O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (CREA-RJ) realiza uma operação de fiscalização nos barracões das 12 escolas de samba do Grupo Especial, localizados na Cidade do Samba, no bairro da Gamboa, Zona Portuária do Rio nesta segunda-feira (27), às 14h.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
A ação será liderada pelo presidente do Conselho, engenheiro Miguel Fernández, e tem como principal objetivo coibir o exercício ilegal da profissão de engenheiro e assegurar a segurança das instalações ligadas ao Carnaval.
“Nosso objetivo é garantir a segurança de todas as instalações relacionadas ao desfile das escolas de samba, a maior festa popular do mundo, antes, durante e depois da festa”, afirmou o presidente do CREA, Miguel Fernández, que no ano passado criou a Equipe de Trabalho de Grandes Eventos, que fiscalizou um total de 403 eventos em todo o Estado do Rio. A fiscalização registrou mais de 30 mil ações que resultaram em quase 3.000 autos de infrações.
A iniciativa integra o trabalho contínuo do CREA-RJ, que no ano passado criou a Equipe de Trabalho de Grandes Eventos. Em 2024, essa equipe fiscalizou 403 eventos em todo o estado, realizando mais de 30 mil ações que resultaram em cerca de 3 mil autos de infração.
Durante os preparativos para o Carnaval de 2024, a fiscalização constatou a atuação de 95 profissionais de engenharia em um total de 51 empresas registradas no Conselho. A operação contou com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), reforçando o compromisso com a segurança das obras e serviços.
Além de identificar possíveis irregularidades, o CREA-RJ destaca que a fiscalização tem um caráter orientativo, garantindo que os profissionais do sistema Confea/Crea sigam as normas técnicas e que a sociedade seja beneficiada com segurança e qualidade.