Enel combate furto de energia em restaurante e banca de jornal em Niterói
Uma operação realizada pela Enel Distribuição Rio, em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), a Polícia Civil e a Guarda Municipal, identificou e removeu ligações clandestinas de energia em um restaurante/lanchonete e uma banca de jornal na cidade de Niterói.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
Os responsáveis pelos estabelecimentos foram flagrados no momento da operação e conduzidos à 76ª DP, no Centro de Niterói, onde foram registradas as ocorrências. Os técnicos da concessionária removeram as ligações irregulares e reforçaram que furtar energia é um crime com pena prevista de um a quatro anos de reclusão, além da obrigatoriedade de pagamento retroativo pelo consumo não registrado.
A prática, conhecida como “gato”, traz riscos à população, podendo causar curtos-circuitos, sobrecargas na rede e interrupções no fornecimento de energia. Além disso, prejudica a qualidade do serviço e impacta os custos dos consumidores regulares. A Enel estima que o fim do furto de energia poderia reduzir as tarifas em até 5% para todos os clientes atendidos pela distribuidora.
Denúncias podem ser feitas pelos canais da Enel:
Site www.enel.com.br WhatsApp: (21) 99601-9608 Central de Relacionamento: 0800 28 00 120
A Enel atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, cobrindo 73% do território estadual, com uma base de 3 milhões de clientes. A Região Metropolitana, incluindo Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Magé, concentra a maior parte dos atendimentos da concessionária.