Maricá: Operação policial mira desvio de R$ 64 milhões do Banco Mumbuca
Uma operação conjunta entre a Polícia Civil e o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) foi deflagrada na manhã desta quarta-feira para investigar um esquema de desvio de recursos do Banco Mumbuca, instituição da Prefeitura de Maricá que distribui a moeda social local. Estima-se que a organização criminosa desviou mais de R$ 64 milhões em um esquema que envolvia contas fraudulentas e transferências ilícitas.
✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
A operação, chamada de “Escambo,” foi conduzida por agentes do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) e do Departamento-Geral de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (DGCOR-LD) da Polícia Civil. Ao todo, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Maricá, Niterói, São Gonçalo e Tanguá, com ordens expedidas pela 3ª Vara Especializada em Organização Criminosa.
De acordo com as investigações, o esquema consistia na criação de contas fraudulentas no Banco Mumbuca, permitindo transferências de recursos que eram convertidos em reais com o apoio de comerciantes locais. Em troca, esses comerciantes recebiam uma comissão de 10% sobre o valor desviado. Os recursos, originalmente destinados a programas sociais e ao desenvolvimento econômico de Maricá, eram transferidos para contas indicadas pelos fraudadores.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de organização criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. As investigações contaram com o apoio do Gaeco e do DGCOR-LD, que seguem apurando a extensão dos desvios. A Prefeitura de Maricá e o Banco Mumbuca não se pronunciaram até o momento sobre o caso.