A Conmebol confirmou que não há planos para alterar a sede da final da Copa Libertadores, marcada para o dia 29 de novembro, no Estádio Monumental de Lima, no Peru. A entidade reafirmou que toda a estrutura logística e operacional já está montada na capital peruana, onde equipes da confederação trabalham há meses na preparação do evento.
Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
A posição foi reforçada após o presidente da CBF, Samir Xaud, sugerir, na última quinta-feira (30), a possibilidade de intermediar junto à Conmebol uma eventual mudança de sede, após a classificação do Palmeiras para enfrentar o Flamengo na decisão.
“Com essa final brasileira, agora nós vamos podemos ver a possibilidade de vir para o Brasil. Isso se os clubes tiverem interesse. A CBF pode ajudar nessa interlocução com a Conmebol. Mas deixando claro que a competição é organizada pela Conmebol, ela que define.” disse Samir Xaud.
Nos bastidores, o Palmeiras informou que não discutiu nem planeja solicitar a transferência da final para o Brasil. A Conmebol também destacou que o planejamento logístico — incluindo locais de hospedagem, centros de treinamento e transporte das delegações — já foi apresentado aos clubes em reunião realizada em Luque, no Paraguai, com representantes dos quatro semifinalistas.
A entidade lembra ainda que há compromissos comerciais, contratos com patrocinadores e venda de ingressos já em andamento, o que inviabilizaria mudanças de última hora.
Mesmo durante o período de instabilidade política no Peru, quando a possibilidade de mudança chegou a ser discutida internamente, a Conmebol considerava Assunção (Paraguai) como a alternativa mais viável — e não o Brasil.