O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou neste sábado (5), em Teresina (PI), a compra de 2.500 unidades de fomepizol, medicamento utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, geralmente associadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas.
✅Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
A aquisição foi feita por meio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com fornecimento do Japão. A previsão é que os frascos cheguem ao Brasil na próxima semana.
De acordo com Padilha, o novo medicamento reforça o protocolo de atendimento, que já conta com o uso de etanol farmacêutico. “Além do etanol farmacêutico, que já está disponível, teremos também o fomepizol como alternativa de tratamento”, afirmou o ministro, ressaltando a importância da cooperação internacional para ampliar a resposta do país.
O governo federal também anunciou a ampliação dos estoques de etanol farmacêutico. Já foram adquiridas 4.300 ampolas e outras 12 mil, produzidas pela indústria nacional, devem ser entregues na próxima semana. Há ainda negociação em curso para a compra de mais 60 mil unidades.
Segundo boletim divulgado neste sábado, foram registradas 127 notificações de intoxicação por metanol no país, sendo 11 confirmadas em laboratório. Bahia, Paraná e Mato Grosso do Sul notificaram na sexta-feira (3) seus primeiros casos em investigação. Até o momento, 12 mortes foram registradas, uma confirmada em São Paulo e outras 11 em análise.
1 comentário em “Ministério da Saúde anuncia aquisição de antídotos contra intoxicação por metanol”