As polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro realizam, na manhã desta sexta-feira (10), uma operação em comunidades da Zona Sudoeste da cidade com o objetivo de conter a expansão do Comando Vermelho (CV). A ação integra a “Operação Contenção”, que busca desarticular a estrutura financeira, logística e operacional da facção criminosa.
✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
Cerca de 500 agentes participam da operação em áreas como Itanhangá, Muzema, Morro do Banco, Tijuquinha e Sítio do Pai João. De acordo com a Polícia Civil, até o momento, um suspeito foi preso e dois adolescentes foram apreendidos.
A ofensiva ocorre um dia após a morte de Ygor Freitas de Andrade, conhecido como Matuê, apontado como um dos “homens de guerra” do Comando Vermelho na Zona Oeste. Ele foi morto durante uma ação da Polícia Civil no Campinho, também na Zona Sudoeste. Em agosto, o traficante e outros três homens foram denunciados pelo Ministério Público do Rio por envolvimento no assassinato de uma jovem de 23 anos, ocorrido em 2023, a mando de Edgar Alves de Andrade, o Doca.
Segundo as forças de segurança, a Operação Contenção já resultou, desde abril, em 98 prisões e 10 mortes de criminosos em confrontos. A ação desta sexta-feira conta com equipes dos Departamentos-Gerais de Polícia Especializada (DGPE) e da Capital (DGPC), das Subsecretarias de Planejamento e Integração Operacional (SSPIO) e de Inteligência (Ssinte), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
Além da operação principal, o Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar realiza ações simultâneas em outras comunidades da Zona Sudoeste, como Cidade de Deus, Jordão, Chacrinha, Caixa D’Água, Bateau Mouche e Pendura Saia, em Jacarepaguá.
Ainda não há balanço das ocorrências nessas regiões. A Polícia Militar informou que as ações em andamento não têm relação com a operação realizada no Morro do Juramento, na madrugada desta sexta-feira, que resultou na morte de seis suspeitos e na apreensão de quatro fuzis e duas pistolas.