VerãoRio de Janeiro

Eduardo Paes anuncia “choque de civilidade” no Rio para 2025

Compartilhe

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou nesta segunda-feira (2) um novo programa chamado “choque de civilidade”, previsto para ser implementado em 2025. O projeto, apresentado durante a abertura do gabinete de transição de governo, visa intensificar ações de fiscalização e punições voltadas para o ordenamento urbano, com foco em situações como o uso de caixas de som com volume elevado nas praias.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Segundo Paes, a proposta é diferente do antigo “choque de ordem”, pois busca promover uma mudança de comportamento por meio do diálogo com a população. “O choque de ordem pressupõe o monopólio da força ao cidadão, mas a civilidade tem a ver com a atitude. É mais amplo”, afirmou o prefeito.

Entre as medidas previstas está a regulamentação de práticas dos motociclistas que trabalham com aplicativos de entrega. Paes destacou problemas como excesso de velocidade e uso de calçadas, que devem ser tratados em parceria com as empresas. Ele mencionou a possibilidade de punições tanto para os profissionais quanto para os aplicativos, caso não haja cooperação.

Outra prioridade do prefeito é ampliar a atuação da prefeitura na segurança pública, em parceria com o governo estadual. Para isso, Paes quer retomar a discussão sobre o projeto de lei que autoriza o armamento da Guarda Municipal. A proposta, apresentada inicialmente em 2018, já foi pautada 20 vezes na Câmara, mas nunca votada.

Com maioria do PSD na Câmara Municipal, Paes acredita que um projeto mais estruturado poderá avançar em 2025. Paes, no entanto, explicou que o “choque de civilidade” é diferente do “choque de ordem”, pois ele diz que pretende dialogar com o cidadão.

O “choque de civilidade” reflete a busca do governo por uma cidade mais ordenada e segura, com foco na conscientização e no fortalecimento da fiscalização.


Compartilhe

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Article:

0 %