos e maquinários para ajudar nas operações. As condições meteorológicas são acompanhadas em tempo real, em todo o estado, para monitorar as cidades que apresentam previsão de maior índice pluviométrico.

– O investimento que fizemos em tecnologia e nossas ações preventivas e de planejamento para atender às prefeituras e à população possibilitaram pronta resposta para minimizar os impactos e salvar vidas. Começamos esse trabalho há mais de 72 horas e estamos trabalhando incansavelmente, com reforços nas nossas equipes. De acordo com as previsões do Cemaden, deslocamos maquinário e profissionais para ajudar a população afetada e os municípios. Seguiremos trabalhando sem interrupção – pontuou o governador Cláudio Castro.

O trabalho do Corpo de Bombeiros conta com 40 militares especializados em salvamento em desastres, além de cães farejadores do canil da corporação para auxiliar nas buscas. Em Petrópolis, por exemplo, esse reforço com os cães foi primordial para resgatar, neste sábado (23/03), com vida, uma menina de quatro anos que que estava sob escombros por 16 horas no bairro Independência. O mesmo aconteceu em Teresópolis. Ao todo, foram contabilizadas oito mortes no estado, sendo quatro em Petrópolis, duas em Teresópolis, uma em Arraial do Cabo, e uma em Duque de Caxias.

Atuação em diferentes frentes

Entre os 730 equipamentos e maquinários disponíveis, estão caminhões, retroescavadeiras e tratores, além de 19 embarcações, que foram mobilizadas para atender os municípios fluminenses. E na Baixada Fluminense, o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) colocou um total de 19 bombas para funcionamento emergencial – 13 no Canal do Outeiro, em Belford Roxo, e outras seis no Canal do Pilar, em Duque de Caxias.

Programa do INEA, o Limpa Rio, que realiza ações de prevenção em rios de todo o estado, trabalha, também, para reduzir os danos causados pelas chuvas que afetam o território fluminense desde sexta-feira. O programa, nos últimos dois anos, já realizou a limpeza e o desassoreamento de aproximadamente 2.592.400 metros cúbicos de sedimentos em 800 corpos hídricos em uma extensão de 613 quilômetros de extensão.

Auxílio Humanitário

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos montou uma base no Norte do estado para atender a região e também no Noroeste, onde há previsão de chuva forte nesta madrugada. Insumos foram transportados para essas localidades e serão liberados de acordo com a necessidade dos municípios. Ao todo, a pasta já distribuiu mais de 5.000 insumos e 2.400 quentinhas para os municípios de Petrópolis, Magé, Teresópolis, Campos dos Goytacazes, Bom Jesus de Itabapoana e Cachoeiras de Macacu.
O Governo do Estado também criou o Comitê SOS Chuvas para acompanhar a situação dos municípios atingidos pelas fortes tempestades. Integram a força-tarefa a Fundação Leão XIII, os programas RJ Para Todos e Segurança Presente, a Secretaria de Estado de Governo, além da Secretaria de Estado da Mulher, a Subsecretaria de Políticas Inclusivas e o RioSolidario.

O RioSolidario, além de ser um ponto de coleta, e contando com arrecadação da Fundação Leão XIII e doações de parceiros, destinou cerca de 5.800 itens como alimentos, água, kits de limpeza e higiene, fraldas infantis, leite em pó e colchonetes, para os municípios de Teresópolis e Magé neste sábado (23/03). Mais municípios serão contemplados nos próximos dias.

Reforço na saúde

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) enviou medicamentos, como analgésicos e antibióticos, máscaras, luvas, catéteres, ataduras, seringas, agulhas, entre diversos outros insumos, para municípios afetados pelas chuvas. Equipes, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na pasta também foram enviadas para as cidades mais impactadas.

Pontos de apoio

Todas as escolas da Secretaria de Estado de Educação estão de prontidão para serem abertas a qualquer momento, caso seja necessário. Até o momento, um total de sete unidades estão acolhendo pessoas desabrigadas nos municípios de Petrópolis, Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Bom Jesus de Itabapoana, Itaperuna e Campos dos Goytacazes. Ao todo, são 29 pessoas abrigadas em Duque de Caxias.

Previsão do tempo

As regiões Serrana e Norte registraram os maiores acumulados pluviométricos das últimas 24 horas. Na cidade de Petrópolis, o índice ficou acima de 300mm e permanece em risco hidrológico muito alto. Já Teresópolis, Bom Jesus do Itabapoana, Campos dos Goytacazes e Magé computaram 200mm, mas todos os municípios estão sendo monitorados.

A previsão meteorológica do Cemaden aponta para céu nublado a encoberto com previsão de pancadas de chuva moderada a forte em todo o estado a qualquer momento, principalmente nas regiões Norte e Noroeste.

Apresentam risco hidrológico muito alto os municípios: Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Teresópolis, Campos dos Goytacazes, Bom Jesus do Itabapoana, Magé e Petrópolis. Já o risco geológico está muito alto nos seguintes municípios: Campos dos Goytacazes, Bom Jesus do Itabapoana, Petrópolis, Magé e Teresópolis.


Compartilhe
Projeto de Educação Sanitária segue em expansão nas escolas das áreas rurais de Itaboraí

Projeto de Educação Sanitária segue em expansão nas escolas das áreas rurais de Itaboraí

abril 6, 2024

CompartilheAtivo no município desde 2021, o Projeto de Educação Sanitária nas Escolas Rurais (PESER) segue em expansão em Itaboraí. Neste ano, serão contemplados 168 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental de sete unidades escolares. Uma das novidades para esse ano é a implementação do Projeto de Educação Sanitária nas Escolas para Prevenção da Influenza

RJ volta a registrar casos de dengue tipo 3 após 17 anos

RJ volta a registrar casos de dengue tipo 3 após 17 anos

abril 5, 2024

CompartilheA Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou nesta sexta-feira (05) os dois primeiros casos de dengue sorotipo 3 neste ano. O estado não registrava este tipo da doença desde 2007. As vítimas são uma mulher, de 39 anos, moradora de Paraty, na Costa Verde; e uma criança, de 1 ano, de Maricá,

Mulher fica gravemente ferida após ataque de cães da raça Pitbull em Saquarema

Mulher fica gravemente ferida após ataque de cães da raça Pitbull em Saquarema

abril 5, 2024

Compartilhe A escritora Roseana Murray foi vítima de um ataque de pitbulls enquanto caminhava na manhã desta sexta-feira (05/04) no bairro Gravatá, em Saquarema, região dos lagos do Rio de Janeiro. Segundo informações, ela foi arrastada pelos três cães, que a deixaram desacordada. O socorro foi acionado e a escritora foi resgatada com auxílio de

MPRJ denuncia e obtém a prisão de padre por importunação sexual e estupro de vulnerável

MPRJ denuncia e obtém a prisão de padre por importunação sexual e estupro de vulnerável

abril 5, 2024

CompartilheO Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Promotoria de Justiça de Investigação Penal de Nova Friburgo, denunciou o padre Alexandre Paciolli Moreira de Oliveira, conhecido como padre Alexandre Paciolli, pelos crimes de importunação sexual e estupro de vulnerável, cometidos contra uma mesma mulher, em agosto de 2022 e janeiro

Polícia Civil prende mais um envolvido em homicídio de motorista de aplicativo

Polícia Civil prende mais um envolvido em homicídio de motorista de aplicativo

abril 5, 2024

Compartilhe Policiais civis da 50ª DP (Itaguaí) prenderam, na noite desta quinta-feira (04/04), o homem suspeito de matar um motorista de aplicativo. Ele foi capturado em Inhaúma, Zona Norte da capital. O crime ocorreu em janeiro deste ano. O corpo de Marcelo Cordeiro Oliveira foi encontrado em um valão, em Rio das Pedras, na Zona

Niterói suspende aulas em 13 escolas devido ao problema no abastecimento de água

Niterói suspende aulas em 13 escolas devido ao problema no abastecimento de água

abril 4, 2024

CompartilheNiterói optou por suspender as aulas em 13 escolas nesta sexta-feira (5), enquanto São Gonçalo cancelou em todas as unidades da rede municipal. A medida em Niterói foi tomada em resposta ao corte no fornecimento de água na cidade. A lista das escolas afetadas foi divulgada nas redes sociais da Prefeitura de Niterói na noite

Força-tarefa do Governo do Estado investiga contaminação do Sistema Imunana-Laranjal

Força-tarefa do Governo do Estado investiga contaminação do Sistema Imunana-Laranjal

abril 4, 2024

Compartilhe Inea, Cedae e Polícia Civil buscam origem do poluente que provocou a suspensão do abastecimento para dois milhões de pessoas O Governo do Estado tomou providências, desde as primeiras horas de quarta-feira (03/04), para proteger a população de municípios da Região Metropolitana contra a contaminação por tolueno, que levou à paralisação do Sistema Imunana-Laranjal.

Niterói Presente prende homem por furtar bicicletas

Niterói Presente prende homem por furtar bicicletas

abril 4, 2024

Compartilhe Policiais do Segurança Presente prenderam um homem por furtar bicicletas e apreenderam um alicate, nesta quinta-feira (04), na Rua Miguel de Frias, em Icaraí, Niterói. Os agentes avistaram dois suspeitos sentados em frente a uma academia e, ao abordá-los, descobriram que um deles estava com um alicate e havia acabado de cortar o cadeado

Correios divulga cronograma previsto para concurso público

Correios divulga cronograma previsto para concurso público

abril 4, 2024

Compartilhe Início da contratação de aprovados está previsto para dezembro Os Correios, líderes no segmento logístico e de entrega de encomendas no Brasil e responsáveis pela atividade postal nacional, anunciam o cronograma previsto das próximas etapas do concurso público nacional da empresa, que foi apresentado em reunião para as federações representativas das empregadas e dos

RJ: Municípios da região metropolitana continuam sem água após interrupção causada por poluente, entenda!

RJ: Municípios da região metropolitana continuam sem água após interrupção causada por poluente, entenda!

abril 4, 2024

Compartilhe O sistema Imunana-Laranjal continua fora de operação na manhã desta quinta-feira (4/4) em razão de alteração da qualidade da água bruta (ainda não tratada) no manancial de captação. A Cedae tomou a medida às 5h59 de ontem (3/4) e acionou o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), que identificou despejo irregular de um produto químico