Moradores do Méier sofrem com falta de água há uma semana

julho 1, 2024

Compartilhe

Residências e comércios das ruas Aquidabã e Maranhão, no Méier, Zona Norte do Rio, estão sem abastecimento de água desde o dia 24 de junho. Até a tarde desta segunda-feira (1), a situação permanecia sem solução, gerando transtornos e indignação entre os moradores.

Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp:

Publicações nas redes sociais revelam que o fornecimento foi interrompido sem aviso prévio, obrigando os residentes a buscar alternativas para realizar tarefas básicas, como tomar banho. Muitos estão recorrendo à casa de parentes e amigos para suprir suas necessidades diárias.

Alguns moradores decidiram contratar caminhões-pipa para abastecer suas residências. O taxista Sérgio Afonso, de 65 anos, foi um deles. Ele contou ao jornal O DIA que gastou R$ 450, divididos com um vizinho, para conseguir água. “A retomada do abastecimento está sendo um mistério”, afirmou Sérgio, destacando a falta de respostas das autoridades competentes.

A comunidade continua aguardando uma solução para o problema, enquanto a incerteza e os transtornos persistem, afetando a rotina e o bem-estar dos moradores do Méier.

“Moro na Rua Aquidabã, perto da Maternidade Carmela Dutra. Desde o dia 24, que a manutenção divulgada pela Águas do Rio em vários lugares da cidade terminou, a água não voltou. Virou um mistério onde está essa água. Não apareceu vazamento na rua. Quando aparece, a equipe vai lá e descobre. Quando não aparece, os caras ficam na rua procurando e não sabem. Virou uma novela. Eu moro em um condomínio com 150 unidades de casa. A gente não sabe mais o que fazer. Dentro do meu condomínio tem idoso que é aposentado e não tem condições. Está dramática a situação e tudo complicado. É difícil”, destacou.

O analista de sistema William Duarte, de 38 anos, explicou que a Águas do Rio dá um prazo de 72h para o problema ser resolvido, mas o tempo termina sem solução e um novo prazo, com o mesmo período de três dias, é prometido. Enquanto isso, ele e outros moradores do mesmo prédio contrataram um caminhão pipa para abastecer a cisterna do edifício.


“Isso já faz um pouco mais de uma semana. Eu moro em prédio onde temos uma cisterna e a água demorou um pouco para acabar, mas na rua onde moro as pessoas moram em casa, então 90% não tem cisterna, só a caixa d’água. Está um caos total. Tem gente aqui que já está há três a quatro dias sem nada. Às vezes o caminhão pipa não serve para quem não tem cisterna. É complicado. Está realmente uma confusão danada. O serviço que a Águas do Rio oferece até dá o direito de pedir um caminhão pipa com eles a preço de custo, mas isso é de dois a cinco dias úteis. Você está com falta d’água, eles te dão uma solução alternativa para não ficar sem água, mas também não adianta. Você tem que ir para uma empresa privada e não sabe a procedência da água. Tem toda essa dinâmica. Quem mora em casa aqui na rua e não tem cisterna, esse coitado está mil vezes pior. Nosso medo é terminar esse prazo que deram e nada resolver”, contou.


Moradores da região também se manifestaram sobre o assunto nas redes sociais. Em uma das publicações, um homem reclama do valor alto do produto.

“Sem água e sem solução. A Águas do Rio nos abandonou. Estamos comprando caminhão-pipa por R$ 400 para nosso uso”, reclamou.

“Isso é um absurdo! E até agora nenhuma previsão concreta de retorno. Quando isso será resolvido?”, questionou uma mulher.

Segundo moradores, as informações dadas pela empresa estão desencontradas, visto que recebem uma resposta diferente a cada ligação feita para a Águas do Rio, responsável pela distribuição.

Desde o dia 24, moradores das ruas Aquidabã e Maranhão acumulam louças e roupas sujas, não conseguem higienizar a casa e nem utilizar o banheiro se não optarem por fazer a compra de água.

Procurada, a Águas do Rio informou que está realizando, nesta segunda, a substituição de um registro na principal rede de água que abastece a localidade. A previsão é que o reparo seja concluído até o fim da noite de hoje.

“Até a normalização do abastecimento, equipes operacionais vão continuar atuando em busca de vazamentos ocultos e obstruções que estejam afetando o abastecimento de água em trechos do bairro. Vale ressaltar que na semana passada a concessionária também atuou no reparo de dois vazamentos que estavam impactando o fornecimento de água na região”, diz parte da nota.


Compartilhe
MP investiga Bruno Henrique, atacante do Flamengo, por suposta manipulação

MP investiga Bruno Henrique, atacante do Flamengo, por suposta manipulação

novembro 5, 2024

Compartilhe O atacante Bruno Henrique, do Flamengo, está sob investigação do Ministério Público, acusado de envolvimento em um esquema de manipulação de resultados. A suspeita recai sobre a partida entre Flamengo e Santos, realizada em 1º de novembro de 2023, no estádio Mané Garrincha, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo terminou com uma

Acidente com speedfly na Pedra Bonita gera debate sobre segurança de esportes radicais

Acidente com speedfly na Pedra Bonita gera debate sobre segurança de esportes radicais

novembro 4, 2024

Compartilhe Um homem morreu neste domingo (data), ao tentar realizar uma decolagem de speedfly, uma modalidade de voo radical que utiliza um paraquedas de alta velocidade, na Pedra Bonita, ponto turístico da zona sul do Rio de Janeiro. O acidente aconteceu na tentativa inicial de decolagem do piloto e gerou uma série de reações na

Governo do Rio instalará portais eletrônicos nas divisas contra tráfico

Governo do Rio instalará portais eletrônicos nas divisas contra tráfico

novembro 3, 2024

Compartilhe Em resposta ao aumento expressivo de apreensões de drogas e ao desafio contínuo do tráfico de armas, o Governo do Estado do Rio de Janeiro planeja instalar portais eletrônicos nas divisas interestaduais. A iniciativa, parte do projeto “Guardião de Divisa”, visa fortalecer a segurança e impedir a entrada de materiais ilícitos no estado, com

Rio: Polícia Civil desmantela falso escritório bancário e prende 17 suspeitos em flagrante

Rio: Polícia Civil desmantela falso escritório bancário e prende 17 suspeitos em flagrante

novembro 3, 2024

Compartilhe Em uma operação na sexta-feira, a Polícia Civil do Rio de Janeiro desarticulou um falso escritório bancário que funcionava no Centro da cidade e prendeu 17 pessoas em flagrante. A quadrilha é acusada de aplicar golpes financeiros principalmente em idosos, oferecendo empréstimos fraudulentos como isca para extrair dados e desviar dinheiro das vítimas. ✅ Clique

Baixada Fluminense lidera casos de crianças e adolescentes baleados no Grande Rio

Baixada Fluminense lidera casos de crianças e adolescentes baleados no Grande Rio

novembro 2, 2024

Compartilhe A Baixada Fluminense registrou o maior número de crianças e adolescentes atingidos por disparos de arma de fogo no Grande Rio em 2023, de acordo com levantamento do Instituto Fogo Cruzado. Dos 18 casos registrados este ano, 12 ocorreram na região, um cenário alarmante que se agravou com a morte de C. E. C.

Projeto de escola estadual de Araruama foca na qualificação de estudantes

Projeto de escola estadual de Araruama foca na qualificação de estudantes

novembro 1, 2024

Compartilhe Curso do Ciep 148 Professor Carlos Elio Vogas da Silva busca desenvolver habilidades e competências voltadas ao empreendedorismo e à inovação Uma escola empreendedora, que busca algo a mais do que é ensinado dentro da sala de aula. Vocacionado ao empreendedorismo e à inovação, o Ciep 148 Professor Carlos Elio Vogas da Silva, de

RJ: Renovação de matrícula para a rede estadual de educação começa nesta sexta-feira (01/11)

RJ: Renovação de matrícula para a rede estadual de educação começa nesta sexta-feira (01/11)

outubro 31, 2024

CompartilheA Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro abrirá nesta sexta-feira (01/11), a partir das 8h, o período de renovação de matrícula para as escolas da rede estadual de ensino. Nesta primeira etapa, a inscrição será destinada aos alunos das unidades escolares vinculadas à Seeduc-RJ que desejam permanecer no mesmo colégio, mesmo curso

Tribunal do júri condena assassinos de Marielle Franco e Anderson Gomes

Tribunal do júri condena assassinos de Marielle Franco e Anderson Gomes

outubro 31, 2024

Compartilhe O 4º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro condenou os ex-policiais Ronnie Lessa e Élcio Queiroz pelos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. O veredicto veio seis anos, sete meses e 17 dias após o crime que chocou o país e teve repercussão mundial. ✅ Clique aqui para seguir o

Niterói Sanciona Gratificação Permanente para Servidores

Niterói Sanciona Gratificação Permanente para Servidores

outubro 31, 2024

Compartilhe O prefeito de Niterói, Axel Grael, sancionou nesta quinta-feira, 31, a lei que institui a Gratificação Permanente de Transição de Regimes (GPTR), voltada para os servidores públicos estatutários municipais. Em reunião no gabinete do prefeito, a assinatura contou com a presença de autoridades, como o presidente da Câmara Municipal, Milton Cal (União Brasil), e

Rio de Janeiro registra mais de 1,2 gigawatt de potência na geração própria solar

Rio de Janeiro registra mais de 1,2 gigawatt de potência na geração própria solar

outubro 31, 2024

CompartilheO Rio de Janeiro acaba de registrar mais de 1,2 gigawatt (GW) de potência instalada na geração própria solar. De acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o estado possui mais de 132 mil conexões operacionais de energia solar em telhados e pequenos terrenos, espalhadas por 92 cidades, ou 100% dos