Deputado TH Joias é investigado por corrupção, tráfico e lavagem de dinheiro no RJ

setembro 3, 2025

Compartilhe

A Polícia Federal (PF), o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil prenderam, na manhã desta quarta-feira (3), o deputado estadual Thiego Raimundo dos Santos Silva (MDB), conhecido como TH Joias. O parlamentar é investigado por suspeita de tráfico de drogas, corrupção, lavagem de dinheiro e envolvimento na negociação de armas e acessórios para a facção criminosa Comando Vermelho (CV).

✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Inicialmente, agentes não encontraram o deputado em sua residência na Barra da Tijuca, mas ele foi localizado em outro condomínio de alto padrão no mesmo bairro. Ao todo, 18 pessoas eram alvo da operação, sendo que 14 já foram presas, incluindo:

Gabriel Dias de Oliveira, o Índio do Lixão – apontado como um dos chefes do CV;

Gustavo Steel – delegado da Polícia Federal;

Luiz Eduardo Cunha Gonçalves, o Dudu – assessor parlamentar de TH;

Thiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias – deputado estadual.

Até a última atualização, as defesas dos investigados não haviam se manifestado. A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) informou que prestou apoio às autoridades responsáveis, enquanto o MDB anunciou a expulsão do parlamentar de seus quadros.

A ação desta quarta-feira integra duas operações de investigações paralelas: Operação Zargun (Justiça Federal) e Operação Bandeirante (Justiça Estadual).

Um dos alvos de busca foi a própria Alerj. Segundo a PF, foi identificado “A organização infiltrava-se na administração pública para garantir impunidade e acesso a informações sigilosas, além de importar armas do Paraguai e equipamentos antidrone da China, revendidos até para facções rivais”, afirmou a PF.

Na frente federal, a PF cumpriu 18 mandados de prisão preventiva, 22 de busca e apreensão e determinou o sequestro de bens avaliados em R$ 40 milhões, com ordens expedidas pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2).

As investigações indicam que o grupo teria importado armas do Paraguai e equipamentos antidrone da China, revendendo-os até mesmo para facções rivais. Além disso, apontam para a infiltração de integrantes da organização em órgãos públicos, a fim de obter acesso a informações sigilosas e garantir impunidade.

Os investigados responderão por organização criminosa, tráfico internacional de drogas e armas, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.

Operação Bandeirante – Justiça Estadual

No âmbito estadual, a Procuradoria-Geral de Justiça do MPRJ denunciou TH Joias e outras quatro pessoas pelos crimes de associação para o tráfico de drogas e comércio ilegal de armas de uso restrito.

Segundo a denúncia, o grupo mantinha vínculos estáveis com o Comando Vermelho, atuando nos complexos da Maré, Alemão e em Parada de Lucas. A acusação descreve a intermediação de drogas, armas e equipamentos antidrone utilizados para dificultar operações policiais, além da movimentação de grandes quantias em espécie para financiar atividades criminosas.

A ação penal, proposta pelo procurador-geral de Justiça Antonio José Campos Moreira, resultou em quatro mandados de prisão e cinco de busca e apreensão, cumpridos na Barra da Tijuca, Freguesia e Copacabana.

Trajetória política e empresarial

TH Joias assumiu mandato na Alerj em junho de 2024, após a morte do deputado Otoni de Paula Pai. O primeiro suplente, Rafael Picciani, optou por permanecer na Secretaria de Esporte e Lazer do governo estadual, abrindo espaço para a posse de Thiego.

Antes da carreira política, o parlamentar se destacou como ourives e designer de joias, atividade iniciada na loja da família, em Madureira. Entre seus clientes, estão nomes como o funkeiro Poze do Rodo, o cantor L7 e o jogador Vini Jr.

A operação desta quarta foi conduzida pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Rio de Janeiro (Ficco/RJ), que reúne a PF, o Ministério Público Federal, a Polícia Civil do RJ e o MPRJ.

Nota da Alerj

“A Alerj tomou conhecimento na data de hoje da expedição de mandados de busca e apreensão em face do Deputado Estadual Thiego Santos, que foram cumpridos em seu gabinete.

As diligências foram acompanhadas pela Procuradoria da Casa Legislativa, que prestou apoio às autoridades competentes. A Alerj segue acompanhando o caso.”

Nota do MDB

“Diante das notícias de que o deputado suplente TH Joias está sendo procurado pela polícia, com mandado de prisão por suspeita de tráfico de drogas, corrupção e lavagem de dinheiro, além de negociar armas para o Comando Vermelho (CV), o MDB decidiu expulsar o parlamentar.

TH, que já não seguia a orientação partidária em seus posicionamentos e votações na Assembleia Legislativa do Rio, não fará mais parte dos nossos quadros.”


Compartilhe
Câmara do Rio aprova leis para incentivar turismo e diversificar experiências na cidade

Câmara do Rio aprova leis para incentivar turismo e diversificar experiências na cidade

setembro 26, 2025

CompartilheO turismo segue como um dos principais motores da economia carioca. No primeiro semestre de 2025, o setor movimentou R$ 14,5 bilhões e atraiu quase 7 milhões de visitantes, de acordo com dados do Observatório do Turismo. Desse total, 82,5% eram brasileiros e 17,5% estrangeiros. A arrecadação municipal com o Imposto Sobre Serviços (ISS) chegou

PF apreende meia tonelada de cocaína em carga de café no Porto do Rio

PF apreende meia tonelada de cocaína em carga de café no Porto do Rio

setembro 26, 2025

CompartilheA Polícia Federal apreendeu, na tarde desta quinta-feira, aproximadamente meia tonelada de cocaína durante fiscalização de rotina no Porto do Rio de Janeiro. A droga estava escondida em uma carga de exportação de sacas de café, com destino ao mercado internacional. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber

Rio prepara concessão de arenas olímpicas e Museu Olímpico à iniciativa privada

Rio prepara concessão de arenas olímpicas e Museu Olímpico à iniciativa privada

setembro 26, 2025

CompartilheNove anos após os Jogos de 2016, a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou a intenção de conceder à iniciativa privada a administração de três equipamentos esportivos localizados na Barra da Tijuca, além do recém-inaugurado Museu Olímpico. A proposta prevê que a empresa vencedora também realize melhorias no velódromo, em troca da possibilidade de explorar

O perigo escondido nas praias do interior o Rio de Janeiro

O perigo escondido nas praias do interior o Rio de Janeiro

setembro 25, 2025

CompartilheCosta Verde, Região dos Lagos e outras áreas litorâneas do estado do Rio encantam turistas com suas praias paradisíacas, mas escondem perigos como correntezas traiçoeiras, criminalidade crescente e poluição ambiental – riscos que exigem atenção redobrada. As praias do interior do Estado do Rio de Janeiro são conhecidas pela beleza natural e pelo grande fluxo

Operação policial na Vila Kennedy causa interdições na Avenida Brasil e suspensão de serviços públicos

Operação policial na Vila Kennedy causa interdições na Avenida Brasil e suspensão de serviços públicos

setembro 24, 2025

CompartilheA Polícia Militar realizou, na manhã desta quarta-feira (24), uma operação na comunidade da Vila Kennedy, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. De acordo com informações divulgadas pela corporação, a ação contou com equipes do 14º BPM (Bangu), do Comando de Operações Especiais (COE) e da Subsecretaria de Inteligência (SSI), em caráter considerado “emergencial”.

MPRJ e Polícia Civil cumprem mandados contra suspeitos de integrar “narcomilícia” no Norte Fluminense

MPRJ e Polícia Civil cumprem mandados contra suspeitos de integrar “narcomilícia” no Norte Fluminense

setembro 24, 2025

CompartilheO Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), em parceria com a Polícia Civil, deflagrou nesta quarta-feira uma operação para cumprir 13 mandados de prisão contra suspeitos de integrar um esquema de extorsão a comerciantes em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

Educação midiática: como proteger a saúde mental e combater a adultização precoce dos jovens

Educação midiática: como proteger a saúde mental e combater a adultização precoce dos jovens

setembro 24, 2025

CompartilheCrianças e adolescentes expostos a padrões irreais enfrentam sobrecarga emocional; escolas e famílias podem atuar juntas para ensinar uso consciente das mídias digitais e fortalecer a saúde mental  As redes sociais transformaram a forma como crianças e adolescentes se relacionam, aprendem e se expressam. Elas oferecem oportunidades de conexão e aprendizado, mas também expõem os

MPRJ denuncia 23 pessoas em esquema de “estelionato espiritual” em Niterói

MPRJ denuncia 23 pessoas em esquema de “estelionato espiritual” em Niterói

setembro 24, 2025

CompartilheO Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 1ª e da 2ª Promotorias de Justiça de Investigação Penal Territorial do Núcleo Niterói, deflagrou nesta quarta-feira (24) a Operação Blasfêmia, em parceria com a Polícia Civil. A ação teve como objetivo cumprir três mandados de busca e apreensão relacionados a um

Alerj aprova projeto que cria projeto de enfrentamento ao crime no Estado

Alerj aprova projeto que cria projeto de enfrentamento ao crime no Estado

setembro 23, 2025

CompartilheA Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o Projeto de Lei 5.908/25, de autoria do presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar (União). A proposta cria o Pacote de Enfrentamento ao Crime (PEC-RJ), um conjunto de medidas voltadas ao fortalecimento da segurança pública e ao reforço da efetividade penal no estado. A

Concurso público amplia quadro técnico da Niterói Prev

Concurso público amplia quadro técnico da Niterói Prev

setembro 23, 2025

CompartilheA Prefeitura de Niterói deu posse, nesta segunda-feira (22), a 25 servidores aprovados no primeiro concurso público da Niterói Prev, fundo de previdência municipal. A medida tem como objetivo fortalecer a estrutura administrativa do órgão, responsável pela gestão de um patrimônio previdenciário que ultrapassa R$ 2 bilhões. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info

Anterior Próximos