PolíciaRio de JaneiroSegurança

Governo do Rio investiga mortes de aves e BioParque é fechado temporariamente

Compartilhe

O Governo do Rio de Janeiro está investigando a morte de várias galinhas-d’angola no BioParque do Rio, antigo zoológico da cidade, localizado em São Cristóvão, na Zona Norte. Como medida preventiva, o espaço foi fechado temporariamente, conforme protocolo interno de biossegurança. A reabertura depende da conclusão das análises conduzidas pela Defesa Sanitária Agropecuária estadual.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Embora o fechamento tenha sido comunicado por meio das redes sociais do parque, muitos visitantes — incluindo turistas nacionais e estrangeiros — foram surpreendidos ao encontrar os portões fechados, mesmo após terem adquirido ingressos antecipadamente.

Luiz Ricardo Anselmo, que viajou de Barra do Piraí (RJ) com a esposa, relatou que só soube da suspensão da visita ao conversar com o motorista de aplicativo a caminho do local. Segundo ele, a equipe do BioParque preencheu um formulário para viabilizar o reembolso dos ingressos.

“A gente chegou ontem, a gente já tinha planejado estar aqui hoje. A gente tava no Uber e comentamos com o motorista, foi ele que informou pra gente que o parque tava fechado. A gente não sabia. Então, a gente chegou ali, o rapaz ele preencheu um formulário e ele disse que vai entrar em contato depois pra organizar esse reembolso. Agora vamos ver se a gente vai no AquaRio ou fazer outra coisa. Difícil, cara, é complicado. Mas, fazer o quê, imprevisto, né? Não tem jeito”, relatou Luiz.


Patrick Azevedo, do Espírito Santo, chegou ao Rio com um grupo de oito pessoas, incluindo três crianças. Ele destacou a decepção após a longa viagem: “Oito horas de viagem, com o ingresso já comprado pro BioParque. Aí chegamos aqui, nos deparamos com um problema no parque, onde não podemos usufruir do passeio. As crianças estavam animadas, uma expectativa criada que acabou se frustrando. Agora vamos conhecer outros lugares. Ontem conhecemos o Cristo Redentor, conhecemos o AquaRio, e agora tem que fazer uma nova reprogramação, né, pra ver qual atrativo turístico podemos conhecer também”, contou.

Turistas estrangeiros também relataram frustração. O colombiano Juan Sebastian lamentou não poder visitar o parque:

“Sim, é minha primeira vez no Rio. Queríamos ver o parque, queríamos ver os animais e, infelizmente, não sabíamos que estava fechado e acabamos de perceber que estava fechado. É nosso penúltimo dia no Rio e não vamos poder visitar o parque. Vamos buscar outro plano, que fique perto do BioParque, e voltaremos a Copacabana. O Rio é muito bonito.”

A investigação sobre as mortes das aves segue em andamento. Os materiais coletados foram encaminhados ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância Sanitária. A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais suspendeu fiscalização prevista para esta sexta-feira (18), alegando que a situação envolve possível zoonose relacionada à agropecuária, o que foge de sua competência.

Em nota, o BioParque afirmou que a proteção dos animais e a segurança dos visitantes continuam sendo prioridade. Até o momento, não há data definida para a reabertura. Uma equipe permanece no local orientando os visitantes sobre reembolsos e reagendamentos.


Compartilhe

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Next Article:

0 %