O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) obteve a condenação de Glaidson Acácio dos Santos, conhecido como o “Faraó dos Bitcoins”, a 19 anos e 2 meses de prisão pelos crimes de organização criminosa e corrupção ativa.
✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
A decisão foi proferida pela 1ª Promotoria de Justiça junto às 1ª, 2ª e 3ª Varas Especializadas em Organização Criminosa. Também foi condenado Daniel Aleixo Guimarães, apontado como integrante do mesmo grupo, a 16 anos e 4 meses de prisão, pelos mesmos delitos.
De acordo com a denúncia apresentada pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ), Glaidson liderava uma organização criminosa ligada às atividades da empresa GAS Consultoria e Tecnologia, que atuava na Região dos Lagos. O grupo é acusado de praticar crimes violentos contra possíveis concorrentes, além de corrupção e ameaças.
Segundo o MPRJ, diante do surgimento de empresas concorrentes no setor de investimentos em criptoativos, Glaidson, com o apoio de Daniel, teria formado um grupo armado com o objetivo de eliminar pessoas que representassem ameaça aos seus negócios. O esquema também envolvia o pagamento de propina a policiais civis para a realização de diligências contra concorrentes da GAS Consultoria.
“A formação da malta criminosa sob o comando do réu não se deu para a prática de crimes genéricos, mas específica e prioritariamente para a prática de crimes contra a vida, valendo-se, para tanto, de alto poderio bélico. Este propósito de utilizar uma estrutura organizada para eliminar vidas humanas em benefício próprio, em atividade típica de grupo de extermínio, eleva o grau de repulsa social ao ato delituoso”, destacou um dos trechos da sentença.