Governo do Rio lança projeto-piloto com ônibus a gás natural e biometano
O Governo do Estado do Rio de Janeiro lançou, nesta segunda-feira (16/12), o projeto-piloto RJ Mobilidade Sustentável, que coloca ônibus movidos a gás natural e biometano em circulação em linhas intermunicipais. A iniciativa tem como objetivo reduzir as emissões de gases de efeito estufa e é fruto da parceria entre as secretarias de Transporte, de Energia e Economia do Mar, e o Departamento de Transportes Rodoviários (Detro-RJ).
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
Os ônibus já estão circulando em duas linhas: Rio de Janeiro x Barra Mansa, operada pela Viação Cidade do Aço, e Duque de Caxias x Barra da Tijuca, sob responsabilidade da Transportes Santo Antônio. O programa faz parte do projeto Corredores Sustentáveis, lançado em novembro de 2023, que já conta com 14 postos adaptados para abastecimento ao longo das rodovias Presidente Dutra, Washington Luís e Rio-Magé.
O governador Cláudio Castro celebrou a iniciativa e destacou o papel do Rio na liderança de soluções sustentáveis:
– Queremos transformar o Estado do Rio de Janeiro em um verdadeiro hub de tecnologia, à frente de soluções inovadoras e sustentáveis para a população fluminense. Não só possuímos um papel fundamental na transição de matriz energética do estado e do país, como também um enorme potencial econômico a ser explorado. É o Rio de Janeiro liderando o caminho para um futuro mais verde – disse o governador Cláudio Castro.
Os modelos Scania K 280 e Scania K 340, utilizados no projeto-piloto, possuem tecnologia a gás híbrida que pode reduzir em até 20% as emissões de CO2 em comparação ao diesel, além de cortar quase 85% e 90% das emissões de material particulado e óxidos de nitrogênio, poluentes prejudiciais à saúde. Em relação à economia, o gás natural veicular (GNV) proporciona um rendimento significativamente maior: com R$ 100 de GNV, é possível percorrer 328 km, contra 180 km com etanol ou gasolina.
O secretário de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho, destacou os impactos positivos do programa:
– Estamos avançando com o programa Corredores Sustentáveis, abrindo uma nova etapa com o projeto-piloto RJ Mobilidade Sustentável, nessa parceria com a Secretaria de Transporte. E estamos também estimulando esse segmento na ampliação e criação de novas plantas de produção de biometano, criando desenvolvimento, renda e empregos, com soluções que integram tecnologia e sustentabilidade, que vão mudar a maneira como nos movemos. Juntos, podemos construir um estado mais limpo, mais inovador e mais sustentável para todos – explicou o secretário de Energia e Economia do Mar, Cássio Coelho.
Segundo a Naturgy, distribuidora de gás responsável pelo abastecimento no estado, o Rio de Janeiro é líder em frotas adaptadas para GNV, com aproximadamente 1,7 milhão de veículos leves convertidos e mais de 700 postos instalados.
Katia Repsold, country manager da Naturgy, reforçou o compromisso com a transição energética:
– Apoiamos este programa tão importante para o Governo do Estado e acreditamos que os Corredores Sustentáveis são uma solução importante, tanto em termos econômicos e principalmente em relação à sustentabilidade. A Naturgy vem apoiando a transformação das frotas e está sempre aberta a dialogar e ver formas de como impulsionar as vendas do GNV. Nossa expectativa é que cada vez mais veículos pesados possam ser adaptados. E que o Rio lidere o processo de transição energética no transporte de carga e de passageiros – ressaltou Katia Repsold, country manager da Naturgy no Brasil.
Liderança na transição energética
Com 73% da produção nacional de gás natural e sendo o segundo maior produtor de biometano do Brasil, com 80 milhões de m³/ano, o Rio de Janeiro ocupa posição estratégica na transição energética do país.
O secretário de Transporte, Washington Reis, ressaltou a importância do projeto e adiantou as próximas etapas:
“Estamos dando um grande passo com o compromisso de trazer soluções inovadoras para o transporte público. O Detro-RJ já vai incluir nos próximos editais de licitação a exigência de que parte dos ônibus utilizem energia limpa. No futuro, toda a frota será sustentável.”
O projeto RJ Mobilidade Sustentável é mais um passo significativo para colocar o Rio de Janeiro na vanguarda da mobilidade urbana limpa e eficiente.