Niterói: Programa NitBike ultrapassa marca de 1 milhão de viagens

junho 3, 2025

Compartilhe

O programa de compartilhamento gratuito de bicicletas NitBike, da Prefeitura de Niterói, superou a marca de 1 milhão de viagens realizadas por adultos desde sua inauguração, em julho de 2024. Além disso, as bicicletas mirins contabilizaram mais de 800 mil viagens no mesmo período.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

O sistema, gerido pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Infraestrutura e pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, conta atualmente com 600 bicicletas — sendo 568 para adultos e 32 para crianças — distribuídas em 50 estações localizadas nas áreas de maior circulação da cidade.

De acordo com a Prefeitura, a iniciativa evitou a emissão de aproximadamente 453 mil toneladas de CO₂ na atmosfera. A cidade também se destaca por possuir a ciclovia mais movimentada do Brasil, localizada no trecho sul da Avenida Marquês de Paraná, que registrou mais de 1,8 milhão de passagens de bicicletas desde janeiro de 2024, com uma média de 140 mil passagens por mês.

No Dia Mundial da Bicicleta, o prefeito Rodrigo Neves destacou o avanço da mobilidade sustentável em Niterói e o apoio de movimentos sociais e ciclo-ativistas na mudança cultural da cidade. “O sucesso do NitBike mostra que estamos no caminho certo para tornar Niterói a primeira cidade carbono neutro do Brasil até 2050”, afirmou.

Nos últimos 12 anos, Niterói ampliou sua malha cicloviária em mais de 450%, passando de cinco quilômetros, em 2013, para 86 quilômetros em 2025. Recentemente, a gestão municipal lançou o projeto de requalificação da Alameda São Boaventura, que conectará a Zona Norte ao Centro com uma ciclovia contínua de três quilômetros, além da ampliação prevista para a ciclovia da Avenida Marquês de Paraná.

Outro destaque é o sistema de monitoramento Contabike, composto por 11 totens distribuídos pelas ciclovias da cidade, que coletam dados em tempo real para subsidiar políticas públicas voltadas à mobilidade urbana.

O NitBike já possui mais de 115 mil usuários cadastrados e atualmente registra uma média de 6 mil viagens por dia. As estações estão instaladas no Centro e nos bairros de São Domingos, Ingá, Icaraí, Boa Viagem, Gragoatá, Ponta d’Areia, São Lourenço, Santana, Barreto, Engenhoca e Fonseca.

“O sistema de compartilhamento de bicicleta gratuito é uma conquista fundamental para a construção de uma cidade mais sustentável, conectada e acessível para todos. Como arquiteto e urbanista com longa trajetória na área de transporte, vejo com entusiasmo essa transformação que estamos promovendo em Niterói. No passado, era quase obrigatório ter um carro para se locomover pela cidade. Hoje, com iniciativas como o NitBike, mostramos que é possível oferecer alternativas eficientes, limpas e democráticas. Essa é uma política que democratiza o acesso às oportunidades, permitindo que mais pessoas cheguem ao trabalho, à escola, aos serviços e ao lazer com autonomia e dignidade. O programa representa mais do que mobilidade. Ele simboliza o nosso compromisso com a agenda verde global e com a qualidade de vida da população. Vamos continuar avançando nessa direção”, afirmou Renato Barandier, secretário municipal de Mobilidade e Infraestrutura.


Compartilhe
Eduardo Paes toma posse para 4º mandato à frente do Rio

Eduardo Paes toma posse para 4º mandato à frente do Rio

janeiro 2, 2025

Compartilhe Eduardo Paes (PSD) tomou posse como prefeito do Rio de Janeiro para seu quarto mandato, em cerimônia realizada na Câmara de Vereadores, na Cinelândia. Reeleito no primeiro turno com 1.861.856 votos, o equivalente a 60,47% dos votos válidos, Paes destacou que este não será apenas uma continuidade, mas sim “um novo governo”. ✅ Clique aqui

Niterói: Rodrigo Neves e Isabel Swan tomam posse com projetos ambiciosos para a cidade

Niterói: Rodrigo Neves e Isabel Swan tomam posse com projetos ambiciosos para a cidade

janeiro 2, 2025

Compartilhe Nesta quarta-feira (1º), a Câmara Municipal de Niterói teve a cerimônia de posse de Rodrigo Neves como prefeito e Isabel Swan como vice-prefeita. Além do cargo de vice, Isabel acumulará a função de Secretária do Clima, Resiliência e Defesa Civil. O evento foi marcado pela presença de autoridades, aplausos entusiasmados e discursos que apontaram

São Gonçalo: Capitão Nelson toma posse para segundo mandato

São Gonçalo: Capitão Nelson toma posse para segundo mandato

janeiro 2, 2025

CompartilheO prefeito reeleito Capitão Nelson (PL) tomou posse para seu segundo mandato em São Gonçalo na quarta-feira (1º), ao lado do vice-prefeito João Ventura. A cerimônia, que também empossou os 27 vereadores eleitos em outubro de 2024, aconteceu no Teatro Municipal de São Gonçalo e contou com discursos que destacaram os avanços do último mandato

A nova cara da Alerj: Suplentes assumem vagas de prefeitos e secretários

A nova cara da Alerj: Suplentes assumem vagas de prefeitos e secretários

janeiro 2, 2025

Compartilhe A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) iniciou o ano com mudanças significativas em sua composição. Com a posse de prefeitos e secretários eleitos em outubro, nove novos nomes assumem cadeiras no parlamento estadual, trazendo novas dinâmicas para o Largo da Carioca. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info –

Rio: Polícia Civil intensifica fiscalização de queima de fogos em 21 cidades do estado

Rio: Polícia Civil intensifica fiscalização de queima de fogos em 21 cidades do estado

dezembro 30, 2024

Compartilhe A Coordenadoria de Fiscalização de Armas e Explosivos (CFAE) da Polícia Civil está realizando um amplo trabalho de avaliação técnica e fiscalização de queimas de fogos em 21 municípios do estado do Rio de Janeiro. A ação visa garantir a segurança do público durante as comemorações da virada do ano. ✅ Clique aqui para seguir

Rio reforça proibição de vidro e cercadinhos no Réveillon em Copacabana

Rio reforça proibição de vidro e cercadinhos no Réveillon em Copacabana

dezembro 30, 2024

Compartilhe O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), afirmou nesta segunda-feira (30), durante vistoria nos preparativos do Réveillon em Copacabana, que os ambulantes flagrados com garrafas de vidro ou cercadinhos perderão suas licenças. A medida busca garantir a segurança do público durante a festa. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info –

Rio tem previsão de tempo nublado, mas sem chances de chuva na hora da virada

Rio tem previsão de tempo nublado, mas sem chances de chuva na hora da virada

dezembro 30, 2024

Compartilhe O verão carioca será marcado por tempo instável nos próximos dias, conforme aponta o Alerta Rio. A previsão meteorológica para esta segunda-feira (30/12) indica chuva a qualquer momento, com possibilidade de pancadas rápidas e isoladas durante a tarde. A influência de um canal de umidade manterá as temperaturas estáveis, com máxima prevista de 30°C.

Maricá: Ônibus da linha Castelo x Itaipuaçu é sequestrado

Maricá: Ônibus da linha Castelo x Itaipuaçu é sequestrado

dezembro 28, 2024

Compartilhe Na noite desta quinta-feira (27), por volta das 20h, um ônibus da linha Castelo x Itaipuaçu foi sequestrado e desviado para a comunidade da Maré, onde criminosos roubaram pertences pessoais dos passageiros e abandonaram o veículo. A ação violenta deixou os ocupantes em estado de pânico e reforçou a sensação de insegurança para quem

Procuradores de Saquarema são denunciados por desvio de R$ 116 mil de verba pública

Procuradores de Saquarema são denunciados por desvio de R$ 116 mil de verba pública

dezembro 28, 2024

Compartilhe O Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ) denunciou à Justiça os procuradores do Município de Saquarema Antônio Francisco Alves Neto e Claudius Valerius Malheiros Barcellos. Ambos são acusados de peculato-desvio e falsidade ideológica, crimes relacionados ao desvio de R$ 116.043,92 dos

São Gonçalo: Limpeza de Rio é intensificada para prevenir alagamentos

São Gonçalo: Limpeza de Rio é intensificada para prevenir alagamentos

dezembro 28, 2024

Compartilhe Em uma parceria entre a Prefeitura de São Gonçalo e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Programa Limpa Rio está promovendo novas ações de limpeza e desassoreamento no município. O Rio Brandoas, um dos principais cursos d’água da cidade, é o foco atual