Uma mulher fugiu após tentar entrar no Presídio Nelson Hungria, conhecido como Bangu 7, transportando 130 celulares e mais de 20 quilos de drogas durante o horário de visita, neste domingo. A unidade fica no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio.
Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!
O material estava escondido em sacolas e foi identificado por policiais penais do Grupamento de Portaria Unificada (GPU) durante fiscalização de rotina na entrada da unidade. Após duas passagens pelo scanner, os agentes desconfiaram do conteúdo e iniciaram a verificação. A visitante conseguiu escapar antes da abordagem, informou a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).
A mulher foi identificada como Maria Carolina Primo Ferreira, e equipes da SEAP realizam buscas para localizá-la. Após o episódio, as visitas presenciais e por parlatório foram suspensas por tempo indeterminado.
Como medida preventiva, o diretor, o subdiretor e o chefe de segurança da unidade foram afastados. A Corregedoria da SEAP abriu procedimento para apurar responsabilidades administrativas e investigar possível participação de servidores na tentativa de entrada do material ilícito. A secretaria também determinou intervenção operacional no presídio.
Material apreendido:
130 celulares
17 kg de maconha
3,5 kg de cocaína
80 pedras de crack
185 g de haxixe
50 chips de telefone
Em nota, a SEAP afirmou que “mantém tolerância zero a práticas criminosas dentro das unidades prisionais e seguirá intensificando as ações de controle, fiscalização e combate ao crime organizado no sistema penitenciário do Estado. Todo o material apreendido foi encaminhado à DRACO-IE (Delegacia de Repressão ao Crime Organizado e Inquéritos Especiais)”.