Metade dos mortos em operação no Rio era de fora do estado

novembro 1, 2025

Compartilhe

Três dias após a megaoperação realizada nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, 109 dos 117 suspeitos mortos foram identificados por uma força-tarefa de peritos do Instituto Médico Legal (IML) Afrânio Peixoto, no Centro da cidade.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

Em coletiva concedida na manhã de quinta-feira (31), o secretário de Polícia Civil do Rio, Felipe Curi, apresentou um balanço com base nos 99 nomes confirmados até aquele momento — número considerado oficial pela corporação. Segundo ele, 78 dos mortos possuíam antecedentes criminais por delitos graves, como homicídio, tráfico de drogas, organização criminosa e roubo. Desses, 42 tinham mandados de prisão em aberto.

Um dado que chamou a atenção das autoridades foi a presença expressiva de suspeitos vindos de fora do estado: ao menos 54 eram de outros estados brasileiros. Parte deles era apontada como liderança do Comando Vermelho (CV) em seus territórios de origem.

De acordo com o levantamento da Polícia Civil, entre os mortos estavam 13 suspeitos do Pará, sete do Amazonas, seis da Bahia, quatro de Goiás, quatro do Ceará, três do Espírito Santo, um do Mato Grosso e um da Paraíba.

“Alguns exemplos muito sensíveis que eu vou trazer para vocês aqui. Do Espírito Santo, Russo, chefe do tráfico em Vitória. Do Amazonas, Chico Rato e Gringo, chefes do tráfico em Manaus. Da Bahia, Mazola, chefe do tráfico de Feira de Santana. De Goiás, Fernando Henrique dos Santos, chefe do tráfico naquele estado.” disse Felipe Curi.

Curi ressaltou ainda que, nos últimos anos, os complexos da Penha e do Alemão se tornaram o principal centro de comando do Comando Vermelho no país.

— Os complexos da Penha e do Alemão, até aquela ocupação de 2010, eram o QG (quartel-general) do Comando Vermelho apenas aqui no Rio. Essa constatação de hoje mostra que esses locais passaram a ser o QG do Comando Vermelho em nível nacional. São desses complexos que partem todas as ordens, decisões e diretrizes da facção para os outros estados.

De acordo com a Polícia Civil, nenhum dos mortos havia sido denunciado pelo Ministério Público do Rio no processo que embasou a operação. Entre os identificados, estão nomes considerados de alta periculosidade em seus estados.

Alison Lemos Rocha, conhecido como “Russo”, de 27 anos, era apontado como chefe do tráfico no bairro Barro Branco, em Serra (ES). Francisco Machado dos Santos, o “Macaco”, seria um dos líderes do tráfico de Manaus. Ele havia sido preso em janeiro com armas e drogas e tinha dois mandados de prisão em aberto — um por homicídio qualificado e outro por tráfico de drogas e posse ilegal de arma.

Outro nome identificado foi o de Rafael Correa da Costa, o “Rafael Sorriso”, considerado o principal líder do CV em Abaetuba (PA). Ele acumulava cinco mandados de prisão por crimes como homicídio, roubo e extorsão.

De Goiás, Marcos Vinícius da Silva Lima, apontado como chefe do tráfico em Itaberaí, e Keven Vinicius Sousa Ramos, condenado a nove anos por tráfico, também estavam entre os mortos. Outro foragido de Goiás, Adan Pablo Alves de Oliveira, de 28 anos, tinha condenação de 16 anos por homicídio.

Já Brendon Cesar da Silva Souza respondia por participação em dois assaltos a ônibus e havia sido condenado duas vezes pelo mesmo tipo de crime. Em um dos casos, ocorrido em 2019, ele e comparsas chegaram a morder o dedo de uma vítima para roubar uma aliança.


Compartilhe
Mulher morre durante tentativa de assalto na Zona Norte do Rio

Mulher morre durante tentativa de assalto na Zona Norte do Rio

novembro 26, 2025

CompartilheUma mulher ainda não identificada morreu na tarde desta quarta-feira na Avenida Pastor Martin Luther King, na altura de Acari, Zona Norte do Rio. De acordo com as primeiras informações, ela foi atingida por disparos durante uma tentativa de assalto enquanto dirigia um veículo preto, a cerca de 300 metros do Hospital Municipal Ronaldo Gazzola.

Operação na Maré deixa uma criança ferida e três pessoas mortas

Operação na Maré deixa uma criança ferida e três pessoas mortas

novembro 26, 2025

CompartilheUma operação realizada nesta quarta-feira (26) na Vila do João, no Complexo da Maré, Zona Norte do Rio, deixou três pessoas mortas, um homem preso e uma criança ferida. Segundo informações da Polícia Civil, os mortos seriam suspeitos de atuar na segurança de um traficante da região. Na ação, foram apreendidos dois fuzis e pistolas.

Flamengo empata com Atlético-MG e adia conquista do Brasileirão

Flamengo empata com Atlético-MG e adia conquista do Brasileirão

novembro 25, 2025

CompartilheO Campeonato Brasileiro segue indefinido, mas o Flamengo se aproxima da conquista. Nesta terça-feira, na Arena MRV, o Rubro-Negro empatou em 1 a 1 com o Atlético-MG, em jogo válido pela 36ª rodada. Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp! O placar foi

Rio aprova projeto que proíbe instalação de hidrômetros em calçadas

Rio aprova projeto que proíbe instalação de hidrômetros em calçadas

novembro 25, 2025

CompartilheA Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, nesta terça-feira(25), um projeto de lei que impede concessionárias de água de instalarem hidrômetros em calçadas, áreas externas ou em locais não autorizados pelos proprietários, locatários ou responsáveis por imóveis residenciais e estabelecimentos públicos e privados. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias

Jovem é sequestrado e desaparece em Niterói

Jovem é sequestrado e desaparece em Niterói

novembro 25, 2025

CompartilheO jovem Eduardo Aguiar Ferreira, de 24 anos, está desaparecido desde a tarde desta segunda-feira (24), após ter sido forçado a entrar em um carro na Avenida Pilsen, esquina com a Rua 31, no Engenho do Mato, Região Oceânica de Niterói. O caso é investigado pela Delegacia Antissequestro (DAS) como possível sequestro ou cárcere privado.

Julgamento encerrado: STF conclui processo de Bolsonaro

Julgamento encerrado: STF conclui processo de Bolsonaro

novembro 25, 2025

CompartilheO Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, nesta terça-feira, que o ex-presidente Jair Bolsonaro permaneça detido na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, para o cumprimento da pena de 27 anos e 3 meses, estabelecida pela Corte no processo que tratou da tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Clique aqui para seguir

Rio: Operação Barricada Zero tem servidor baleado e sete presos

Rio: Operação Barricada Zero tem servidor baleado e sete presos

novembro 25, 2025

CompartilheO segundo dia da Operação Barricada Zero, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, foi marcado por confrontos e novas prisões. Um operador de retroescavadeira da prefeitura foi baleado na comunidade da Mangueirinha, no Corte 8, enquanto trabalhava na remoção de obstáculos instalados por criminosos. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info –

Rio: Previsão do tempo para terça-feira (25)

Rio: Previsão do tempo para terça-feira (25)

novembro 25, 2025

CompartilheA terça-feira no estado do Rio de Janeiro promete ser de tempo fechado. Um sistema de baixa pressão e a umidade vinda do oceano vão deixar o céu nublado a encoberto durante todo o dia. Há chance de pancadas de chuva isoladas, que podem vir acompanhadas de raios em todas as regiões do estado. ✅

Vereador da Baixada é preso por apoiar construção de barricadas

Vereador da Baixada é preso por apoiar construção de barricadas

novembro 25, 2025

CompartilheO vereador Ernane Aleixo (PL), de São João de Meriti, foi preso nesta terça-feira durante uma operação da Polícia Civil contra uma organização criminosa associada ao Terceiro Comando Puro (TCP), que atua na Baixada Fluminense. Segundo as investigações, o parlamentar teria participado de um esquema que envolvia apoio logístico ao grupo e negociação de nomeações

São Gonçalo realizará leilão de veículos em dezembro

São Gonçalo realizará leilão de veículos em dezembro

novembro 25, 2025

CompartilheA Secretaria de Meio Ambiente e Transportes de São Gonçalo promove, no dia 9 de dezembro, às 10h, um novo leilão de veículos apreendidos ou removidos no município. A participação é aberta ao público mediante cadastro no site oficial do leilão, onde também podem ser registrados os lances e acompanhadas as ofertas de outros participantes.

Anterior Próximos