Justiça do Rio absolve acusados por incêndio no CT do Flamengo

outubro 22, 2025

Compartilhe

Seis anos após o incêndio que causou a morte de dez jovens atletas no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo, a Justiça do Rio de Janeiro absolveu, em primeira instância, os sete réus acusados pelo caso. A tragédia ocorreu em fevereiro de 2019, quando 26 jogadores das categorias de base dormiam nos alojamentos do clube.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

O processo, que tramitava na 36ª Vara Criminal desde janeiro de 2021, acusava os réus dos crimes de incêndio culposo e lesão corporal grave. A decisão, assinada pelo juiz Tiago Fernandes Barros, considera a ação improcedente, mas ainda cabe recurso.

Na sentença de 227 páginas, o magistrado destacou que não há provas suficientes para sustentar a condenação e que as acusações não se relacionam diretamente às funções exercidas pelos denunciados em suas respectivas áreas de atuação.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) havia pedido a condenação de todos os acusados em maio deste ano, após a oitiva de mais de 40 testemunhas.

Foram absolvidos Márcio Garotti (diretor financeiro do Flamengo entre 2017 e 2020), Marcelo Maia de Sá (diretor adjunto de patrimônio), Danilo Duarte, Fábio Hilário da Silva e Weslley Gimenes (engenheiros responsáveis pelas partes técnicas dos contêineres), Cláudia Pereira Rodrigues (responsável pelos contratos com a NHJ) e Edson Colman (sócio da Colman Refrigeração, empresa responsável pela manutenção dos aparelhos de ar-condicionado).

“Ainda que o evento tenha origem tecnicamente identificada, a imputação penal exige que o resultado se insira dentro do âmbito de risco controlável pelo agente. No caso concreto, a cadeia causal apresenta natureza difusa, envolvendo múltiplos fatores técnicos e estruturais, o que inviabiliza a individualização de conduta culposa com relevância penal. Essa constatação não elimina a tragédia dos fatos, mas reafirma que o Direito Penal não pode converter complexidade sistêmica em culpa individual.” Destacou o juiz.


Trechos das justificativas

Nos fundamentos da sentença, o juiz citou exemplos específicos para reforçar a ausência de responsabilidade penal individual.

Marcelo Maia de Sá – diretor adjunto de patrimônio do Flamengo:É crível que Marcelo, no cargo de relevância que exercia, não soubesse do vencimento do alvará do Centro de Treinamento desde 2012, das sucessivas autuações da Prefeitura, e das reiteradas fiscalizações promovidas pelo Ministério Público e pelo Corpo de Bombeiros? É verossímil supor que, na sua atuação profissional no dia a dia no clube, jamais tenha tomado conhecimento dessa situação? De modo algum. Mas disso não se extrai responsabilidade penal. Nessa perspectiva, certamente a ausência de um alvará ou certificado do Poder Público não redunda no incremento do risco de haver a ignição de uma unidade de ar-condicionado, não se podendo falar em previsibilidade nesse caso, portanto”.


Márcio Garotti – diretor financeiro do Flamengo: “É um economista de longa carreira. É especialista em gestão de caixa, controle de execução orçamentária e contabilidade. Antônio não é engenheiro, arquiteto ou técnico eletricista. ANTÔNIO tampouco frequentava o CT “George “Helal”. Logo, conforme afirmado em AIJ, a compra de aparelhos de ar-condicionado ou outros insumos para obras no “Ninho do Urubu” passavam pelo seu crivo, eis que, em simples termos, eram operações que envolviam dinheiro. Todavia, as questões atinentes às manutenções técnicas passavam ao largo tanto das suas atribuições, quanto da expertise exigida pelo cargo, de modo que não se poderia exigir dele o conhecimento de um problema técnico específico no ar-condicionado de um dos quartos do alojamento utilizado pelos atletas da base”.

Danilo Duarte – engenheiro responsável pela parte técnica dos containers: “Não lhe cabiam atribuições de concepção ou execução de projetos técnicos de engenharia elétrica ou estrutural. Sua posição hierárquica era subordinada à direção administrativa e técnica da empresa, competindo-lhe sobretudo apoiar a interface entre produção e setor comercial, supervisionar cronogramas, acompanhar o fluxo de fabricação e viabilizar a logística das entregas. Em nenhum momento lhe incumbiu elaborar projetos de engenharia, certificar materiais ou analisar a conformidade normativa de segurança dos módulos (…) a atuação de DANILO limitava-se, em última análise, ao plano administrativo-operacional, sem ingerência decisória sobre as definições técnicas dos contêineres”. A decisão diz que ele não possuía expertise técnica para revisar materiais ou elaborar projetos de segurança contra incêndio.

Fabio Hilário da Silva – engenheiro eletricista na NHJ: “Não integravam suas atribuições a manutenção periódica de eletrodomésticos instalados, a fiscalização da rede externa de energia, a obtenção de alvarás ou licenças de funcionamento (ou de certificações de uso e qualidade dos contêineres, no caso da NHJ) ou a implementação de sistemas gerais de prevenção de incêndio, deveres estes confiados ao próprio Flamengo e às demais empresas terceirizadas contratadas pela agremiação (…) O trabalho de FÁBIO limitava-se, então, ao cálculo e desenho adequados do sistema elétrico interno inicial dos módulos, sempre em consonância com parâmetros previamente definidos e aprovados pelo cliente.”

Weslley Gimenes – engenheiro civil incumbido da parte estrutural dos contêineres: “Com efeito, em consonância com as provas, pode-se afirmar que, dentro estrutura hierárquica da NHJ, WESLLEY desempenhava uma função técnica específica restrita ao campo civil-construtivo, sem poder decisório quanto à escolha de equipamentos ou à manutenção dos módulos ou sistemas posteriormente instalados”.

Claudia Pereira Rodrigues – responsável pela assinatura dos contratos da NHJ: “A prova oral e documental colhida no processo delimitou com clareza os limites da atuação da ré, ou seja, restou demonstrado que CLAUDIA não possuía formação em engenharia ou arquitetura, tampouco interveio em qualquer decisão técnica relativa aos contêineres. A participação de CLAUDIA restringiu-se ao campo administrativo-comercial da NHJ, circunscrita à negociação, assinatura e trâmite contratual, sem competência técnica para decidir sobre materiais, projetar, instalar ou manter sistemas.”

Edson Colman – sócio da empresa que realizava manutenção nos aparelhos de ar condicionado: foi tido pela acusação como ponto inaugural para a cadeia de eventos. A decisão justifica a absolvição com “insuficiência de provas, dúvidas incontornáveis quanto à origem da ignição e da ausência de prova inconteste de qualquer conduta culposa individualizável atribuível” a ele nos termos do art. 386, inciso VII, do Código de Processo Penal. O juiz avalia que Edson era responsável pela manutenção e não pela estrutura dos contêineres.

Vítimas do incêndio no CT do Ninho do Urubu:

  • Athila Paixão, de 14 anos
  • Arthur Vinícius de Barros Silva Freitas, 14 anos
  • Bernardo Pisetta, 14 anos
  • Christian Esmério, 15 anos
  • Gedson Santos, 14 anos
  • Jorge Eduardo Santos, 15 anos
  • Pablo Henrique da Silva Matos, 14 anos
  • Rykelmo de Souza Vianna, 16 anos
  • Samuel Thomas Rosa, 15 anos
  • Vitor Isaías, 15 anos

Compartilhe
RJ: Dois homens mortos em tiroteio na Muzema; moradores alegam inocência das vítimas

RJ: Dois homens mortos em tiroteio na Muzema; moradores alegam inocência das vítimas

julho 27, 2024

Compartilhe Tiroteio na comunidade da Muzema, na Zona Oeste do Rio, resultou na morte de dois homens na noite desta sexta-feira (26). Segundo moradores, ambos eram inocentes e foram atingidos durante uma operação policial. O incidente gerou protestos na Estrada do Itanhangá, onde imagens nas redes sociais mostram policiais chegando com um veículo blindado e

Ex-vereador de Maricá adota novo sobrenome para disputar eleições em Rio Bonito

Ex-vereador de Maricá adota novo sobrenome para disputar eleições em Rio Bonito

julho 27, 2024

CompartilheEm busca de maior apoio para a prefeitura de Rio Bonito, o ex-vereador de Maricá, Uiltinho Viana, alterou seu sobrenome para Delaroli. Na convenção do PL realizada na última sexta-feira (26/07), Uiltinho Delaroli foi confirmado como candidato a prefeito em Rio Bonito. Uilton Viana Filho, conhecido como Uiltinho Viana, foi vereador em Maricá entre 2009

RJ: Chefe do tráfico é morto em operação policial no Complexo da Mangueirinha

RJ: Chefe do tráfico é morto em operação policial no Complexo da Mangueirinha

julho 27, 2024

Compartilhe Willian Sérgio Gomes da Silva, conhecido como WL, morreu na madrugada deste sábado (27) após ser baleado em uma operação da Polícia Militar no Complexo da Mangueirinha, localizado em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. WL, apontado pela polícia como chefe do Morro do Sapo, que integra o Complexo, foi o quinto homem a

Homem fica preso à janela de carro em movimento na Barra da Tijuca

Homem fica preso à janela de carro em movimento na Barra da Tijuca

julho 25, 2024

Compartilhe Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um homem preso à janela de um carro em movimento na Avenida Salvador Allende, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio. O caso ocorreu nesta quarta-feira (24) e foi capturado por uma testemunha, que compartilhou as imagens com a Polícia Militar. clique aqui para seguir

Pesquisa Quaest: Eduardo Paes lidera com 49% nas intenções de voto para prefeitura do Rio

Pesquisa Quaest: Eduardo Paes lidera com 49% nas intenções de voto para prefeitura do Rio

julho 24, 2024

Compartilhe Uma nova pesquisa divulgada pela Quaest nesta quarta-feira (24) revela as intenções de voto para a Prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições de 2024. Eduardo Paes (PSD) desponta na liderança com 49% das intenções de voto. O levantamento, realizado entre os dias 19 e 22 de julho, entrevistou 1.104 eleitores com 16 anos

Cocaína em tubarões: polícia alega que droga não é produzida no Rio

Cocaína em tubarões: polícia alega que droga não é produzida no Rio

julho 24, 2024

Compartilhe Investigações recentes da Polícia Civil do Rio de Janeiro revelam que a cocaína comercializada no estado não é produzida localmente, desmentindo a hipótese levantada por um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O estudo da Fiocruz sugere que a contaminação de tubarões com cocaína na região ocorre devido ao despejo da droga em canais

Caminhão tomba na Dutra e provoca grande lentidão no trânsito sentido Rio

Caminhão tomba na Dutra e provoca grande lentidão no trânsito sentido Rio

julho 24, 2024

Compartilhe Um caminhão tombou na Rodovia Presidente Dutra, na altura de Belford Roxo, na Baixada Fluminense na manhã desta quarta-feira (24), causando um extenso congestionamento de aproximadamente 6 km no sentido Rio de Janeiro. clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp: De acordo com a EcoRioMinas, a via

Obras do governo do RJ transformam a realidade dos moradores de Itaboraí

Obras do governo do RJ transformam a realidade dos moradores de Itaboraí

julho 23, 2024

Compartilhe As obras realizadas pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria das Cidades, em parceria com a prefeitura de Itaboraí, estão revolucionando a vida dos moradores da cidade, que faz parte da Região Metropolitana. clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp: Na Avenida

Rio de Janeiro fatura R$ 100 Bilhões com Olimpíada de 2016, diz FGV

Rio de Janeiro fatura R$ 100 Bilhões com Olimpíada de 2016, diz FGV

julho 23, 2024

Compartilhe A cidade do Rio de Janeiro registrou um faturamento impressionante de quase R$ 100 bilhões com os Jogos Olímpicos de 2016, segundo um estudo divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta terça-feira (23). Os resultados, que refletem o impacto econômico gerado pelos projetos viabilizados no contexto dos Jogos, evidenciam o papel significativo dos mesmos

Governo do Rio autoriza novos batalhões da PM; Maricá fica de fora

Governo do Rio autoriza novos batalhões da PM; Maricá fica de fora

julho 22, 2024

Compartilhe O Governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, anunciou a construção de três novos batalhões da Polícia Militar na Região Metropolitana. As novas unidades serão implantadas em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense; na comunidade do Jacarezinho, na Zona Norte; e em São Gonçalo. No entanto, Maricá, uma das cidades que mais cresce em termos