O Dia da Independência do Brasil, celebrado neste domingo (7), contará com o tradicional desfile cívico-militar no Centro do Rio de Janeiro e será acompanhado por manifestações de diferentes grupos políticos. Para garantir a organização do trânsito durante o evento, o Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR-Rio) e a CET-Rio elaboraram um esquema especial de mobilidade, que inclui interdições, mudanças de circulação e suspensão de áreas de lazer e ciclismo.
✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
As alterações terão início às 2h30 da madrugada e se estenderão até 11h30, período de encerramento do desfile. O COR-Rio recomenda que motoristas evitem a região e utilizem rotas alternativas, como a Via Expressa do Porto (Avenida Rodrigues Alves), o Túnel Marcello Alencar e a Avenida General Justo.
A Área de Proteção ao Ciclismo de Competição (APCC) Porto – Circuito Marcos Hama e a área de lazer da Praça Cruz Vermelha terão funcionamento suspenso no domingo.
Interdições previstas (2h30 às 11h30)
As interdições incluem trechos da Avenida Presidente Vargas, Avenida Marechal Floriano, além de ruas do entorno, como Marquês de Sapucaí, Benedito Hipólito, Irineu Marinho, General Caldwell, Moncorvo Filho, entre outras. Também haverá bloqueios em importantes vias como Avenida Rio Branco, Avenida Almirante Barroso, Avenida Graça Aranha, Avenida Calógeras, Rua da Assembleia, além das praças Pio X, Cristiano Otoni, Duque de Caxias e adjacências.
Proibição de estacionamento
O estacionamento estará proibido em todas as vias interditadas a partir de 0h do dia 7 até o término do evento.
Alterações de tráfego
Inversão de sentido: Rua Visconde de Inhaúma, entre a Avenida Rio Branco e a Rua Primeiro de Março.
Duplo sentido temporário: Rua Primeiro de Março (entre Rua Visconde de Inhaúma e Rua da Assembleia) e Avenida Presidente Antônio Carlos (entre Rua da Assembleia e Avenida Almirante Barroso).
Recomendações da prefeitura
Evitar circular pela região durante as interdições.
Respeitar a sinalização e as orientações dos agentes de trânsito.
Priorizar o uso do transporte público.
Programação do desfile
O desfile contará com a participação da Marinha, Exército, Força Aérea, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Secretaria de Administração Penitenciária, além de escolas e entidades civis.
Entre as atrações previstas estão desfiles de tropas a pé, veículos blindados, motocicletas, cavalaria e o sobrevoo de aeronaves.
Cronograma oficial
8h30 – Revista da tropa.
9h – Honras militares à autoridade máxima presente.
9h05 – Chegada do Fogo Simbólico da Pátria, acendimento da pira, execução do Hino da Independência e Salva de Gala.
9h30 – Início do desfile.
11h30 – Encerramento previsto.
O 7 de setembro marca a data em que Dom Pedro I proclamou a Independência do Brasil, em 1822. O feriado é celebrado em todo o país.