Niterói: Programa NitBike ultrapassa marca de 1 milhão de viagens

junho 3, 2025

Compartilhe

O programa de compartilhamento gratuito de bicicletas NitBike, da Prefeitura de Niterói, superou a marca de 1 milhão de viagens realizadas por adultos desde sua inauguração, em julho de 2024. Além disso, as bicicletas mirins contabilizaram mais de 800 mil viagens no mesmo período.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

O sistema, gerido pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Infraestrutura e pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, conta atualmente com 600 bicicletas — sendo 568 para adultos e 32 para crianças — distribuídas em 50 estações localizadas nas áreas de maior circulação da cidade.

De acordo com a Prefeitura, a iniciativa evitou a emissão de aproximadamente 453 mil toneladas de CO₂ na atmosfera. A cidade também se destaca por possuir a ciclovia mais movimentada do Brasil, localizada no trecho sul da Avenida Marquês de Paraná, que registrou mais de 1,8 milhão de passagens de bicicletas desde janeiro de 2024, com uma média de 140 mil passagens por mês.

No Dia Mundial da Bicicleta, o prefeito Rodrigo Neves destacou o avanço da mobilidade sustentável em Niterói e o apoio de movimentos sociais e ciclo-ativistas na mudança cultural da cidade. “O sucesso do NitBike mostra que estamos no caminho certo para tornar Niterói a primeira cidade carbono neutro do Brasil até 2050”, afirmou.

Nos últimos 12 anos, Niterói ampliou sua malha cicloviária em mais de 450%, passando de cinco quilômetros, em 2013, para 86 quilômetros em 2025. Recentemente, a gestão municipal lançou o projeto de requalificação da Alameda São Boaventura, que conectará a Zona Norte ao Centro com uma ciclovia contínua de três quilômetros, além da ampliação prevista para a ciclovia da Avenida Marquês de Paraná.

Outro destaque é o sistema de monitoramento Contabike, composto por 11 totens distribuídos pelas ciclovias da cidade, que coletam dados em tempo real para subsidiar políticas públicas voltadas à mobilidade urbana.

O NitBike já possui mais de 115 mil usuários cadastrados e atualmente registra uma média de 6 mil viagens por dia. As estações estão instaladas no Centro e nos bairros de São Domingos, Ingá, Icaraí, Boa Viagem, Gragoatá, Ponta d’Areia, São Lourenço, Santana, Barreto, Engenhoca e Fonseca.

“O sistema de compartilhamento de bicicleta gratuito é uma conquista fundamental para a construção de uma cidade mais sustentável, conectada e acessível para todos. Como arquiteto e urbanista com longa trajetória na área de transporte, vejo com entusiasmo essa transformação que estamos promovendo em Niterói. No passado, era quase obrigatório ter um carro para se locomover pela cidade. Hoje, com iniciativas como o NitBike, mostramos que é possível oferecer alternativas eficientes, limpas e democráticas. Essa é uma política que democratiza o acesso às oportunidades, permitindo que mais pessoas cheguem ao trabalho, à escola, aos serviços e ao lazer com autonomia e dignidade. O programa representa mais do que mobilidade. Ele simboliza o nosso compromisso com a agenda verde global e com a qualidade de vida da população. Vamos continuar avançando nessa direção”, afirmou Renato Barandier, secretário municipal de Mobilidade e Infraestrutura.


Compartilhe
Rio: Acidente entre moto e ônibus no Túnel Marcela Alencar provoca interdição e desvio no trânsito no Centro

Rio: Acidente entre moto e ônibus no Túnel Marcela Alencar provoca interdição e desvio no trânsito no Centro

outubro 16, 2024

Compartilhe Um acidente envolvendo uma motocicleta e um ônibus na manhã desta quarta-feira (16) causou a interdição da Via Expressa do Porto, nas proximidades da Rodoviária Novo Rio, no Centro do Rio de Janeiro. A colisão ocorreu no Túnel Marcela Alencar, no sentido Aterro do Flamengo, e o desvio de tráfego está sendo feito pela

Rio: Homem é condenado a mais de 17 anos de prisão por tortura e tentativa de feminicídio

Rio: Homem é condenado a mais de 17 anos de prisão por tortura e tentativa de feminicídio

outubro 16, 2024

Compartilhe Fred Henrique Lima Moreira foi condenado a 17 anos e nove meses de prisão por tentativa de feminicídio e tortura contra a jornalista Ana Luiza Dias. A decisão foi anunciada na noite de terça-feira (15) pela Justiça do Rio de Janeiro, após um julgamento que se estendeu por mais de nove horas. O caso,

Avenida Amaral Peixoto, em Niterói, passará por obras de revitalização; licitação ocorre em novembro

Avenida Amaral Peixoto, em Niterói, passará por obras de revitalização; licitação ocorre em novembro

outubro 16, 2024

Compartilhe A Prefeitura de Niterói anunciou a revitalização da Avenida Ernani do Amaral Peixoto, no Centro, e das ruas adjacentes, com o lançamento do edital de licitação para as obras de reurbanização e drenagem. A licitação, que ocorrerá no Modo de Disputa Fechado, está marcada para o dia 7 de novembro e tem como objetivo

São Gonçalo: Guarda Municipal prende dois homens em flagrante por furto de cabos telefônicos

São Gonçalo: Guarda Municipal prende dois homens em flagrante por furto de cabos telefônicos

outubro 16, 2024

Compartilhe Dois homens foram presos em flagrante na madrugada de terça-feira (15) por agentes da Guarda Municipal de São Gonçalo, após furtarem cabos telefônicos no Centro da cidade. A ação foi monitorada em tempo real pelas câmeras da Central de Segurança de São Gonçalo (CSSG), que alertaram as equipes de patrulhamento. ✅ Clique aqui para seguir

Maricá: Homem é preso acusado por abusar de prima de 11 anos

Maricá: Homem é preso acusado por abusar de prima de 11 anos

outubro 16, 2024

Compartilhe Em uma ação conjunta, policiais civis da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) de Niterói prenderam, na terça-feira (15), um homem de 51 anos, acusado de estuprar a própria prima de 11 anos. A prisão ocorreu em Maricá. ✅ Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no

Rio: Contran anuncia novas regras para pedágio eletrônico no sistema ‘Free Flow’

Rio: Contran anuncia novas regras para pedágio eletrônico no sistema ‘Free Flow’

outubro 15, 2024

Compartilhe O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (14), a Resolução nº 1013/2024, que traz mudanças importantes para o sistema de pedágio eletrônico em rodovias, conhecido como “free flow”. As novas regras visam aprimorar o funcionamento do modelo, que permite a cobrança sem a necessidade de barreiras físicas, garantindo mais comodidade aos motoristas.

Niterói: Rodrigo Neves lidera segundo turno com 62%, aponta pesquisa do Instituto Gerp

Niterói: Rodrigo Neves lidera segundo turno com 62%, aponta pesquisa do Instituto Gerp

outubro 15, 2024

Compartilhe Rodrigo Neves (PDT) aparece à frente nas intenções de voto para o segundo turno das eleições municipais em Niterói, de acordo com pesquisa divulgada nesta segunda-feira (14) pelo Instituto Gerp. O levantamento mostra que Neves tem 62% dos votos válidos, enquanto seu adversário, Carlos Jordy (PL), registra 38%. ✅ Clique aqui para seguir o canal

Maricá realiza ‘dia do cabelo maluco’ para idosas do programa terceira idade

Maricá realiza ‘dia do cabelo maluco’ para idosas do programa terceira idade

outubro 15, 2024

Compartilhe A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, promoveu nesta segunda-feira (14) uma atividade diferente e cheia de alegria na Casa do Idoso, localizada no Centro da cidade. O evento, intitulado “Dia do Cabelo Maluco”, reuniu idosas do programa Terceira Idade, que desfilaram com penteados inusitados, celebrando a criatividade

PGR solicita ao STF arquivamento de inquérito contra Quaquá por briga na câmara

PGR solicita ao STF arquivamento de inquérito contra Quaquá por briga na câmara

outubro 15, 2024

Compartilhe A Procuradoria-Geral da República (PGR) protocolou, nesta segunda-feira (14), um pedido de arquivamento do inquérito contra o deputado federal e prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá (PT-RJ). O parlamentar era investigado por ter agredido fisicamente o colega Messias Donato (Republicanos-ES) durante uma discussão no plenário da Câmara dos Deputados. ✅ Clique aqui para seguir o

Niterói registra aumento de 116% nos furtos de hidrômetros

Niterói registra aumento de 116% nos furtos de hidrômetros

outubro 14, 2024

Compartilhe A cidade de Niterói enfrenta uma crescente onda de furtos de hidrômetros. De janeiro a setembro deste ano, a concessionária Águas de Niterói contabilizou mais de 700 equipamentos roubados, em comparação com cerca de 320 no mesmo período de 2023, o que representa um aumento de 116%. Os bairros mais afetados foram Santa Rosa,