Detran-RJ implementa projeto piloto em Niterói para fortalecer a segurança nos emplacamentos
O Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ) iniciou um projeto piloto no posto de Niterói, visando aumentar a segurança no serviço de emplacamento de veículos. Utilizando inteligência artificial, o projeto busca evitar clonagem de carros e motocicletas, além de outras fraudes.
Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:
A nova tecnologia, que promete tornar o emplacamento mais seguro, verifica dados como numeração do chassi, marca, modelo, cor e placa dos veículos. Além disso, a identidade do proprietário é checada por meio de biometria facial. As informações são cruzadas em tempo real com o banco de dados do Detran e dos fabricantes. Quando alguma inconsistência é detectada, o emplacamento é imediatamente travado.
Todo o processo é realizado através de um telefone com acesso à internet, onde os dados são checados de forma automática, sem intervenção humana, o que dificulta a ocorrência de fraudes. O QR Code das placas é fotografado e enviado ao sistema para conferência imediata, assim como os dados do chassi e as características físicas do veículo.
A intenção do Detran-RJ é implementar essa tecnologia em todas as unidades das outras cidades, garantindo assim uma maior segurança em todo o estado. Segundo a instituição, todos os veículos emplacados em Niterói já estão sendo submetidos ao novo sistema.