O Governo do Estado obteve, nesta terça-feira (18.06), liminar da Justiça do Rio de Janeiro obrigando a Supervia a manter o serviço de transporte ferroviário. A determinação traz segurança para os usuários do sistema em um momento em que a concessionária ameaça paralisar suas atividades a partir de julho, descumprindo cláusulas contratuais com o poder concedente.
-Temos trabalhado incansavelmente para garantir os serviços prestados à sociedade. Essa decisão judicial traz tranquilidade à população, sobretudo aos usuários dos trens, que usam esse modal no dia a dia e para trabalhar. Os cidadãos fluminenses não podem ser prejudicados pela má gestão da empresa concessionária. Essa não é uma vitória só do Estado, mas sim da população fluminense – declarou o governador Cláudio Castro.
Na ação, movida pela Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ) contra a Supervia, alega-se risco à continuidade da operação do sistema de transporte ferroviário na Região Metropolitana “por comportamentos abusivos e de má-fé da parte ré, em fraude à concessão e ao compromisso de continuidade do serviço público”. O Estado aponta ainda que a redução do número de passageiros “deve-se à péssima gestão dos atuais controladores”.
Além disso, no pedido à Justiça, o governo lembra o histórico da concessão do serviço de transporte ferroviário pelo Estado para a Supervia, incluindo o 12º Termo Aditivo ao contrato, quando o Estado pagou a quantia de R$ 250 milhões para recomposição do equilíbrio financeiro no período da pandemia para continuidade do serviço público.
Assim, em sua decisão, a juíza substituta Alessandra Cristina Peixoto, da 13ª Vara de Fazenda Pública da Comarca da Capital, ressaltou que o “ente deve ter a oportunidade de elaborar um modelo de transição factível para tutela dos usuários do serviço público de transporte ferroviário, considerado o anúncio da paralisação dos serviços em julho de 2024, devendo-se garantir a continuidade desse serviço de caráter essencial para a grande parte de seus usuários”.
Por fim, a magistrada determinou que as controladoras da Supervia se abstenham de paralisar o serviço público de transporte ferroviário ou de reduzir a sua qualidade atual, de realizar nova supressão da grade de viagens, o fechamento de estações ou a adoção de outras medidas de contenção de despesas, pelo prazo de 180 dias, sob pena de multa diária a ser estabelecida pela Justiça.
Justiça obriga Supervia a manter o serviço de transporte ferroviário no Rio
junho 18, 2024
Rio confirma 4ª morte por Febre do Oropouche
junho 5, 2025
Compartilhe A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) confirmou, nesta semana, a quarta morte por Febre do Oropouche no estado. A vítima é uma mulher de 38 anos, residente em Nilópolis, na Baixada Fluminense, que faleceu no início de maio após frequentar um parque da cidade e ser hospitalizada. ✅ Clique aqui
Maricá avança na previsão para construção do Porto de Jaconé
junho 5, 2025
CompartilheO prefeito de Maricá, Washington Quaquá, se reuniu nesta quarta-feira (4) com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, para tratar do início do processo de construção do Porto de Jaconé (Terminal Ponta Negra – TPN). A expectativa é que as obras tenham início no segundo semestre deste ano. Durante o encontro, que contou
Suspeito de assalto é agredido dentro de coletivo em Maricá
junho 5, 2025
CompartilheUma tentativa de assalto em um ônibus da empresa EPT “Vermelhinho” causou tumulto na última quarta-feira (4), na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), na altura do km 25, no bairro Parque Nanci, em Maricá. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! De acordo com
Rio reduz despejo de esgoto na Baía de Guanabara
junho 5, 2025
Compartilhe O Governo do Estado do Rio de Janeiro reduziu em aproximadamente cinco bilhões de litros por mês o volume de esgoto sem tratamento despejado na Baía de Guanabara. A diminuição é resultado das obras de implantação dos troncos coletores da Cidade Nova e de Manguinhos, realizadas no âmbito do Programa de Saneamento Ambiental dos
Mundial de Clubes 2025: Governo do Rio anuncia parceria com Flamengo, Fluminense e Botafogo
junho 5, 2025
Compartilhe O Governo do Estado do Rio de Janeiro firmará uma parceria com os clubes Flamengo, Fluminense e Botafogo para a promoção internacional da cidade durante o Mundial de Clubes da FIFA 2025, que será realizado entre junho e julho, nos Estados Unidos. O anúncio será feito nesta quinta-feira (5), às 11h, durante a abertura
Rio: Polícia Civil interdita fábrica clandestina de salgados na Zona Norte
junho 4, 2025
CompartilheUma ação conjunta da Delegacia do Consumidor (Decon) e da 32ª DP (Taquara) resultou, nesta quarta-feira (4), na interdição de uma fábrica clandestina de salgados localizada no bairro do Andaraí, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Segundo a Polícia Civil, o espaço era utilizado para a produção de salgados árabes, que eram distribuídos para
Rio: Comlurb oferece 400 vagas de gari
junho 3, 2025
CompartilheA Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) publicou edital de processo seletivo simplificado para a contratação temporária de 400 garis. As vagas são para preenchimento imediato, com contratos de duração inicial de um ano, podendo ser prorrogados por até cinco anos. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber
Niterói: Programa NitBike ultrapassa marca de 1 milhão de viagens
junho 3, 2025
CompartilheO programa de compartilhamento gratuito de bicicletas NitBike, da Prefeitura de Niterói, superou a marca de 1 milhão de viagens realizadas por adultos desde sua inauguração, em julho de 2024. Além disso, as bicicletas mirins contabilizaram mais de 800 mil viagens no mesmo período. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do
Maricá: Polícia Civil desarticula quadrilha de roubo a casa
junho 3, 2025
Compartilhe Policiais civis da 82ª Delegacia de Polícia (Maricá) prenderam, nesta segunda-feira, um homem acusado de participar de um roubo a residência no município. A prisão ocorreu no bairro de Itaipuaçu (Barroco) e é parte de uma investigação que aponta o envolvimento de pelo menos cinco pessoas no crime. ✅ Clique aqui para seguir o canal
Mãe e filho são encontrados mortos dentro de casa em São Gonçalo
junho 3, 2025
Compartilhe Dois corpos foram encontrados na noite da última segunda-feira (2), em uma residência na Travessa Nadir Souza Lucas, no bairro Sete Pontes, em São Gonçalo. As vítimas foram identificadas como Maria José Menezes de Faria, de 73 anos, e seu filho, André Luís Menezes Faria, de 47 anos. ✅ Clique aqui para seguir o canal