Conservatório de Música de Niterói completa 110 anos

maio 28, 2024

Compartilhe

Apresentação do Grupo de Choro CMN, com participação de alunos da parceria com o Programa Aprendiz, marca as celebrações

O Conservatório de Música de Niterói (CMN) completa 110 anos de atividades na próxima quarta-feira (29). A celebração que marca a data e reafirma o compromisso secular da instituição com a música acontecerá na sede da do CMN (Rua São Pedro, 96, Centro de Niterói).

O Grupo de Choro CMN, coordenado pelo professor Leonardo Paiva, irá se apresentar na ocasião. O grupo é um dos conjuntos do Departamento de Prática de Conjunto do Conservatório de Música de Niterói. Os integrantes são a mistura perfeita entre os alunos do CMN e do Programa Aprendiz Musical. Uma parceira estabelecida pela Prefeitura Municipal de Niterói.

A linguagem do Choro, gênero tipicamente brasileiro, é estudada nessa disciplina em seus detalhes e complexidades: articulações, contrapontos, acentuações, morfologia e harmonias. No repertório da apresentação, serão apresentados sucessos como “Garota de Ipanema” (Tom Jobim), “Brasileirinho” (Waldir de Azevedo) e “Feira de Mangaio” (Sivuca).

Integram o grupo o professor Leonardo Paiva (violão e piano), João Vitor Carvalho Maia (violão e cavaquinho), Samir Yesting Arce Castilho (violino), Gabriela Santiago (piano) e Livia Ferreira da Costa Bernardes (vocal).

A Orquestra de Sopros do Programa Aprendiz – que oferece aulas de diversos instrumentos no local – também participará da celebração. A Orquestra é o grupo de referência do programa focado nos instrumentos das famílias das madeiras e metais. Sob a regência do professor e maestro Gabriel Dellatorre, os alunos desenvolvem suas habilidades orquestrais, bem como interpretam um repertório eclético do erudito ao popular, passando por belas marchas e dobrados até a música folclórica e contemporânea. Tendo sido revitalizada em 2023, esta orquestra acolhe cerca de 40 jovens de 11 a 24 anos.

Para o secretário Executivo da Prefeitura de Niterói. André Diniz, é motivo de orgulho para a cidade ser a sede da instituição responsável pela formação de músicos durante mais de um século.

“É uma história muito relevante e o programa Aprendiz Musical faz parte dela, o que nos dá ainda mais satisfação. Desde o ano passado, quando oficializamos o fomento ao Conservatório de Música de Niterói e passamos a investir no custeio de aulas de música voltadas aos estudantes de escolas públicas municipais e jovens integrantes do Programa Aprendiz Musical, reconhecemos a importância da instituição para a cidade. E a função do poder público é incentivar tudo que há de bom na cultura da cidade, como o Conservatório de Música. A parceria com Aprendiz Musical nos traz um ganho imenso, com os alunos aprendendo a tocar cada vez melhor seus instrumentos”, considera André Diniz.

SOBRE O CONSERVATÓRIO DE MÚSICA DE NITERÓI

Tombado pelo município em 06/05/1992, o Conservatório, além das aulas e cursos de instrumentos, canto, teoria musical e musicalização infantil, com frequência abriga em suas dependências recitais de canto e de música instrumental. A casa onde funciona o CMN é considerada uma das mais significativas edificações residenciais do entorno do Jardim São João. Sua arquitetura é bastante representativa dos primeiros anos do século XX, na área urbana central da cidade.

Ao longo de seus 110 anos de história, o CMN vem, ininterruptamente, desempenhando sua missão: a de ensinar, educar e preparar crianças, jovens e todos os cidadãos para vida musical, seja ela como profissional ou diletante. A história do CMN confunde-se com a história de Niterói e, como reconhecimento aos serviços que presta à cultura, a cidade deu o nome de dois de seus fundadores, Maestro Felício Toledo e José Botelho, a ruas da cidade.

Em 1913, renomados músicos niteroienses, como Felício Toledo, José de Castro Botelho, Hernani Bastos, Alice Amarante e Felix Cordiglia Lavalle fundaram a Sociedade Symphonica Fluminense, cuja missão era a difusão da música de concerto, conhecida também como música clássica ou erudita. Conectados por essa ideia, instrumentistas profissionais, professores de música, amantes das artes, jornalistas, intelectuais e homens públicos promoveram o início de um grande movimento musical: a criação de uma orquestra permanente na cidade, sediada no Theatro Municipal João Caetano – TMJC, a promoção de séries de concertos e recitais com artistas nacionais e estrangeiros.

Essa ebulição cultural revelou a necessidade de se criar uma escola de música, um espaço formal de ensino de excelência para os jovens talentos que, até então, precisavam deslocar-se para a cidade do Rio de Janeiro. Foi assim que, na Assembleia Geral da Sociedade Symphonica Fluminense de 25 de janeiro de 1914, realizada no TMJC, foi fundado a Escola de Música de Niterói.

Alguns anos depois, em 18 de fevereiro de 1923 (lei 1645/1919), a primitiva escola de música foi transformada em Conservatório de Música do Estado do Rio, sob a presidência do maestro Hernani Bastos. Em 1926, Bastos foi substituído pelo maestro Felício Toledo.

O novo instituto musical funcionou provisoriamente na sede da Escola Thecnica Fluminense, à rua Rio Branco, 65. O CMN ocupou também uma casa na XV de Novembro 56, além de usar algumas dependências da ‘Casa Verdi’, loja de instrumentos de Eduardo Luiz Gomes. Apesar de uma Lei estadual de 1936, que obrigava o Estado a “prover condignas instalações”, foi a prefeitura da cidade que abrigou o CMN desde então. Seja ocupando provisoriamente o prédio do Theatro Municipal João Caetano, seja a partir de 1948, no atual prédio, em regime de concessão.

Em 1934, o CMN criou a Orquestra de Cordas. Em 1952, em convênio com o governo estadual, a Orquestra Sinfônica de Niterói, com 62 membros. Esta veio ocupar a lacuna criada com o fim da Orquestra Symphonica Fluminense. Visando a cultura musical no Estado do Rio de Janeiro, seguindo o exemplo de escolas superiores de outras cidades, o CMN criou em 1954 o Curso de Aperfeiçoamento de Piano, ou seja, o curso de formação de professores.

Em 1964, em meio às comemorações de seus 50 anos de atividades, a prefeitura renovou a cessão gratuita da casa, garantindo como compensação 150 bolsas de estudos anuais. Em 1965, o CMN foi elevado à categoria de escola de nível superior, por meio de um convênio (Decreto nº 55.913/65) assinado com a UFERJ – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro -, hoje UFF. O convênio foi encerrado em 1975, mas o CMN continuou a oferecer seus cursos superiores até a década de 2010.

Em 1994, o CMN fundou a Camerata Acadêmica, a princípio formada exclusivamente por seus alunos. Já sua Orquestra de Sopros, um dos conjuntos representativos do CMN, é formada por alunos do Cursos de Formação Musical e por músicos convidados. A Orquestra de Acordeões teve início no ano de 2012, com a ideia do professor Waldenir Duarte de reunir alunos e convidados para preservar a prática do instrumento e desenvolver a versatilidade do acordeon, tocando ritmos diversos, além do nosso tradicional forró.


Compartilhe
Belford Roxo: MP denuncia oito pessoas por compra de votos nas eleições municipais

Belford Roxo: MP denuncia oito pessoas por compra de votos nas eleições municipais

setembro 11, 2025

CompartilheO Ministério Público Eleitoral (MPE) denunciou oito pessoas por associação criminosa e corrupção eleitoral em um esquema de compra de votos durante as últimas eleições municipais em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Segundo as investigações, candidatos a vereador chegaram a oferecer até R$ 100 a eleitores em troca de apoio nas urnas. ✅Clique aqui para

Você sabia que o Rio tem parques com cachoeira, shows de luzes e até piscina pública?

Você sabia que o Rio tem parques com cachoeira, shows de luzes e até piscina pública?

setembro 10, 2025

CompartilheA Prefeitura do Rio disponibiliza à população diversos parques públicos com infraestrutura voltada para atividades de lazer, esporte e convívio social. Os espaços, distribuídos por diferentes regiões da cidade, podem ser acessados por transporte público como trens e BRT, e reúnem opções para todas as idades. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info –

Governo do Rio envia à Alerj pacote de reestruturação da Polícia Civil

Governo do Rio envia à Alerj pacote de reestruturação da Polícia Civil

setembro 10, 2025

CompartilheA Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) analisa nesta quarta-feira (10), em regime de urgência, dois projetos enviados pelo governador Cláudio Castro que propõem mudanças na estrutura da Polícia Civil fluminense. As propostas — Projeto de Lei nº 6027/2025 e Projeto de Lei Complementar nº 39/2025 — abrangem a organização administrativa da corporação, a

Maricá aprova projeto que autoriza armamento da Guarda Municipal

Maricá aprova projeto que autoriza armamento da Guarda Municipal

setembro 10, 2025

CompartilheA Câmara de Vereadores de Maricá aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (9), o projeto de lei que autoriza o armamento da Guarda Municipal. Todos os 19 parlamentares presentes votaram a favor da proposta, que agora segue para sanção do prefeito Washington Quaquá. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e

Flamengo pede à ONU reconhecimento como “Nação simbólico-cultural”

Flamengo pede à ONU reconhecimento como “Nação simbólico-cultural”

setembro 10, 2025

CompartilheO Flamengo anunciou nesta terça-feira (9) o início de uma campanha para ser reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas) como a primeira “Nação simbólico-cultural” do mundo. O pontapé da iniciativa foi dado por Zico, maior ídolo e embaixador do clube, em um pronunciamento no Maracanã. “Se fôssemos um país, teríamos a 36ª maior população

Violência assusta moradores do Recreio com ataques na orla e no Terreirão

Violência assusta moradores do Recreio com ataques na orla e no Terreirão

setembro 10, 2025

CompartilheA noite de terça-feira (9) foi marcada por episódios de violência no Recreio dos Bandeirantes, Zona Sudoeste do Rio. Dois homens foram mortos e um adolescente ficou ferido em diferentes ocorrências registradas na região. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! Na orla,

Operação da PF mira possíveis desvios em contratos municipais de saúde no Rio

Operação da PF mira possíveis desvios em contratos municipais de saúde no Rio

setembro 10, 2025

CompartilheA Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (10) a Operação Antracito, que apura suspeitas de irregularidades em contratos firmados entre prefeituras do Rio de Janeiro e a organização social Prima Qualita Saúde. Os acordos, celebrados entre 2022 e 2024 para a gestão de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), somam cerca de R$ 1,6

Operação remove lava-jatos clandestinos em Manguinhos e provoca incêndio em entulhos

Operação remove lava-jatos clandestinos em Manguinhos e provoca incêndio em entulhos

setembro 10, 2025

CompartilheA Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) realizou, na manhã desta quarta-feira (10), uma operação na Rua Leopoldo Bulhões, em Manguinhos, Zona Norte do Rio, para remover lava-jatos clandestinos instalados na via e construções irregulares erguidas sob a linha metroviária. A ação contou com o apoio da Polícia Militar e de outros órgãos municipais. Clique

Incêndio em Irajá deixa um morto, paralisa Linha 2 do metrô e afeta fornecimento de energia

Incêndio em Irajá deixa um morto, paralisa Linha 2 do metrô e afeta fornecimento de energia

setembro 9, 2025

CompartilheUm incêndio de grandes proporções atingiu a Estrada Pedro Borges de Freitas, em Irajá, Zona Norte do Rio de Janeiro, na tarde desta terça-feira (9). De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao menos uma pessoa morreu. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu

STF mantém partilha de royalties e rejeita recurso de três municípios contra Niterói

STF mantém partilha de royalties e rejeita recurso de três municípios contra Niterói

setembro 8, 2025

CompartilheO Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou nesta semana o recurso apresentado pelas prefeituras de São Gonçalo, Magé e Guapimirim, que buscavam ampliar sua participação na divisão dos royalties do petróleo. A decisão foi tomada pelo ministro Edson Fachin, vice-presidente da Corte e relator do caso, e acompanhada por nove ministros. Apenas o presidente, Luís Roberto

Anterior Próximos