Justiça suspende operação verão na orla do Rio de Janeiro

setembro 8, 2024

Compartilhe

A Operação Verão, planejada para ser iniciada neste sábado (7) nas praias do Rio de Janeiro, foi suspensa por decisão da 1ª Vara da Infância, Juventude e Idoso da Capital. A ação da prefeitura carioca, que visa a segurança e o ordenamento urbano nas praias da zona sul, agora enfrenta mais um capítulo de polêmica envolvendo a abordagem de adolescentes.

clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

A suspensão atende a um pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), que alegou o descumprimento de um termo de autocomposição firmado no dia 9 de agosto. O acordo estabelecia a necessidade de um planejamento detalhado antes de qualquer ação de abordagem a adolescentes. Segundo o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), os representantes da prefeitura, que deveriam comparecer a uma reunião sobre o tema, se ausentaram, motivando a suspensão.

“Uma audiência de conciliação foi marcada para o dia 10 de outubro. De acordo com a decisão, estado e município devem se abster de realizar a apreensão e condução de menores – exceto em caso de flagrante de ato infracional por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciária –, conforme acordo homologado no Supremo Tribunal Federal”, informou em nota o TJRJ.

Procurada pela Agência Brasil, a prefeitura informou que já apresentou um pedido de reconsideração à 1ª Vara da Infância, Juventude e Idoso da Capital. “Além de a prefeitura do Rio ter cumprido todas as exigências, colocou-se à disposição das instituições envolvidas para realização do alinhamento estabelecido em acordo judicial.”

A Operação Verão, que há anos é implementada pelo governo municipal e estadual, envolve patrulhamento preventivo, fiscalização e o ordenamento nas praias. No entanto, desde 2022, a apreensão recorrente de adolescentes tornou-se alvo de debates judiciais. A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) e o Ministério Público Federal (MPF) criticam a prática, que consideram ilegal.

Em dezembro de 2023, a Justiça proibiu a apreensão de adolescentes em situações que não envolvessem flagrante de ato infracional ou ordem judicial escrita. Entretanto, essa decisão foi revertida pelo presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, após recursos do município e do estado.

A DPRJ recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF), argumentando que a Operação Verão funcionava como uma medida de segregação social, removendo crianças e adolescentes de áreas nobres da cidade. A defesa apontou a violação de uma decisão anterior do STF, que em 2019 garantiu o direito de ir e vir dos adolescentes e considerou ilegal a sua apreensão por simples averiguação ou perambulação.

Em fevereiro de 2024, o STF reafirmou essa posição, proibindo novamente a apreensão de jovens sem flagrante ou ordem judicial. Na ocasião, o governo estadual e a prefeitura do Rio de Janeiro comprometeram-se a desenvolver um plano de abordagem social, respeitando os direitos constitucionais.

“Na Operação Verão, ônibus são parados quando estão chegando na zona sul. E são retirados de lá jovens pobres, na maioria negros. É verificado se esses jovens têm algum mandado de apreensão contra eles e, mesmo sem ter nenhuma pendência, eles não estão sendo autorizados a retornar aos ônibus e ir à praia. Estão sendo conduzidos à força para centros de acolhimento, onde passam o dia inteiro. Até que seus pais, muitas vezes sem ter dinheiro para pagar a passagem, têm que se deslocar até lá para liberá-los”, disse na época o defensor público André Castro.

Com a recente suspensão, o futuro da Operação Verão e as estratégias de segurança nas praias cariocas permanecem indefinidos. A prefeitura ainda não se pronunciou sobre os próximos passos após a decisão judicial.


Compartilhe
Traficantes bloqueiam rua em São Gonçalo com três ônibus durante operação policial

Traficantes bloqueiam rua em São Gonçalo com três ônibus durante operação policial

setembro 15, 2025

CompartilheA manhã desta segunda-feira (15) foi marcada por uma ação criminosa no bairro Pita, em São Gonçalo, quando traficantes utilizaram pelo menos três ônibus de diferentes viações para bloquear a Rua Doutor Pio Borges. O ato ocorreu em retaliação a uma operação conduzida pelo 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM), que resultou em confronto na

Quando é necessário fazer um check-up cardíaco? Entenda

Quando é necessário fazer um check-up cardíaco? Entenda

setembro 15, 2025

CompartilheGrande parte das mortes por doenças cardiovasculares pode ser evitada com diagnóstico precoce e adoção de hábitos saudáveis. As doenças do coração e da circulação estão entre as principais causas de óbito no Brasil e no mundo, mas até 80% dos casos podem ser prevenidos por meio de cuidados adequados. ✅Clique aqui para seguir o

Nova Iguaçu: Projeto “Escolas Seguras” promove exercício de evacuação em unidade escolar

Nova Iguaçu: Projeto “Escolas Seguras” promove exercício de evacuação em unidade escolar

setembro 15, 2025

CompartilheA Escola Municipal Pera Flor, localizada no bairro Prados Verdes, em Nova Iguaçu, realizou nesta sexta-feira (12) um simulado de evacuação que mobilizou 417 alunos e funcionários. A atividade foi concluída em 1 minuto e 23 segundos, tempo considerado positivo para o porte da unidade. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias

Jovem é resgatada pela Guarda Municipal após acidente na Trilha Tupinambá, em Niterói

Jovem é resgatada pela Guarda Municipal após acidente na Trilha Tupinambá, em Niterói

setembro 15, 2025

CompartilheNa manhã deste sábado (13), a Guarda Municipal de Niterói realizou o resgate de uma jovem que sofreu uma entorse durante um passeio na Trilha Tupinambá. A ocorrência aconteceu por volta das 11h, após a vítima, identificada como Mayara Ferreira, ficar impossibilitada de continuar o percurso. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info –

PMs são presos por suspeita de extorsão e sequestro na Zona Oeste do Rio

PMs são presos por suspeita de extorsão e sequestro na Zona Oeste do Rio

setembro 14, 2025

CompartilheTrês policiais militares foram presos nesta sexta-feira (13), na Zona Oeste do Rio de Janeiro, suspeitos de envolvimento em um caso de extorsão. A ação foi realizada pela Delegacia Antissequestro (DAS), com apoio da Corregedoria da Polícia Militar. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no

Moradores voltam a protestar na RJ-106 após morte de idoso em Rio do Ouro

Moradores voltam a protestar na RJ-106 após morte de idoso em Rio do Ouro

setembro 14, 2025

CompartilheMoradores interditaram novamente a RJ-106, no trecho de Rio do Ouro, na tarde deste sábado (13), em protesto motivado pela morte de um idoso ocorrida durante a semana, quando ele tentava atravessar a rodovia em uma área sem passarela. ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias

Polícia Militar prende suspeito de tráfico e recolhe arsenal em Maricá

Polícia Militar prende suspeito de tráfico e recolhe arsenal em Maricá

setembro 13, 2025

CompartilheA Polícia Militar prendeu, na manhã desta sexta-feira (12), um homem suspeito de tráfico de drogas durante uma operação na Comunidade da Estação, em Ponta Negra, em Maricá. A ação foi realizada após denúncia anônima recebida pelo 12º BPM e resultou também na apreensão de uma arma de fogo, munições, entorpecentes e dinheiro em espécie.

São Gonçalo: Mulher é presa acusada de torturar a própria filha

São Gonçalo: Mulher é presa acusada de torturar a própria filha

setembro 12, 2025

CompartilhePoliciais da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de São Gonçalo prenderam, nesta sexta-feira (12), uma mulher de 35 anos acusada de torturar a filha de 9 anos. A ação ocorreu na Travessa São Luiz, na Comunidade do Serrão, em Niterói, em cumprimento a um mandado expedido pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar

Operação no Lins termina com mortos, ferido e apreensão de armas

Operação no Lins termina com mortos, ferido e apreensão de armas

setembro 12, 2025

CompartilheUma operação conjunta das polícias Militar e Civil no Complexo do Lins, na Zona Norte do Rio, resultou na morte de dois suspeitos e deixou um terceiro ferido na manhã desta sexta-feira (12). ✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! Durante o confronto,

Corpo encontrado em Niterói é de adolescente desaparecida no Leme

Corpo encontrado em Niterói é de adolescente desaparecida no Leme

setembro 12, 2025

CompartilheO corpo da adolescente Niquele Pereira Santana, de 14 anos, que desapareceu na última quarta-feira (10) após ser arrastada pelas ondas na Praia do Leme, Zona Sul do Rio, foi encontrado na Praia de Piratininga, em Niterói, na quinta-feira (11). A família esteve no Instituto Médico-Legal (IML) do Centro do Rio para reconhecimento do corpo.

Anterior Próximos