Niterói: Programa NitBike ultrapassa marca de 1 milhão de viagens

junho 3, 2025

Compartilhe

O programa de compartilhamento gratuito de bicicletas NitBike, da Prefeitura de Niterói, superou a marca de 1 milhão de viagens realizadas por adultos desde sua inauguração, em julho de 2024. Além disso, as bicicletas mirins contabilizaram mais de 800 mil viagens no mesmo período.

 Clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” e receber as notícias no seu WhatsApp!

O sistema, gerido pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Infraestrutura e pela Coordenadoria Niterói de Bicicleta, conta atualmente com 600 bicicletas — sendo 568 para adultos e 32 para crianças — distribuídas em 50 estações localizadas nas áreas de maior circulação da cidade.

De acordo com a Prefeitura, a iniciativa evitou a emissão de aproximadamente 453 mil toneladas de CO₂ na atmosfera. A cidade também se destaca por possuir a ciclovia mais movimentada do Brasil, localizada no trecho sul da Avenida Marquês de Paraná, que registrou mais de 1,8 milhão de passagens de bicicletas desde janeiro de 2024, com uma média de 140 mil passagens por mês.

No Dia Mundial da Bicicleta, o prefeito Rodrigo Neves destacou o avanço da mobilidade sustentável em Niterói e o apoio de movimentos sociais e ciclo-ativistas na mudança cultural da cidade. “O sucesso do NitBike mostra que estamos no caminho certo para tornar Niterói a primeira cidade carbono neutro do Brasil até 2050”, afirmou.

Nos últimos 12 anos, Niterói ampliou sua malha cicloviária em mais de 450%, passando de cinco quilômetros, em 2013, para 86 quilômetros em 2025. Recentemente, a gestão municipal lançou o projeto de requalificação da Alameda São Boaventura, que conectará a Zona Norte ao Centro com uma ciclovia contínua de três quilômetros, além da ampliação prevista para a ciclovia da Avenida Marquês de Paraná.

Outro destaque é o sistema de monitoramento Contabike, composto por 11 totens distribuídos pelas ciclovias da cidade, que coletam dados em tempo real para subsidiar políticas públicas voltadas à mobilidade urbana.

O NitBike já possui mais de 115 mil usuários cadastrados e atualmente registra uma média de 6 mil viagens por dia. As estações estão instaladas no Centro e nos bairros de São Domingos, Ingá, Icaraí, Boa Viagem, Gragoatá, Ponta d’Areia, São Lourenço, Santana, Barreto, Engenhoca e Fonseca.

“O sistema de compartilhamento de bicicleta gratuito é uma conquista fundamental para a construção de uma cidade mais sustentável, conectada e acessível para todos. Como arquiteto e urbanista com longa trajetória na área de transporte, vejo com entusiasmo essa transformação que estamos promovendo em Niterói. No passado, era quase obrigatório ter um carro para se locomover pela cidade. Hoje, com iniciativas como o NitBike, mostramos que é possível oferecer alternativas eficientes, limpas e democráticas. Essa é uma política que democratiza o acesso às oportunidades, permitindo que mais pessoas cheguem ao trabalho, à escola, aos serviços e ao lazer com autonomia e dignidade. O programa representa mais do que mobilidade. Ele simboliza o nosso compromisso com a agenda verde global e com a qualidade de vida da população. Vamos continuar avançando nessa direção”, afirmou Renato Barandier, secretário municipal de Mobilidade e Infraestrutura.


Compartilhe
Maricá firma parceria com a UFF para criação de campus universitário

Maricá firma parceria com a UFF para criação de campus universitário

agosto 22, 2024

Compartilhe O município de Maricá está um passo mais próximo de ter seu próprio campus universitário. Na tarde desta quinta-feira, o prefeito Fabiano Horta anunciou em suas redes sociais a assinatura de um termo de cooperação com a Universidade Federal Fluminense (UFF). O acordo visa a criação de um campus da instituição na cidade, ampliando

Manifestantes bloqueiam parte da Avenida Marechal Rondon na Zona Norte do Rio

Manifestantes bloqueiam parte da Avenida Marechal Rondon na Zona Norte do Rio

agosto 22, 2024

Compartilhe Um grupo de manifestantes fechou, na tarde desta quinta-feira, parte da Avenida Marechal Rondon, nas proximidades do Viaduto Noel Rosa, sentido Centro, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A manifestação ocorreu em um dos acessos ao Morro do São João, no bairro Engenho Novo. clique aqui para seguir o canal “RJ Info –

Búfalo mineiro que desfilou na orla de Copacabana faz sucesso em Nova Iguaçu e se assusta com o mar

Búfalo mineiro que desfilou na orla de Copacabana faz sucesso em Nova Iguaçu e se assusta com o mar

agosto 22, 2024

Compartilhe Um visitante inusitado chamou a atenção em Copacabana nesta semana: Diferentão, um búfalo vindo de Minas Gerais, foi flagrado passeando pela orla na última terça-feira (20). Nesta quinta-feira (22), o animal continuou sua jornada, desta vez pelo Calçadão de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde rapidamente se tornou a principal atração. clique aqui para

São Gonçalo: Chefe do tráfico do Jardim Catarina é preso em mansão de luxo em Búzios

São Gonçalo: Chefe do tráfico do Jardim Catarina é preso em mansão de luxo em Búzios

agosto 22, 2024

Compartilhe Um dos principais nomes do tráfico de drogas em São Gonçalo, Paulo Gabriel Malafaia da Silva, conhecido como “GB do Catarina”, foi preso pela Polícia Civil em uma operação na última quarta-feira (21). clique aqui para seguir o canal “RJ Info – Noticias do Rio” no WhatsApp: O suspeito foi encontrado em um luxuoso

PM prende homem com rádio na frequência do 22º BPM durante operação no Complexo da Maré

PM prende homem com rádio na frequência do 22º BPM durante operação no Complexo da Maré

agosto 21, 2024

Compartilhe A Polícia Militar descobriu que membros do Comando Vermelho (CV) estavam monitorando a frequência de rádio do 22º BPM (Maré) para se deslocar do Complexo do Alemão para o Complexo da Maré. A descoberta ocorreu durante uma operação em Ramos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, quando agentes suspeitaram de um grupo de

RJ: Casa onde viveu Vinicius de Moraes é colocada à venda por R$ 3,9 milhões

RJ: Casa onde viveu Vinicius de Moraes é colocada à venda por R$ 3,9 milhões

agosto 21, 2024

Compartilhe A casa na Gávea onde o poeta e compositor Vinicius de Moraes passou parte de sua juventude está à venda. O imóvel, localizado na Rua das Acácias, na Zona Sul do Rio de Janeiro, foi anunciado por R$ 3,9 milhões. Construída em 1930, a residência carrega uma rica história, ligada à vida do renomado

Saquarema: Paulo Melo volta à política como candidato a prefeito após ficar anos preso

Saquarema: Paulo Melo volta à política como candidato a prefeito após ficar anos preso

agosto 20, 2024

CompartilheApós ter ficado preso por anos, o ex-deputado estadual, que já presidiu a Alerj, Paulo Melo (MDB), voltou à política, dessa vez buscando a prefeitura de Saquarema, município em que mantém sua base eleitoral. Ele vai disputar em um cenário diferente, onde há uma alta aprovação da administração atual, que tenta emplacar a candidata Lucimar

Governo do RJ pede transferência de líderes do Comando Vermelho para presídios federais

Governo do RJ pede transferência de líderes do Comando Vermelho para presídios federais

agosto 20, 2024

Compartilhe Secretaria da Segurança Pública do Rio de Janeiro anunciou que solicitará à Justiça a transferência dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho (CV) para presídios federais. A medida, segundo o governo estadual, visa dificultar o contato entre os líderes da organização e seus subordinados, enfraquecendo assim o comando da facção dentro do sistema prisional.

RJ: Fotógrafo captura superlua azul “pousando” no Cristo Redentor

RJ: Fotógrafo captura superlua azul “pousando” no Cristo Redentor

agosto 20, 2024

Compartilhe O fotógrafo carioca Bruno Dulcetti fez novamente um registro impressionante da lua cheia. Desta vez, ele conseguiu capturar a imagem de uma superlua azul parecendo “pousar” nos braços do Cristo Redentor, em uma foto tirada na manhã desta terça-feira (20), da Urca, na Zona Sul do Rio. clique aqui para seguir o canal “RJ

Força-tarefa fecha seis ferros-velhos irregulares em São Gonçalo

Força-tarefa fecha seis ferros-velhos irregulares em São Gonçalo

agosto 20, 2024

Compartilhe Seis ferros-velhos que operavam sem licença foram interditados nesta segunda-feira (19) em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, durante uma operação conjunta liderada pelo Detran.RJ. A ação, que contou com a participação de policiais civis e militares, ocorreu nas proximidades da Rua Capitão Juvenal Figueiredo, no bairro Alcântara. clique aqui para